A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características: Trajetória retilínea Velocidade constante e não- nula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características: Trajetória retilínea Velocidade constante e não- nula."— Transcrição da apresentação:

1 Características: Trajetória retilínea Velocidade constante e não- nula

2  Exemplo: Podemos observar que a cada 2s o móvel percorre 4m a mais, isto é possui uma velocidade constante de 4m/2s = 2m/s t(s)02468 S(m)

3  V = ∆S ∆t  S = S 0 + V.t S e t são as variáveis da função.

4  Progressivo – velocidade positiva ( indo – espaços crescentes)  Retrógrado ou Regressivo – velocidade negativa (voltando – espaços decrescentes)

5  Espaço x tempo s s V>0 V<0 t t  Velocidade x tempo v V> 0 v t V<0 t

6  No instante do encontro (ou ultrapassagem, ou ainda alcance) entre dois móveis, ocorre a igualdade de funções horárias do espaço. Ex.: Um trem de 80m de comprimento segue com velocidade constante 72Km/h. No mesmo instante, outro de 90m de comprimento está a 10m, vindo em sentido contrário, no trilho paralelo, com velocidade constante 90Km/h. depois de quanto tempo ocorre o encontro entre os dois trens?

7  Transformando as velocidades em m/s. 72:3,6=20 90:3,6=25  Determinando as funções do espaço para cada móvel: S 1 = t S 2 =180 – 25.t * sinais diferentes devido ao sentido contrário.

8  Igualando as funções e calculando t t = 180 – 25t 20t + 25t = t = 180 t = 180/45 t = 4s

9 01 - Converta: a) 90Km/h em m/s. b) 15m/s em Km/h c) 144Km/h em m/s d) 20m/s em Km/h 02 - Um garoto percorre os lados de um terreno retangular de dimensões 60m por 80m. Calcule o deslocamento e a distância percorrida por ele ao completar duas voltas Um ônibus percorre uma distância de 180 Km em 2h e 30min. Calcule a velocidade média desse ônibus em m/s.

10 04 - (Cefet- PR) Um menino está parado dentro de um ônibus em movimento com velocidade constante. Em certo instante, o menino deixa cair uma bolinha. Considerando tal situação, analise as afirmações abaixo: I. Para um observador dentro do ônibus, a trajetória da bolinha é retilínea. II. Para um observador fora do ônibus, a trajetória da bolinha é retilínea. III. Para um observador fora do ônibus, a trajetória da bolinha é parabólica. IV. A velocidade da bolinha, depois de solta, é a mesma para o observador fora ou dentro do ônibus. Está(ão) correta(s) somente: a) I e II b) I e III c) I,II e IV d) I,III e IV e) III

11 05 - (UFMA) Um ciclista atravessa uma ponte de comprimento D pedalando até a metade com velocidade de 30km/h e o restante com velocidade de 20km/h. Calcule a velocidade média do ciclista durante a travessia. Obs: Não esqueça de calcular o tempo gasto em cada trecho do percurso (UFPR) Um ano-luz corresponde á distância percorrida pela luz em um ano. Uma estrela se encontra a uma distância de 4,74 x 10¹ ⁶ da terra. Calcule, em anos-luz, esta distância. Considere: Velocidade da luz = 3,00 x 10 ⁸ m/s 1 ano = 3,16 x 10 ⁷ s

12 07 - Uma escada rolante de 8m de base por 6m de altura, transporta uma pessoa da base ao topo num intervalo de tempo de 20s. Calcule a velocidade média dessa escada Um carro percorre 80Km a 40Km/h e em seguida 10Km a 20Km/h. Determine a velocidade média desse carro durante todo o percurso. Obs: Não esqueça de calcular o tempo gasto em cada trecho do percurso.

13 09 – Um veículo de 3m de comprimento, com velocidade constante 108Km/h, inicia a ultrapassagem de um caminhão de 21m de comprimento que trafega com velocidade constante de 72Km/h. Determine o espaço percorrido pelo veículo durante a ultrapassagem.


Carregar ppt "Características: Trajetória retilínea Velocidade constante e não- nula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google