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Apoio do BNDES à Infraestrutura

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Apresentação em tema: "Apoio do BNDES à Infraestrutura"— Transcrição da apresentação:

1 Apoio do BNDES à Infraestrutura
ALIDE-Asociación Latinoamericana de Instituciones Financieras para el Desarrollo Paraguai 19 de Maio de 2011

2 O que apoiamos Projetos de Infraestrutura Energia elétrica;
Telecomunicações; Saneamento Ambiental; Logística e transportes; Gás e petróleo; Fontes renováveis de energia Aeroportos. No ano de 2008, o apoio aos projetos de investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) continuou a ser o grande desafio do BNDES. No exercício, foram aprovados 85 projetos, com financiamento de R$ 23,2 bilhões e investimentos de R$ 51,6 bilhões. Desses projetos, quarenta eram do PAC, com apoio de R$ 13,1 bilhões e investimentos de R$ 25,3 bilhões. Ainda no mesmo período, foram contratados 89 projetos, com financiamento de R$ 18 bilhões e investimentos de R$ 34,7 bilhões. Dos projetos contratados, 45 eram do PAC, com apoio de R$ 10,1 bilhões e investimentos de R$ 16,7 bilhões.

3 Instituição Financeira
Como apoiamos Operações Diretas Contratadas diretamente com o BNDES Operações Indiretas Instituições financeiras credenciadas pelo BNDES EMPRESÁRIO Informação e Relacionameto Instituição Financeira Credenciada Nas operações diretas, o risco da operação é do BNDES. A análise do projeto é realizada pelo seu próprio corpo técnico. EMPRESÁRIO

4 Desembolsos por tipo de operação (%)

5 Apresentação do Projeto
Fluxo de tramitação de projetos EMPRESA EMPRESA 60 dias Carta Consulta Apresentação do Projeto PROJETO Acompanhamento Enquadra-mento Análise do Projeto Aprovação Contratação Desembolso A apresentação da consulta prévia (carta consulta) é o primeiro passo do empreendedor para obter financiamento do BNDES. A carta consulta apresenta as características básicas da empresa (ou grupo econômico) e do projeto, informações necessárias para o enquadramento da operação nas políticas operacionais do BNDES. Cada passo, no fluxo de tramitação de um projeto, obedece a prazos máximos. Em geral, o enquadramento leva 30 dias, a empresa tem até 60 dias para apresentar o projeto detalhado, a área operacional leva 60 dias para elaborar e submeter o relatório de análise para aprovação pela diretoria. Uma vez aprovado, o prazo de contratação é de 30 dias (total 180 dias ou 6 meses). Em projetos complexos de infra-estrutura e em projetos estruturados, tipo project finance ou de exportação pós-embarque, o prazo de tramitação pode atingir 12 meses ou mais. O prazo médio entre a consulta e a aprovação, em operações diretas, é próximo de 7 meses (apuração de janeiro/2007). 30 dias 30 dias 60 dias 30 dias Prazo Médio 180 dias

6 + + + Custo das Operações Diretas e Indiretas Operações Diretas
Taxa de risco de crédito Custo Financeiro Remuneração Básica do BNDES + + Remuneração do Agente Financeiro Taxa de Intermediação Financeira Operações Indiretas + Custo Financeiro: TJLP, IPCA + 7,496555% a.a. Cesta de Moedas ou Dólar + 4,076258% a.a Remuneração Básica do BNDES = 0,9% a.a. a 1,8% a.a. Taxa de risco de crédito = 0,46% a 3,57% a.a. Taxa de Intermediação Financeira = 0,5% a.a. Remuneração do Agente Financeiro = negociada com o cliente 6

7 Desembolso 7

8 Evolução dos desembolsos
No primeiro trimestre de 2010, o BNDES liberou R$ 25,5 bilhões em financiamentos, resultado sem precedentes para o período, com incremento de 37% na comparação com janeiro/março de No primeiro trimestre, a Indústria respondeu por 30% dos desembolsos totais do BNDES, com R$ 7,7 bilhões e destaque para alimentos e bebidas (R$ 2,6 bilhões desembolsados no trimestre). À Infraestrutura foram liberados R$ 9,9 bilhões, com 40% do total, sendo R$ 5,5 bilhões para transporte rodoviário e R$ 2,3 bilhões para energia elétrica. Comércio e Serviços, com R$ 5,2 bilhões, teve participação de 20% no montante global desembolsado pelo  BNDES.

9 Desembolsos por setor de atividade

10 Área de Infraestrutura
10

11 Carteira de Projetos Infraestrutura
Projetos em todos os níveis (de Contratados até Perspectiva) Excluídos Projetos de Renda variável

12 Desembolso Anual R$ milhões + 80% - 23% - 10% + 111% + 21% + 85% - 5%
Hidrelétricas Térmicas Energias Alternativas Distribuidoras Transmissoras Ferrovias Rodovias Portos, Terminais e Armazéns Navegação Transporte Aéreo R$ milhões 16.018 15.280 8.638 7.116 4.875 3.748 3.367 2.710 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Variação Anual + 80% - 23% - 10% + 111% + 21% + 85% - 5%

13 Portos, Terminais e Armazéns Energias Alternativas
Desembolso por setor – 2010 Navegação R$ 228 milhões (1%) Portos, Terminais e Armazéns R$ 859 milhões (6%) Hidrelétricas R$ milhões 41% Rodovias R$ milhões (7%) Ferrovias R$ milhões 8% R$ milhões Tranmissão R$ milhões 9% Térmicas R$ milhões 9% Distribuidoras R$ milhões 9% Energias Alternativas R$ milhões 10%

14 Desembolso Anual por Número de Projetos

15 Formas de Apoio 15

16 Modalidades de Financiamento
Financiamento corporativo – garantias ligadas aos acionistas Project Finance - Financiamento de um projeto específico e não de todos os negócios de uma empresa, segregando custos, receitas e riscos do projeto através de uma sociedade de propósito específico (SPE).

17 Project Finance O Project Finance como novo paradigma no financiamento da infraestrutura: Controle privado; Participação pública; Modicidade tarifária; Cessão e a vinculação de recebíveis; Incentivos à antecipação da entrada em operação antes do prazo previsto no contrato de concessão; e Dimensões sócio-ambientais.

18 Project Finance O modelo básico do Project Finance tem por base:
Criação de uma sociedade de propósito específico (SPE); e Constituição diferenciada de garantias durante a fase de implantação e operação.

19 BNDES e Project Finance
Receitas futuras vinculadas ou cedidas aos financiadores; Fluxo de caixa suficiente para saldar financiamento - ICSD maior ou igual a 1,3; - ICSD > 1,2 para TIR do projeto maior que 8% aa; Capital próprio dos acionistas compatível com o risco do projeto (mínimo 20%) Risco - Classificação de risco do projeto - Qualificação dos acionistas - Exame da qualidade dos recebíveis - Constituição de contrato EPC Repartição de riscos: Participação de outros financiadores e agentes financeiros

20 BNDES e Project Finance

21 BNDES e a Debênture de Projeto
Possibilidade de agregar às fontes do projeto Debêntures com colocação pública; A Debênture poderá ser emitida na SPE ou em uma empresa holding, controladora da SPE, sendo que neste último caso, os recursos provenientes da emissão devem ser aportados no projeto (SPE) na forma de capital. Caso a empresa holding seja um grupo de capital fechado, o emissor das debêntures deve assumir o compromisso firme de realizar a abertura de seu capitall na Bovespa. 21

22 Apoio do BNDES ao Setor Elétrico

23 Investimento Previsto
Energia Elétrica: Operações Aprovadas, a 2011 (Fevereiro) Valores em R$ mil Segmento Capacidade Instalada Nº de Projetos Financiamento BNDES Investimento Previsto 1. Geração MW 225 Hidrelétricas MW 50 Termelétricas 3.483 MW 10 PCH 1.919 MW 99 Nuclear 1.405 MW 1 Biomassa 1.637 MW 37 Eólicas 962 MW 28 2. Transmissão km 64 3. Distribuição 52 4. Racionalização 9 36.000 TOTAL 350

24 Apoio do BNDES ao Setor de Logística

25 Logística: Operações Aprovadas, 2003 a 2011 (Fevereiro)
Valores em R$ mil Segmentos Capacidade Número de Projetos Financ. BNDES Investimento Total Construção Naval* 3 Embarcações 1 33.875 62.524 Ferrovias 2.077 Km e vagões 20 Navegação 175 Embarcações 26 Portos Toneladas por Ano 25 Rodovias 5.006 Km 32 Transporte Aéreo - 5 Outros 2 TOTAL 111 * Não inclui embarcações off-shore

26 Infraestrutura na America Latina

27 Apoio Externo Inserção internacional de empresas brasileiras
Exportação de bens e serviços Pré-embarque (financiamento à produção); Pós-embarque (financiamento à comercialização - crédito ao fornecedor ou ao comprador).

28 Converted to US dollar on the disbursement dates
Desembolso de exportações US$ billion Converted to US dollar on the disbursement dates

29 Financiamentos na América do Sul
VE: Metrô de Caracas e Los Teques VE: Estaleiro Astialba VE: Siderúrgica Nacional PE: Bayovar, captação e abastecimento de água PE: UHE La Chaglla BO: Hacia El Norte BO: Carretera Villa Tunari AR: UHE Chihuido AR: Gasoduto Córdoba AR: UHE Los Blancos AR: Las Palmas, abastecimento de água AR: Gasoduto Cammesa III Imagem: Google Maps

30 Financiamentos na América Central
Cuba: Porto Mariel RD: Aqueduto Noroeste RD: UHE Las Placetas GT: Sistema de transporte urbano RD: Corredor Viário Duarte RD: UHE Palomino RD: Aqueduto Samaná RD: UHE Pinalito Imagem: Google Maps

31 Perspectiva de Investimentos em Infraestrutura

32 Fonte: GT do Investimento
Perspectiva de Investimentos em Infraestrutura Setores Valores (R$ bilhão) 2011- 2014 Energia Elétrica 91 118 Ferrovias 20 65 Rodovias 30 Portos 5 17 Aeroportos - 6,4 Eventos Esportivos 60 Infra 146 240 Taxa de desconto intertemporal Org. Int. US$ milhões equivalentes BID (9 op.) BIRD (11 op.) JBIC (8 op.) KfW (5 op.) Outras (3 op.) Principais op. ativas de mercado (US$ 6.2 bilhões captados desde 1996) Eurodollar US$ milhões Samurai ¥ 130 bilhões Euroliras L. 800 bilhões Euromarket EUR 450 milhões Carteira ações BPAR – R$ 9.2 bilhões (contábil) e R$ 15.4 bilhões (mercado) Capitalização (Basiléia) – 29.52% (dez ’01) Índice inadimplência – 0.7% para carteira de crédito de R$ 95 bilhões Fonte: GT do Investimento

33 Trem de alta velocidade
Implantação do TAV Rio de Janeiro/RJ – São Paulo/SP – Campinas/SP 511 km – Participação da União: R$ 3,5 bilhões Transporte rápido, confortável e seguro Desenvolvimento industrial do setor de alta velocidade sobre trilhos Estudos para implantação de rede de trens de alta velocidade Rede nacional de trens de alta velocidade sobre trilhos, incorporando regiões de elevada densidade demográfica Trechos: Campinas/SP – Belo Horizonte/MG: 530 km São Paulo/SP – Curitiba/PR: 410 km Campinas/SP – Triângulo Mineiro: 540 km 33

34 Centrais de Atendimento

35 Nelson Fontes Siffert (55 21)


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