A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - UFPR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - UFPR."— Transcrição da apresentação:

1 Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - UFPR

2 Proposta do Programa Área de concentração: Matemática Aplicada, com opção em Matemática Pura. Linhas de Pesquisa: Análise Numérica Otimização Equações Diferenciais Álgebra e Topologia

3 Proposta do Programa Infra-Estrutura Exclusivos para a pós-graduação/iniciação científica: –Duas salas de estudo com capacidade total de 18 alunos (mesas individuais). –Informática: Laboratório de Informática para estudantes da pós-graduação com 6 computadores e 1 impressora (que terá 10 computadores em 2010). O programa também tem 2 equipamentos multimídia (notebook + projetor), e cada professor tem um computador em sua sala. –Sala de estudos do grupo PET-Matemática. Infra-estrutura compartilhada: –Biblioteca (Setores de Ciências Exatas e Tecnologia) que vem sendo atualizada todo ano com base em solicitações dos pesquisadores. –2 anfiteatros com 70 lugares; sala de seminários com capacidade para 20 pessoas, ambos do Setor de Ciências Exatas.

4 Proposta do Programa Planejamento futuro Principais objetivos: Consolidação do curso de doutorado em Matemática Aplicada, que terá início em Aumento + estabilização do número de estudantes no mestrado. Em especial, aumentar a captação de estudantes egressos do curso de Matemática Industrial da UFPR. Fortalecimento dos grupos de pesquisa em Matemática Aplicada. Incremento de linhas de pesquisa em Matemática Pura, com possível criação de um curso de mestrado em Matemática Pura. Aumentar a colaboração efetiva com outras instituições brasileiras e do exterior, em particular com pesquisadores da América Latina. Continuar o apoio aos estágios pós-doc dos docentes (fortalecer colaborações + aumentar qualidade das publicações) Aumentar/equilibrar a atuação dos pesquisadores na iniciação científica (fixação dos alunos da graduação no programa) Fortalecer ainda mais as atividades do Curso de Verão.

5 Corpo Docente NomeTipo (P, C, V) Orientador (M ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) Elizabeth W. KarasPPMM20022 Gisele C. DucatiP--MM2002 Higidio P. OquendoPPMM1999 Jurandir CecconPPMM2005 Marcelo M.S. AlvesPPMM2002 Soraya R.T. KudriPPMM1995 Yuan Jin YunPPMM19931B Saulo P. Oliveira--PMM2003

6 Corpo Docente NomeTipo (P, C, V) Orientador (M ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) Alexandre Kirilov--C2001 Edson Ribeiro Alvares--C2002 Eduardo O.C. Hoefel--CM2006 João B.M. XavierC--M1988 José Carlos CifuentesC José R.R. BarbosaC Liliana M.G. CuminC Luiz A. R. de SantanaC--M2003 Pedro D. Damázio--C2003

7 Corpo Discente - Teses e Dissertações Mestrado Número de alunos Graus concedidos no periodo Tempo mediano de titulação Número de docentes orientadores meses meses3 Resultados de formação de mestres e doutores: Sem orientações 1 orientação2 orientações3 orientações4 ou mais orientações Mestrado722-- Distribuição das orientações no corpo docente (concluídas em 2007 ou 2008):

8 Corpo Discente - Teses e Dissertações Publicações ocorridas entre 2004 e 2008 resultantes de teses ou dissertações : AlunoAno da defesa RevistaQualisAno da publicação Tiago Madureira 2006Journal of Mathematical Physics B22006 Tomas Keller Breuckmann 2004Fuzzy Sets and SystemsB12006

9 Produção Intelectual Dados da produção bibliográfica do corpo docente permanente publicada no periodo: A1A2B1B2B3B4B5TotalNúmero de docentes permanentes Distribuição da produção bibliográfica no corpo docente permanente no período: Sem publicações1 a 2 artigos3 a 4 artigos5 ou mais artigos 143--

10 Inserção Social Inserção e impacto regional: Curso de Verão, onde são oferecidos vários minicursos direcionados a estudantes de graduação e outros a professores do ensino médio. Curso de Atualização para professores, realizado em conjunto com o IMPA duas vezes ao ano. Participação no programa PICME com 30 alunos. Visibilidade e transparência da atuação do programa: Sítio na internet do Programa atualizado, com informações sobre alunos e ex- alunos, disciplinas e estrutura dos cursos, currículos lattes de docentes e alunos. Credenciamento de orientadores com base na produtividade, na experiência e dedicação a orientação, e também na busca de recursos para projetos próprios e projetos do departamento (regras disponíveis no sítio do programa).

11 Inserção Social Composição das bancas: Bancas contam com pesquisadores experientes provenientes de instituições com cursos de doutorado. Integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa. Publicações conjuntas e projetos de pesquisa com pesquisadores do IMPA, IME- USP, ICMC-USP, Unicamp, UFSC, UFMG, LNCC, UNMDP (Argentina), U. Sherbrooke (Canadá), Southeast University (China) e outros. Projeto Procad com IMPA ( ) Participação como Centro de Desenvolvimento no Instituto do Milênio - AGIMB.

12 Programas 6 e 7 (opcional para os demais) Participação em corpos editoriais de revistas internacionais: Yuan Jin Yun – membro do corpo editorial de Numerical Linear Algebra With Applications (desde 2001) e de Applied Mathematics and Computation (desde 2007). Organização de eventos internacionais (de 2004 em diante): International Workshop on Mathematical Modelling and Methods in Energy (Curitiba, 2004) Foz Congress on Mathematics and its Applications (Foz do Iguaçu 2006) Encontro Sul-Americano em Representações de Álgebras (2008)

13 Outras Informações Fortalecimento e equilíbrio das linhas de pesquisa: Entre 2007 e 2008, a linha de Análise Numérica cresceu de 1 para 4 pesquisadores (contratações do DMAT-UFPR). A área de Otimização agora conta com uma bolsista CNPq, profa. Elizabeth Karas. Incorporação da nova linha de pesquisa de Álgebra e Topologia. Abertura maior dos Seminários de Álgebra e Topologia (frequência semanal) que agora envolvem docentes, alunos de pós-graduação e de graduação; possível modelo para seminários de outras linhas de pesquisa. Fortalecimento gradativo dos Seminários do PPGMA, que agregam todas as linhas.

14 Outras Informações Alunos em 2009: temos 16 alunos cursando o mestrado em Motivos do incremento: aumento do número de bolsas disponíveis (CNPq, Reuni, Fundação Araucária [fundação estadual]), acréscimo da linha de Álgebra e Topologia. Previsão de defesas: 6 em 2010, 10 em professores orientam alunos em 2009 (de um total de 12 = P + C) Egressos: mais de 50% dos egressos do mestrado cursou ou está cursando doutorado em Matemática. Curso de Verão: Até 2006 consistia apenas em 2 cursos de nivelamento; a partir de 2007 organizam-se mini-simpósios em cada área do PPGMA, que contam com participação de pesquisadores externos e oferecem palestras e minicursos. Em 2008, tivemos mais de 100 participantes, e o curso de verão trouxe vários alunos para o curso de mestrado.

15 Quadro Resumo de Indicadores PQ1 = 7/7 PQ2 = 12/7 PQ3 = 14/7 AP1 = 13/7 AP2 = 1/7 PF = 6/9 PQ1PQ2PQ3AP1AP2PF 1,001,712,001,860,140,67


Carregar ppt "Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - UFPR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google