A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio."— Transcrição da apresentação:

1

2 Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio Grande do Sul Data: 25/11/2010

3 1.Histórico A Cooperativa Sul Ecológica nasceu da necessidade dos agricultores familiares ecológicos, assistidos pelo CAPA na região Sul do RS, em contar com uma organização que pudesse representá-los na comercialização de produtos ecológicos. Sua fundação ocorreu no dia 03 de dezembro de 2001.

4 1. Histórico Durante o ano de 2002, a Cooperativa passou por um processo de estruturação. Começou sua inserção no mercado, a partir da comercialização junto ao Projeto de Segurança Alimentar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Pelotas, e do projeto Merenda Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

5 2. Mercados No ano de 2003, a Cooperativa passou a fazer parte da rede de comercialização solidária, que abrange várias organizações de agricultores familiares da região e, também, a comercializar sua produção através do programa Fome Zero/CONAB em Pelotas.

6 3. Regulação A Cooperativa busca para além das relações de comercialização, mas, sobretudo, a conscientização dos agricultores e consumidores para as vantagens da produção e consumo de produtos agroecológicos. Dessa forma, a certificação, de forma participativa, através do controle social, faz parte do núcleo regional da Rede Ecovida de Agroecologia e da própria cooperativa como Organismo de Controle Social.

7 4. Locais de venda Atualmente, a Cooperativa conta com uma sede e um Ponto de Venda direta aos consumidores, localizada no centro da cidade de Pelotas, onde os consumidores encontram uma feira permanente com grande variedade de produtos ecológicos produzidos pelos agricultores familiares de toda a região.

8 4. Locais de venda A cooperativa conta com os mercados institucionais, mas sua produção agroecológica, oriunda dos cooperados, também é comercializada junto às feiras-livres ecológicas na cidade de Pelotas.

9 5. Locais de atuação A cooperativa conta com 230 famílias associadas, divididas em 23 grupos, em 8 municípios, sendo eles: Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul, Cerrito, Arroio do Padre, Morro Redondo, Turuçu e Herval.

10 6. Futuro A busca por novos mercados e a qualificação do quadro social da cooperativa estão em constante aprimoramento, através da execução de projetos na área de Assistência Técnica e Extensão Rural, em convênio com o MDA e a certificação orgânica (MAPA).

11 7. A realidade da Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda.:

12 7.1. Visitas :

13

14

15

16

17 7.2. Intercâmbios:

18 7.3. Práticas:

19 7.4. Reuniões:

20 7.6. Seminário Certificação de Produtos Orgânicos:

21 7.7. Recolhimento produtos PAA:

22 7.8. Locais de Comercialização:

23 7.9. Momentos de confraternização :

24 Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Rua Santa Tecla, 510 – Centro, Pelotas, RS CEP (53) OBRIGADA!


Carregar ppt "Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google