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00 História do que? Do que se trata essa tal de Neurociências? ESTUDO das RELAÇÕES entrecapacidades/habilidadesorganismoFUNÇÕES e as ESTRUTURAS do organismo.

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3 História do que? Do que se trata essa tal de Neurociências? ESTUDO das RELAÇÕES entrecapacidades/habilidadesorganismoFUNÇÕES e as ESTRUTURAS do organismo responsáveis por tais funções comportamento, percepção, pensamento, memória, funções motoras, cognitivas, afetivas etc.. SISTEMA NERVOSO

4 00 Egito Antigo Egito Antigo (aproximadamente 5000 anos atrás) coraçãoalma (consciência e pensamento) memórias o coração sede da alma (consciência e pensamento) e um repositório das memórias. gregos Os gregos, século IV A.C. 1.Hipócrates 1.Hipócrates (460 – 379 A.C), pai da medicina ocidental, cérebrosensaçõesinteligência cérebro responsável pelas sensações, sede da inteligência. Aristóteles 2.O filósofo Aristóteles (384 – 322 A.C) coraçãointeligência; aquecedor do sangue coração centro da inteligência; aquecedor do sangue cérebro esfriar o sangue cérebro radiador para esfriar o sangue capacidade de resfriamento do cérebro  temperamento racional permaneceu inalterada

5 00 Império Romano Galeno Galeno (130 – 200 D.C.) - médico dos gladiadores: observava as conseqüências de danos na espinha e no cérebro. - dissecações de animais Hipócrates Adotou a visão de Hipócrates de funcionamento do cérebro. Duas partes mais evidentes: Cérebro: sensações/memórias Cérebro: + macio, recipiente das sensações/memórias Cerebelo: comando dos músculos Cerebelo: +consistente, comando dos músculos Por 1500 anos CÉREBROCOMPORTAMENTOCÉREBRO COMPORTAMENTO

6 00 Séc. XVIIRené Descartes Séc. XVII, matemático e filósofo francês René Descartes (1596 – 1650). era inconcebível que isso fosse capaz de explicar o comportamento humano em toda sua amplitude. pessoasAo contrário dos animais, as pessoas possuíam intelecto alma intelecto e a alma dada por Deus. CÉREBRO comportamento ≈ ao dos animaisCÉREBRO comportamento ≈ ao dos animais. MENTE fora do corpo entidade espiritual localizada fora do corpo capacidades mentais humanascapacidades mentais humanas

7 00 Séc. XVIIRené Descartes Séc. XVII, matemático e filósofo francês René Descartes (1596 – 1650). CÉREBROMENTECÉREBRO MENTE Desenvolvimento de uma nova forma de conhecimento SEPARADA e INDEPENDENTE da Filosofia e Religião CIÊNCIA e do Método Cientifico Do conhecimento humano acerca do mundo/universo Reforça o dualismo Mais adiante retomaremos essa questão

8 00 Século XVIIISéculo XVIII Benjamin Franklin Benjamin Franklin  nova compreensão do fenômeno elétrico. Luigi Galvani Emil O cientista italiano Luigi Galvani e o biólogo alemão Emil du Bois-Reymond du Bois-Reymond mostraram que: os músculos se contraem quando os nervos são estimulados eletricamente, e o cérebro em si é capaz de gerar eletricidade. Século XIXSéculo XIX Emil Du-Bois-ReymondJohannes Müller Hermann von Helmholtz Emil Du-Bois-Reymond, Johannes Müller e Hermann von Helmholtz a atividade elétrica em uma célula neural afeta as células adjacentes Camillo Golgi Santiago Ramón y Cajal médico italiano Camillo Golgi e o histologista espanhol Santiago Ramón y Cajal, a estrutura das células neurais foram descritas em detalhes. Claude Bernard Paul Ehrlich John Langley Claude Bernard (FR), Paul Ehrlich (ALE) e John Langley (ING) demonstraram que substâncias químicas interagem com receptores específicos nas células  a base do estudo sobre a natureza química da comunicação entre as células neurais.

9 00 Século XIXSéculo XIX Charles Darwin açãodo comportamento Os estudos de Charles Darwin sobre a evolução  a observação sistemática da ação e do comportamento. psicologia experimental Esse novo enfoque originou a psicologia experimental, Ciência do Comportamento a Ciência do Comportamento, o estudo do comportamento. Século XXSéculo XX técnicas de imageamento As técnicas de imageamento (PET-scanning e fMRI): a visualização de estruturas cerebrais humanas na pessoa viva. territórios neurais  funções específicas.

10 objeto de estudo o que é comportamento? não é apenas o organismo ou o que ele faz; não é apenas o ambiente COMPORTAMENTO processo de interação organismoambiente É um processo de interação entre o organismo e o ambiente. ou fluxo, não permanece fixo e imutável; constante mudança é algo em constante mudança. Não há comportamento sem um organismo vivo presente. 00

11 objeto de estudo o que é comportamento? é caracterizado tanto pelos aspectos: físicos sociais (outros organismos que estejam presentes e suas atuações) e, também, pelo próprio corpo do organismo. COMPORTAMENTO processo de interação organismoambiente É um processo de interação entre o organismo e o ambiente. 00

12 estudoabordadodiferentesperspectivas ouSeu estudo pode ser abordado por diferentes perspectivas ou abordagensabordagens. objeto de estudoCOMPORTAMENTO ÚNICO Vamos primeiramente apresentar uma breve descrição de duas abordagens mais adiante, alguns exemplos de como cada uma delas define alguns conceitos. 00

13 a ação do organismo aspectos do ambiente do organismo Conseqüências das respostas sobre o ambiente comportamento relações estabelecidas entre O comportamento é caracterizado pelas relações estabelecidas entre processo de interação organismoambiente Comportamento é um processo de interação entre o organismo e o ambiente. 00

14 Luz (estímulo discriminativo) Pressionar uma barraPressionar uma barra Liberação de água Ambiente alterado pela resposta. Evento ambiental Resposta do organismo marcador da ocasião na qual existirá tal relação entre resposta e conseqüência Produz uma conseqüência 00

15 Editado de &ei=zTV7S6fQKaf6qgKA2b2XDQ&q=re inforcement+learning+rat&hl=pt-BR&view=3# Luz acessa (S D ) Pressão na barra (R) Liberação de água (E R ) Luz apagada

16 comportamento entendido/compreendido Afirma que o comportamento pode ser entendido/compreendido Por meio do estudo das relações relações, simples ou complexas, entre estímulos os estímulos (antecedentes e conseqüentes) e respostas as respostas de um organismo. os objetivos: a identificação e a descrição Formam um conjunto de conhecimento extenso e valoroso acerca da aprendizagem associativa: condicionamento clássico e operantecondicionamento clássico e operante aprendizagemfundamental pessoas deficiências cognitivo. Tipo de aprendizagem fundamental para pessoas que apresentem deficiências no processamento cognitivo. IMPORTÂNCIA 00

17 Esta abordgem assume que: 1)estudoprocessos mentais compreender plenamente comportamento 1) somente pelo estudo dos processos mentais podemos compreender plenamente os processos de interação entre os organismos e o ambiente, ou seja, o comportamento; processos mentaisprocessos mentais  Sistema Nervoso  Processos realizados pelo Sistema Nervoso dos organismos. PROCESSOS MENTAISPROCESSOS MENTAIS comportamento Como o organismo produz, gera o comportamento SNcomportamentoComo o SN  comportamento SN Processos Neurofisiológicos do SN SN processo de interação. Como o SN gera, participa desse processo de interação. No que está interessada? Não basta estudar as relações entre ESTÍMULOS e RESPOSTAS Abordagem Comportamentalista 00

18 PROCESSOS MENTAISPROCESSOS MENTAIS ORGANIZAÇÃOelementos ORGANIZAÇÃO dos elementos que comportamento participam do comportamento informações, estímulos, respostas Aquilo presente ambiente organismo interage Aquilo que está presente no ambiente e com o qual o organismo interage interação organismoambiente determinada interação organismo ambiente 2)Como estes elementos 2) Como estes elementos são organizados. 1)Quais elementos 1) Quais elementos são necessários; associaminteragemassociam, interagem gera determinado comportamentogera determinado comportamento processamento informações processamento de informações

19 COGNIÇÃO  Ênfase na COGNIÇÃO ato ou processo de conhecer; Processo de 3 etapas: 1) 1) as informações chegam ao sistema nervoso central por meio dos órgões dos sentidos (incluindo os proprioceptores) 2) 2) são processadas de diversas formas: elas são selecionadas, comparadas e combinadas com outras informações que já estão armazenadas (memória), transformadas, reorganizadas. 3) 3) são geradas as respostas do organismo 00

20 Ciências da Saúde: mecanismos neurofisiológicos investigações dos mecanismos neurofisiológicos comportamento subjacentes ao comportamento. 00 SISTEMA NERVOSOCOMPORTAMENTOSISTEMA NERVOSO COMPORTAMENTO Ciência do Comportamento: Identificando e descrevendo as relações entre os estímulos e respostas Processamento e a organização das informações que geram o comportamento

21 Ciências da Saúde: mecanismos neurofisiológicos investigações dos mecanismos neurofisiológicos comportamento subjacentes ao comportamento. 00 SISTEMA NERVOSOCOMPORTAMENTOSISTEMA NERVOSO COMPORTAMENTO Ciência do Comportamento: Identificando e descrevendo as relações entre os estímulos e respostas Processamento e a organização das informações que geram o comportamento NEUROCIÊNCIA

22 Ciência do Comportamento nãoreuniãodiferentesabordagenssim ciência integradora Seria possível, então, pensarmos na Ciência do Comportamento não como uma reunião de diferentes abordagens, mas sim, uma ciência integradora? 00 Há alguns anos, o desenvolvimento científico dessas e de outras áreas propiciaram o surgimento de uma nova disciplina científica integradorametodologiasconceitos integradora de metodologias e conceitos neurofisiológicos, psicológicos, farmacológicos, bioquímicos, anatômicos e genéticos: Neurociência a Neurociência.

23 O ambiente fornece estímulos/informações Neurociência captados por receptores sensoriais e convertidos em impulsos elétricos, Essas respostas constituem os padrões comportamentais que atuam sobre e modificam esse ambiente. Gerar e controlar as respostas vegetativas, motoras e cognitivas. são analisados e utilizados pelo sistema nervoso central 00

24 fatores cognitivosbiológicos princípios comportamentalistas O resultado final é que o estudo contemporâneo do comportamento exige uma abordagem integrada na qual os fatores cognitivos, biológicos, bem como os princípios comportamentalistas sejam considerados. 01 Neurociência

25 00 Muito lindo..muito fofo... MAS...

26 Como colocar em prática uma ciência integradora, multi e interdisciplinar? 00 Proponha idéias.... Criação de pós-graduação em Neurociências: uma proposta que ainda não alcançou seus objetivos. Possíveis alternativas? Redigir um texto com sua(s) proposta(s)Redigir um texto com sua(s) proposta(s) Enviar para até dia 31 de agostoaté dia 31 de agosto

27 dificultoudiálogo ciências da saúde ciências humanas Neurociência Por muito tempo dificultou o diálogo entre as ciências da saúde (neurofisiologia) e as ciências humanas (psicologia, sociologia, antropologia), até o surgimento da Neurociência e sua proposta integradora

28 1 Definição de conceitos 2 Integração cérebro (corpo) e mente/consciência (processos mentais) A consciência surge como uma propriedade emergente do conjunto SN-estrutura-função (de como o SN está estruturado e da maneira como ele funciona) Saber Saber algo Possuir a informação Ter o conhecimento SABERsabe SABER que sabe SABER que possui determinada informação SABER que tem tal conhecimento Consciência do verbo conscíre (latim) 'ter conhecimento de’ Cognição Sistemas Cognitivos Processos Cognitivos 00

29 VISÃO Experimentos de Sperry, campo visual DIREITO ESQUERDO hemisfério DIREITO hemisfério ESQUERDO Pacientes com secção do corpo caloso (controlar ataques epiléticos) //

30 00 Experimentos de Sperry, 1970 voltar

31 00 Experimentos de Sperry, 1970

32 00 Experimentos de Sperry, 1970

33 00 Experimentos de Sperry, 1970

34 00 Experimentos de Sperry, 1970

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