A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Medicina baseada em evidências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Medicina baseada em evidências"— Transcrição da apresentação:

1 Medicina baseada em evidências
Reflexões

2 Medicina baseada em Evidências?
Autoridade vem de Deus, todos os outros tragam seus dados.

3 Origens A Medicina baseada em evidências surge da integração de três disciplinas para gerar um suporte à decisão clínica: Epidemiologia Clínica Bioestatística Informática Médica

4 Paradigmas Aceita a incerteza nas decisões clínicas e reconhece que as ações no manejo dos pacientes são freqüentemente adotadas sem o conhecimento sobre seu real impacto. Reconhece que a experiência clínica e os conhecimentos sobre mecanismos, apesar de necessários, são insuficientes para reduzir a incerteza das decisões clínicas.

5 Paradigmas Busca evidências de pesquisas (clínicas ou epidemiológicas) planejadas para conter dados que respondam às incertezas das decisões clínicas. Integra a evidência com o entendimento atual sobre os mecanismos de doenças e com as experiências clínicas pessoais.

6 Caracterizando Evidências Clínico-epidemiológicas
Priorizam desfechos clínicos de relevância ao paciente e à sociedade; Apresentam graus variados de evidências científicas, de acordo com o delineamento da pesquisa; Fornecem dados que permitem avaliação do impacto potencial das condutas clínicas.

7 Força das evidências científicas para intervenções médicas
Forte Intervenção clínica sistemática com desfechos clínico-epidemiológicos. Ensaio clínico randomizado Intermediária Intervenção clínica sistemática mas com desfechos bioquímicos, fisiológicos ou celulares.

8 Força das evidências científicas para intervenções médicas
Pesquisa clínica observacional com desfechos clínicos. Estudos de caso-controle e coorte. Intervenção clínica sem randomização. Quase-experimento. Intervenção clínica sem grupo controle. Experimento não controlado Estudos ecológicos no tempo e espaço. Séries temporais múltiplas

9 Força das evidências científicas para intervenções médicas
Fraca Mecanismos (dedutiva) Pesquisa básica Experiência clínica (indutiva) isolada ou de grupo de peritos Dados clínicos obtidos de forma não sistemática. Pesquisa clínica observacional, sem grupo controle Esatudo de casos, de incidência, de prevalência.

10 Reunindo evidências Revisões sitemáticas
Uma revisão sistemática é aquela que localiza, analisa, e sintetiza evidências de artigos originais, segundo critérios científicos desenhados a priori e relatados na apresentação dos resultados. A síntese dos artigos pode ser feita qualitativa ou quantitativamente -> Meta-análise.

11 Meta-análise em Medicina - Componentes
Meta-análise quantitativa: No sentido original, é uma integração estatística de uma informação numérica (uma estatística) sobre um assunto determinado, a partir de vários estudos independentes. A homogeneidade dos achados ou a avaliação do tamanho do efeito (RR, OR, FE).

12 Sites recomendados http://cebm.jr2.ox.ac.uk


Carregar ppt "Medicina baseada em evidências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google