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AULA 1 A Comunicação e a sua importância no mundo em que vivemos Objetivos: Compreender o que é a comunicação e a sua importância nas relações pessoais.

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1 AULA 1 A Comunicação e a sua importância no mundo em que vivemos Objetivos: Compreender o que é a comunicação e a sua importância nas relações pessoais. Perceber como a forma de comunicação pode gerar ganhos e promover a construção de sua imagem. Reconhecer suas habilidades e pontos de desenvolvimento para uma comunicação eficaz. Conhecer e intervir no processo de comunicação contido em nosso ambiente social, virtual e real. Vivenciar situações para garantir uma comunicação eficaz. Comunicação Oral

2 AULA 1 A Comunicação e a sua importância no mundo em que vivemos Conteúdos: A comunicação como o principal meio de se relacionar com as pessoas e com o mundo. As diferentes formas de comunicar-se e como obter ganhos por meio de uma comunicação diferenciada. A comunicação nos dias atuais, fatores e comportamentos para ter uma comunicação eficaz. O processo de comunicação na linguagem verbal e não-verbal a favor do autoconhecimento e das relações humanas. Comunicação Oral

3 Comunique-se, dê seu recado e conquiste o seu espaço! Curso de Comunição Oral

4 Comunicação Oral Figura 1 - Justin Bieber PARTE 1 - O QUE É COMUNICAÇÃO Quem não se comunica, se trumbica! Quem é o autor dessa frase? Figura 2 - ChacrinhaFigura 3 - Michel Teló

5 Comunicação Oral PARTE 2 - FORMAS DIFERENTES DE COMUNICAÇÃO Línguagem verbal e não-verbal Símbolos / Gestos / Olhares

6 Comunicação Oral PARTE 3 - A COMUNICAÇÃO E O RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS Transmitem sentimentos, emoções e experiências. Permitem adquirir e ampliar outros conhecimentos. Ampliam a nossa rede de relacionamentos. Permitem alcançar nossos propósitos.

7 Comunicação Oral PARTE 4 - GANHOS DE UMA COMUNICAÇÃO DIFERENCIADA Com a construção positiva da imagem: Destaca-se Vende-se melhor (escola, amigos e oportunidades de trabalho) Convence-se Figura 1Figura 2 Figura 3

8 Comunicação Oral PARTE 5 - COMO A COMUNICAÇÃO É USADA NOS DIAS DE HOJE Internet Redes Sociais Virtuais Relacionamentos Saberes Pesquisas Rapidez Superficial? O que escolher? Pode limitar? Sem aprofundamento?

9 Comunicação Oral PARTE 6 - FATORES E COMPORTAMENTOS PARA A COMUNICAÇÃO EFICAZ Objetividade Interesse Vocabulário adequado Leitura Observação Compartilhar ideias TREINAR

10 AULA 2 A Comunicação verbal e não-verbal Objetivos: Conhecer as vantagens na utilização adequada da fala visual (oral e escrita) no processo de comunicação. Educar o olhar para perceber a importância da expressão corporal no intercâmbio de ideias, sentimentos e informações com outras pessoas. Reconhecer a importância da postura no ambiente em que se encontra para a construção da cidadania. Vivenciar por meio de exercícios práticos a dimensão da linguagem não-verbal para compreender-se e compreender o outro. Comunicação Oral

11 AULA 2 A Comunicação verbal e não-verbal Conteúdos: A fala visual (oral e escrita), suas vantagens e formas de utilização. A linguagem não-verbal associada à fala no processo de comunicação de conduta (escola, família, comunidade, trabalho, etc.). Reconhecer seu espaço e respeitar o espaço do outro e o quanto isso interfere ou ajuda nas relações sociais. Formas de percepção (auditiva, visual e cinestésica) para auxiliar no processo de aprendizagem pessoal e na comunicação. Comunicação Oral

12 Comunicação: Promove a nossa imagem em nosso meio social. Constrói relacionamentos pessoais e profissionais. Está presente na internet para ampliar relacionamentos e conhecimentos quando usada adequadamente. É facilitada quando temos objetividade, vocabulário adequado e treinamos constantemente. Permite o entendimento entre as pessoas.

13 Comunicação Oral PARTE 1 - COMUNICAÇÃO VERBAL: A PALAVRA ESCRITA E FALADA ESCRITA: livros, s, conversas no MSN, jornais e etc. ORAL: fala, conversas ao telefone, conversas pessoais, música, rádio e etc.

14 Comunicação Oral PARTE 2 - COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL: O CORPO É UMA MENSAGEM Atividade voluntária e involuntária. Permite e favorece a expressão de intenções e de estados afetivos. Corresponde a 65% da comunicação social. Gestos: maneira de proceder; agir; revelar atitude. Exemplo: acenar.

15 Comunicação Oral PARTE 3 - COMUNICAÇÃO DE CONDUTA: INTERCÂMBIO SOCIAL Intercâmbio com o outro. Obter informações, ideias, compartilhar sentimentos. Tribos urbanas: redes de amigos com interesses comuns. Padrões: procedimentos e atitudes aceitas e validadas pela sociedade.

16 Comunicação Oral PARTE 4 – POSTURA E ESPAÇO SOCIAL NA COMUNICAÇÃO Postura: comportamento físico que demonstra nossas intenções. Respeito ao espaço físico do outro. Panelinhas: pequenos grupos que não permitem opiniões ou valores diferentes.

17 Comunicação Oral PARTE 5 – ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA COMUNICAÇÃO Visual: obtém e retém informações com a visão. Auditivo: absorve melhor os conteúdos a partir da escuta. Cinestésico: aproveita-se de recursos visuais, auditivos e do movimento para guardar informações. Temos os 3 estilos, sendo que um deles pode sobressair.

18 AULA 3 Ruídos na comunicação Objetivos: Compreender o que se entende por ruído da comunicação e como agir para promover a comunicação eficaz. Reconhecer suas capacidades e estimular suas habilidades para identificar os ruídos e prejuízos causados pelas falhas na comunicação. Conhecer e intervir no processo de comunicação. Vivenciar situações para garantir uma comunicação eficaz. Comunicação Oral

19 AULA 3 Ruídos na comunicação Conteúdos: Compreender o processo de comunicação e como intervir para que o mesmo seja eficaz. Estimular o desenvolvimento de habilidades que evitem as falhas na comunicação. Ampliar a consciência dos ruídos durante o processo de comunicação e como aumentar sua capacidade de se perceber como agente responsável pela comunicação eficaz. Experimentar por meio de atividades e simulações as percepções e ações preventivas o entendimento e promover a comunicação. Comunicação Oral

20 AULA 3 - RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO O que são ruídos na comunicação? Quais são os ruídos? Principais falhas do processo de comunicação. Dicas para uma comunicação eficaz.

21 Comunicação Oral Falando em ruído no processo de comunicação... Os ruídos impedem o desenvolvimento de uma comunicação efetiva, por falta, falhas e até mesmo excesso de informação.

22 Comunicação Oral Falando em ruído no processo de comunicação... Causas dos ruídos na comunicação: Ambiente – barulho ou distrações. Distração do receptor – falar com quem não está disposto a ouvir. Linguagem inadequada – falar termos desconhecidos. Exposição descuidada – falar do que não interessa.

23 Comunicação Oral Por que a comunicação falha? Parece que estou falando grego? Porque nós não... Conhecemos o outro Observamos o outro Ouvimos pensamentos diferentes dos nossos Respeitamos valores diferentes

24 Comunicação Oral Impactos da comunicação falha... Resultados: Relações estremecidas Tarefas mal ou não executadas Comentário mal interpretado Fofoca

25 Comunicação Oral Comunicação eficaz é essencial! Dicas: Observar as pessoas. Falar pausadamente. Pronunciar as palavras corretamente. Esclarecer suas dúvidas. Ser objetivo. Ouvir atentamente as pessoas. Observar os ruídos no ambiente e perceber se é possível se comunicar. Interagir com as pessoas, mas não atropelar ninguém. Expor sua opinião, com respeito aos demais e sem ofender ninguém. Buscar o sim; acreditar em sua capacidade de se comunicar. Não perca tempo: comunique-se!

26 AULA 4 A arte de saber ouvir Objetivos: Estimular os alunos a compreender a importância da escuta ativa. Compreender a diferença entre ouvir e escutar e como isso poderá contribuir no processo de comunicação. Aprimorar o entendimento e identificação a respeito do canal de comunicação predominante e sua aplicabilidade no meio social. Despertar nos alunos a necessidade de exercitar a arte de saber ouvir para ter uma comunicação eficaz. Comunicação Oral

27 AULA 4 A arte de saber ouvir Conteúdos: A capacidade de ouvir para o processo de comunicação eficaz. Canal de comunicação predominante e reconhecimento no outro com o objetivo de aprimorar a comunicação. Saber ouvir e identificar a mensagem do outro para chegar à escuta empática. A habilidade de saber ouvir por meio de atividades, simulações e dicas. Comunicação Oral

28 RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO Ruído: falha, prejuízo na comunicação. Vários tipos: ambiente, linguagem inadequada,falta de atenção. Causam conflitos pessoais, perda de tempo, dificuldades no entendimento da mensagem. São superados: - quando falamos e somos entendidos. - quando conseguimos controlar as causas.

29 Comunicação Oral AULA 4 - A ARTE DE SABER OUVIR VOCÊ OUVE OU ESCUTA?

30 Comunicação Oral Ouvir x Escutar Ouvir é algo mais superficial, não exige atenção. Escutar é algo ativo: quando escutamos precisamos da atenção para entender, reter e compreender a informação. Quem escuta ouve, mas quem ouve não escuta, necessariamente.

31 Comunicação Oral Você sabe ouvir? Ignorar Fingir Seletivamente Atenciosamente Empaticamente

32 Comunicação Oral TESTE DO CANAL PREDOMINANTE Eu vejo o que você quer dizer... Escute essa... Isso tem sabor de vitória

33 Comunicação Oral Empatia... Escutar Aceitar Observar É a capacidade de se colocar no lugar no outro.

34 Comunicação Oral ATITUDES IMPORTANTES Ouvir é superficial, escutar exige atenção. Quando escutamos participamos da conversa, registramos, entendemos e aprendemos. Saber escutar é essencial para ser um bom comunicador. Quem sabe escutar evolui para a escuta empática. Desenvolva todos os canais de comunicação. A empatia gera um clima de confiança entre você e as pessoas.

35 AULA 5 A assertividade na comunicação Objetivos: Habilitar os alunos a identificarem o impacto da assertividade no processo de comunicação. Desenvolver e ampliar comportamentos assertivos. Estimular a compreensão dos diferentes estilos de comportamentos e as consequências destes no processo de comunicação. Comunicação Oral

36 AULA 5 A assertividade na comunicação Conteúdos: Compreender o que é assertividade e os diferentes estilos de comportamento. Identificar sua autoimagem e reconhecer o seu estilo de comportamento. Perceber que é possível dizer não sem ser agressivo. Desenvolver um plano para o seu desenvolvimento pessoal e acompanhar o seu próprio desempenho. Comunicação Oral

37 ARTE DE SABER OUVIR Ouvir: falta de atenção, registro de ruídos externos, fisiológico. Escutar: atenção, foco, direção para o assunto de interesse. Treinar observação: perceber no outro interesse (faz perguntas), atitudes não-verbais. Utilize 3 canais: visual (ver), auditivo (escutar) e cinestésico (sentir). Empatia: colocar-se no lugar do outro.

38 Comunicação Oral PARTE 1 – O QUE É ASSERTIVIDADE E QUAL A SUA INFLUÊNCIA NA COMUNICAÇÃO Assertivo: expressa convicções e defende seus direitos sem desrespeitar o outro. Comportamento assertivos:

39 Comunicação Oral PARTE 2 – ESTILOS DE COMPORTAMENTO AGRESSIVO: Objetivo de dominar pela imposição de ideias. Tem dificuldade para aceitar opiniões diferentes da sua. Não é empático. Às vezes grita para ganhar uma discussão. Critica em demasia. SUBMISSO: Objetivo de ocultar-se para não expor suas ideias. Tem dificuldades para manifestar-se. Não reconhece valor em sua opinião. Inseguro.

40 Comunicação Oral PARTE 2 – ESTILOS DE COMPORTAMENTO ASSERTIVO: Bom ouvinte e comunicador. Postura positiva. Aceita negativas e opiniões diferentes. Sabe relacionar-se e fazer amizades. Justo consigo mesmo e com os outro. SINAIS CARACTERÍSTICOS: A fala é firme e segura. Muda de opinião quando não tem razão. Não julga as pessoas.

41 Comunicação Oral PARTE 3 – A DOSE CERTA DA ASSERTIVIDADE Habilidade decisiva na comunicação eficaz. Coerência entre como falar e o que falar.

42 Comunicação Oral PARTE 4 – SAIBA DIZER NÃO A recusa precisa ter fundamento. Esclareça os motivos. Tenha educação e tranquilidade. Seja simples e direto (evite rodeios). Tenha transparência, o que move nossas ações. Você sabe escutar uma resposta negativa? Coloque-se no lugar do outro. Use a empatia!

43 Comunicação Oral PARTE 5 – PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL O futuro é hoje!

44 AULA 6 A comunicação e o marketing pessoal Objetivos: Conhecer o que é o marketing pessoal suas ferramentas, ganhos e implicações no processo de comunicação. Perceber a importância da apresentação pessoal na comunicação junto à comunidade e o âmbito profissional. Identificar maneiras para vencer a timidez, o medo e a insegurança em sua comunicação pessoal. Vivenciar por meio de atividades a importância da mudança no processo de crescimento pessoal. Comunicação Oral

45 AULA 6 A comunicação e o marketing pessoal Conteúdos: O que é marketing e marketing pessoal. Ganhos ao cuidar da imagem pessoal. Regras indispensáveis para a construção da boa imagem perante a escola, família, amigos e trabalho. Promover a mudança para o crescimento humano. Comunicação Oral

46 A ASSERTIVIDADE NA COMUNICAÇÃO Assertivo: afirma com muita segurança o que diz. Assertividade: habilidade social de se expor de forma firme, educada e respeitosa. É preciso ter: autoestima, determinação, empatia, adaptabilidade, autocontrole, tolerância e sociabilidade. Três estilos de comportamento: agressivo, submisso e assertivo. Quando disser não sempre explique o motivo com bom argumentos e tranquilidade.

47 PARTE 1 – O MARKETING PESSOAL COMO FERRAMENTA DA COMUNICAÇÃO Market: mercado Marketing: técnicas para tornar um produto conhecido, apreciado e comprável. Comunicação Oral Marketing pessoal: conjunto de atitudes e comportamentos que apresentam as qualidades de uma pessoa perante as outras.

48 PARTE 2 – GANHOS NA UTILIZAÇÃO DO MARKETING PESSOAL Boas atitudes ajudam a construir a nossa imagem positiva perante as outras. Perceber oportunidades no dia-a-dia: atividades escolares, tarefas em casa, trabalhos sociais em comunidades. Ganhos: a) Crescimento emocional e profissional nas relações sociais. b) Melhora no relacionamento com parentes e professores. c) Sucesso (realização pessoal). Comunicação Oral

49 PARTE 3 – COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL: SINÔNIMO DE CREDIBILIDADE As ações apresentam as nossas qualidades. O discurso precisa ser coerente com a sua forma de agir. Praticar o marketing pessoal espontaneamente. A aparência ajuda a construir sua imagem pessoal. Oportunidades de trabalho: procure causar uma primeira boa impressão. Comunicação Oral

50 PARTE 4 – OPORTUNIDADES DE MELHORIA: IDENTIFICAR E SUPERAR Medo: sensação que provoca um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa. Como vencê-lo? Enfrentar a situação Acreditar em suas condições Afirmar. Se errar, eu acerto da próxima vez Eu posso (atitude positiva) Comunicação Oral

51 PARTE 5 – PREPARANDO-SE PARA VÔOS MAIORES Estamos em permanente mudança! Comunicação Oral

52 AULA 7 A atitude e a percepção na comunicação Objetivos: Compreender que nosso olhar em relação ao outro muitas vezes não é construído pelo que as pessoas são, mas pelo que elas significam. Conhecer o conceito de paradigma, sua aplicação na comunicação e quanto pode interferir ou auxiliar o crescimento humano. Identificar comportamentos de inferência que conduzem a percepções inadequadas e equívocadas na comunicação. Vivenciar por meio de atividades o processo de observação seletiva durante a comunicação. Comunicação Oral

53 AULA 7 A atitude e a percepção na comunicação Conteúdos: O que é comportamento percebido no outro por meio de nossa visão. Todo o comportamento é comunicação. O que é paradigma e como se aplica a nossa vida. Escada de inferência: definição e consequências na comunicação. Comunicação Oral

54 COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL Marketing pessoal: conjunto de atitudes e comportamentos que apresentam as qualidades de uma pessoa perante as outras. Boas atitudes ajudam a construir a nossa imagem positiva perante o outro. A aparência ajuda a construir sua imagem pessoal. Medo é algo normal. Mais forte deve ser a nossa vontade de lutar por aquilo que vale a pena. Estamos em permanente mudança!

55 PARTE 1 – MINHA PERCEPÇÃO: CORRETA OU EQUIVOCADA? Comunicação Oral O ser humano não consegue captar e reter tudo o que está à sua volta. Muitas vezes julgamos as pessoas por nossos filtros pessoais. Vencer esses obstáculos com assertividade e clareza de intenções.

56 PARTE 2 – TODO COMPORTAMENTO É COMUNICAÇÃO Comunicação Oral O comportamento sempre comunica algo às pessoas envolvidas, mesmo que aparentemente nada esteja comunicando.

57 Comunicação Oral PARTE 3 – PARADIGMA: CONCEITO E APLICAÇÃO Modelo, representação de um padrão a ser seguido Figura 1Figura 3

58 Comunicação Oral PARTE 4 – A ESCADA DA INFERÊNCIA Inferir: concluir, deduzir, supor a partir de referências pessoais.

59 Comunicação Oral PARTE 5 – AVALIAÇÃO FINAL Confie em você! Desejo bons resultados! Seu monitor.

60 AULA 8 Oratória Objetivos: Identificar o potencial comunicativo para a atividade de falar em público. Compreender a importância e ganhos com a maneira de expressar-se corretamente no ambiente escolar, social e profissional. Vivenciar por meio de exercícios algumas técnicas que auxiliam no desenvolvimento do falar em público. Conhecer a importância da voz na comunicação. Comunicação Oral

61 AULA 8 Oratória Conteúdos: O que é falar em público, importância e ganhos no processo de comunicação. O que provoca o nervosismo diante de outras pessoas e técnicas para obter mais confiança. Importância da voz para o convencimento do que é dito ao outro. Exercícios práticos para melhorar postura, voz e apresentação pessoal em trabalhos escolares e outras atividades que exijam exposição pessoal. Comunicação Oral

62 A ATITUDE E A PERCEPÇÃO NA COMUNICAÇÃO Muitas vezes julgamos as pessoas por nossos filtros pessoais. Paradigma: modelo, representação de um padrão a ser seguido. Inferir: concluir, deduzir, supor a partir de referências pessoais. O comportamento sempre comunica algo as pessoas envolvidas, mesmo que aparentemente nada esteja comunicando.

63 Comunicação Oral PARTE 1 – FALAR EM PÚBLICO Permite que nosso jeito de ser apareça claramente. facilita nossa interação, influência e convencimento em relação àqueles que nos escutam. Exige treino.

64 Comunicação Oral PARTE 2 – A VOZ NOS APRESENTA AO MUNDO É parte da identidade pessoal. É a forma de comunicação mais imediata e eficaz. Transmitimos sentimentos e emoções.

65 Comunicação Oral PARTE 3 – A COMUNICAÇÃO ORAL Introdução: o que não devo dizer e o que eu devo dizer. Desenvolvimento: tranquilidade, boa articulação das palavras, gestos das mãos, bom volume da voz e entonação com colorido, não fixar o olhar num ouvinte e controlar o tempo. Conclusão: retomar a ideia principal e encerrar. Finalização: em tom gentil agradeça a atenção de todos.

66 Comunicação Oral Caminhe rápido enquanto puder. Caminhe lentamente quando for preciso. Mas, seja o que for, continue andando e você conseguirá alcançar seus objetivos...

67 Comunicação Oral PARTE 4 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO Precisamos saber a sua opinião a respeito do nosso curso.

68 AULA 9 Oratória Objetivos: Identificar o potencial comunicativo para a atividade de falar em público. Reconhecer a importância da voz na comunicação. Aplicar ações para melhoria na comunicação em trabalhos escolares. Vivenciar, por meio da apresentação do seminário as técnicas que auxiliam no desenvolvimento do falar em público. Comunicação Oral

69 AULA 9 Oratória Conteúdos: O que é falar em público, importância e ganhos no processo de comunicação. O que provoca o nervosismo diante de outras pessoas e técnicas para obter mais confiança. Importância da voz para o convencimento do que é dito ao outro. Exercício prático de apresentação de trabalhos escolares para desenvolvimento pessoal na comunicação. Comunicação Oral

70 AULA 10 Comunicação na prática Objetivos: Reforçar os principais conceitos aprendidos na comunicação oral. Identificar oportunidades de melhoria. Vivenciar, por meio de exercícios práticos aspectos da entonação, projeção, articulação e comunicação não-verbal que auxiliam no desenvolvimento do falar em público. Comunicação Oral

71 Conteúdos: A comunicação oral: reafirmando conceitos. Exercícios de aprimoramento da voz (entonação, projeção e articulação). Exercícios de aprimoramento da linguagem não-verbal. Comunicação Oral AULA 10 Comunicação na prática


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