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Administração de Marketing Marketing Online 16/07Professora Renata Aquino.

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing Marketing Online 16/07Professora Renata Aquino."— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing Marketing Online 16/07Professora Renata Aquino

2 Marketing online O Marketing Online é muito importante para as pequenas e médias empresas Deve ser uma estratégia integrada entre site, vendas e redes sociais

3 Estratégias de marketing online – Redes Sociais Responda as questões 1 - Em quais redes sociais minha empresa estaria? Pense em, no mínimo, 2. Justifique cada uma. 2 – Dê um exemplo de conteúdo para cada uma das redes sociais. 3 – Dê um exemplo de conteúdo que você colocaria do mesmo modo em todas as redes. 4 – Crie e responda, indicando a rede social: a) Comentário de cliente satisfeito b) Reclamação de cliente c) Pedido de informação sobre produto d) Pedido de informação sobre preço/promoção

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5 A evolução das Mídias e Redes Sociais acompanha a evolução das tecnologias de Comunicação Interativas.

6 O poder do Boca a Boca se ampliou.

7 TENDÊNCIAS E NOVAS FERRAMENTAS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

8 Conceito: rede social, microblog (textos com até 140 caracteres). Mensagens enviadas na própria web, por SMS e softwares específicos para dispositivos portáteis. TWITTER

9 Atualizações exibidas no perfil do usuário em tempo real e enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las.

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12 Desde a sua criação, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Virou também oportunidade para muitas organizações, de olho no potencial de marketing digital para atingir consumidores até mesmo em mercados nos quais elas podem não atuar

13 Por que nos rendemos ao Twitter Se o Twitter continuar a crescer no ritmo que vem crescendo atualmente, ele pode se tornar uma ferramenta extremamente valiosa, já que poderá ajudar as empresas a dar visibilidade às suas marcas e a se concentrar de forma mais direta em grupos específicos de consumidores. Talvez seja também uma ferramenta muito útil para executivos que necessitem de uma maneira original de interagir com seu pessoal, e vice-versa. A rede social não é apenas um modismo divertido. Ela poderá ajudar algumas empresas a dar visibilidade às suas marcas e a se relacionar de maneira mais direta com seus consumidores

14 Empresas usam Twitter como ferramenta de relações públicas e fonte de informações sobre clientes 21/04/2009 Para multinacionais como Starbucks, Dell e Amazon, o Twitter está se tornando uma ferramenta fundamental em suas relações públicas e uma excelente fonte de informação sobre as opiniões de seus clientes, cada vez mais engajados no serviço. Para o Twitter, sua popularidade entre as empresas poderia ser a solução para seu problema crônico de falta de receitas.

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16 21/04/2009 Apesar do crescimento impressionante, o Twitter não gera receita e atualmente se financia através de investimentos de firmas de capital de risco. Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey, seus fundadores, já assinalaram que pretendem criar serviços pagos para clientes corporativos que até agora não pagam nada para "twitar".

17 Algumas das primeiras companhias a se dar conta do potencial da rede social foram, curiosamente, os meios de comunicação tradicionais que podem considerar o Twitter como concorrência. A aterrissagem de um avião da American Airways no rio Hudson, em fevereiro, chegou ao site antes das cadeias de televisão. Algumas delas, como a CNN, têm várias contas no Twitter e um bom números de seguidores. 21/04/2009

18 A Pizza Hut decidiu, inclusive transformar o Twitter em uma atividade profissional e criar o posto de "twiteiro" oficial da empresa. O funcionário trabalha na sede da cadeia e será o "comunicador em redes sociais, com o trabalho de contar em 140 caracteres tudo o que acontece na Pizza Hut.

19 Por que o Twitter merece atenção "O Twitter é uma janela para tendências imediatas, assim como para problemas que as empresas precisam acompanhar", diz Josh Bernoff, vice- presidente de inovação da Forrester Research.

20 O Twitter já se tornou uma consulta obrigatória para empresas que querem avaliar a quantas anda sua reputação. As operadoras de telecomunicações NET e Claro, o Bradesco e a fabricante de cosméticos O Boticário contrataram uma empresa terceirizada, a e-Life, para monitorar a internet, inclusive nos microblogs

21 "Hoje, 30% das manifestações sobre a companhia na internet vêm do Twitter", diz Bruno Raposo, diretor de gestão de clientes da NET. "Hoje, 30% das manifestações sobre a companhia na internet vêm do Twitter", diz Bruno Raposo, diretor de gestão de clientes da NET.

22 Em termos de impopularidade, porém, deve ser difícil superar a Telefônica. Na primeira semana de abril, o serviço de banda larga da empresa, o Speedy, sofreu uma pane no estado de São Paulo. As reclamações de 140 toques (e muitos xingamentos) se espalharam pelo Twitter instantaneamente - e duas semanas depois os relatos de problema continuavam a aparecer nas buscas.

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24 21/04/2009 Para a loja virtual Amazon, o Twitter se tornou uma dor de cabeça, quando uma pequena revolução contra a empresa se desencadeou na rede social. Um escritor norte-americano descobriu que dois livros de conteúdo gay haviam desaparecido dos rankings da Amazon e denunciou o fato numa mensagem em seu Twitter, com mais de 200 mil seguidores. O protesto se espalhou como pólvora e a Amazon corrigiu rapidamente o erro de catalogação que afetava 57 mil títulos e atribiui o fato a um problema técnico.

25 21/04/2009 O Twitter também permitiu a Dell descobrir que seus usuários não estavam satisfeitos com o teclado do Dell Mini 9. A tecla de apóstrofo e a de "enter" estavam muito próximas, lamentavam, e a empresa corrigiu o problema no Dell Mini 10.

26 O Twitter foi um dos principais meios escolhidos pela cadeia de pizzarias Domino's para fazer frente ao pior escândalo da história da empresa.

27 21/04/2009 Dois empregados de uma loja na Carolina do Norte publicaram no YouTube vídeos em que apareciam colocando sujeiras em sanduíches.

28 A notícia e o link com os vídeos se propagaram através do Twitter e a direção da Domino's decidiu empregar a mesma arma para se defender. Abriu uma conta no site para o explicar o ocorrido e responder às perguntas dos internautas.

29 03/03/2009 Como não usar o Twitter Parecia uma campanha inteligente. Os marqueteiros da Skittles, uma bala azedinha, decidiram criar um novo tipo de ação viral: a página do produto na internet apontaria direto para o resultado de buscas no Twitter. Na página aparecia apenas um logo flutuando num canto da tela. Ao clicar nesse logo, o internauta era direcionado para o Twitter.

30 A id e ia era mostrar em tempo real o que se dizia na internet a respeito do produto. Toda mensagem que contivesse o nome da bala apareceria, portanto, na homepage da Skittles...

31 03/03/2009 Até que alguns internautas resolveram fazer coment á rios nada simp á ticos, os tuiteiros come ç aram a falar bobagens e fazer piadas sobre o produto. Resultado: a empresa desistiu de deixar que sua p á gina principal fosse entregue aos coment á rios dos usu á rios do Twitter.

32 28/ Twitter dá demissão Tem horas que o Twitter não é uma ferramenta, mas uma arma. Tem que tirar a mão do teclado e o dedo do gatilho'' O perigo é das empresas. Informações corporativas sensíveis podem vazar por descuido dos funcionários. Eu já vi, por exemplo, jornalistas que revelam as pautas que estão fazendo. Ingenuamente, alguém pode falar de um projeto de um banco, um problema na construtora, uma falha de planejamento na empresa de bens de consumo... (James Hunter, professor da Brazilian Business School )

33 Em outros casos, podem ser criadas contas genéricas que contem bastidores de processos delicados, como de fusão de duas empresas. (James Hunter, professor da Brazilian Business School )

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38 YouTube YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal ( um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos).

39 28/07/2009 Cantor canadense prepara segundo vídeo online contra United Airlines C2B75260BE5F&playnext=1&playnext_from=PL&index=37 O cantor canadense Dave Carroll, que ficou famoso por contar o drama de seu estimado violão Taylor quebrado enquanto viajava pela United Airlines, prepara novamente a artilharia virtual contra a companhia.

40 O primeiro clipe, com a música "United Breaks Guitars" foi colocado no YouTube em 6 de julho e até agora já foi assistido quase quatro milhões de vezes. Ela conta a ordem cronológica dos acontecimentos infelizes de Carroll com a United sobre seu violão Taylor com 10 anos de idade e avaliado em dólares, quebrado durante o transporte de bagagem numa viagem com sua banda entre a cidade canadense de Halifax e Nebraska, nos Estados Unidos (em Nebraska, a banda faria um show, e a sorte de Carroll foi ter levado um violão reserva). 28/07/2009

41 A letra da nova música já está pronta e vai contar a experiência trágica com o serviço de atendimento da United. A música é engraçada como a primeira e vai falar bastante sobre a Sra. Irlweg, líder do serviço de relacionamento com clientes.

42 A segunda música vem para cumprir uma "promessa" que Carroll fez em seu último contato com companhia área em novembro do ano passado. Depois de muito tentar um reembolso pelo violão quebrado e aturar o impasse entre a United e a Air Canada - empresa que representa a companhia na cidade de Halifax - o cantor escreveu em um que faria uma trilogia de músicas e colocaria na internet. "Ninguém sequer me respondeu depois daquele último ", disse. 28/07/2009

43 No entanto, um dia depois de o vídeo chegar ao YouTube, a United já começou a procurar Carroll. "Eu estava viajando, e só falei com eles uns quatro dias depois. Ofereceram dólares em dinheiro e mais dólares em bônus para voar. Eu respondi que não queria, que dessem para outra pessoa". Segundo Carroll, a United comentou sobre o vídeo, que achou engraçado. E só. No entanto, um dia depois de o vídeo chegar ao YouTube, a United já começou a procurar Carroll. "Eu estava viajando, e só falei com eles uns quatro dias depois. Ofereceram dólares em dinheiro e mais dólares em bônus para voar. Eu respondi que não queria, que dessem para outra pessoa". Segundo Carroll, a United comentou sobre o vídeo, que achou engraçado. E só. 28/07/2009

44 O que faz as pessoas comprarem mais com a Internet

45 Conteúdo - usabilidade Visualização mais clara e didática do conteúdo do seu site Diminuição do custo de atendimento telefônico e por Opiniões pessoais são trocadas por idéias criativas para resolver problemas concretos Seu site precisa prestar um bom serviço e ser de fácil uso para ter sucesso

46 Conteúdo - compartilhamento

47 Mostre o que os outros estão fazendo As pessoas olham o que os outros estão fazendo e muitas vezes, fazem o mesmo, principalmente se estiverem inseguras sobre alguma coisa. Este fenômeno psicológico é chamado de prova social. As pessoas se sentem mais seguras e muitas vezes tomam decisões com base naquilo que outras pessoas estão fazendo - presumindo que eles tem mais conhecimento ou estão melhor informados. Você pode ajudar a prova social: – Produtos mais populares – Pessoas que compraram este produto também compraram... – Produtos mais vendidos – Testemunhais Além disso, as pessoas vão fazer o que as pessoas que elas gostam, fazem.

48 Comentários de outros usuários Comentários gerados pelos usuários tem uma influência enorme sobre as decisões de compras das pessoas. As pessoas querem opiniões de outras pessoas e se não encontrá-las em seu site, irão procurar outro lugar. Não esconda críticas - as pessoas sentem de longe o cheiro de depoimentos editados Se tiver muitas críticas ruins de algum produto, livre-se do produto, não dos comentários

49 Comentários

50 Mostre escassez de produtos A escassez gera demanda e incentiva as pessoas a comprarem mais cedo Você pode denotar escassez, exibindo: – Promoção válida por uma semana – Apenas dois itens em estoque – As vendas encerram hoje – Sem estoque - Adicionar à lista de desejos – Esta oferta termina em 2 dias 4 hs 3 mins 17 segs (contagem regressiva)

51 Ofertar relâmpago

52 Use fotos e vídeos persuasivos Imagens e vídeos são ferramentas persuasivas para aumentar as vendas de produtos especialmente para os de alto valor Além de persuadir, ajudará as pessoas sobre o que irão receber, diminuindo problemas com devoluções As imagens devem: – Ser de qualidade profissional – Oferecer diferentes ângulos – Ser ampliáveis – Mostrar a escala e o contexto de uso

53 Fotos e vídeos

54 Mostre autoridade no assunto Somos mais facilmente persuadidos por aqueles com autoridade sobre determinados assuntos Como você pode mostrar autoridade: – Publicando conteúdos assuntos relacionados aos produtos – Publicando notícias com links para sites de terceiros – Citando outras autoridades do setor – Publicando símbolos e logos de autoridades (marcas, associações, etc)

55 Afaste o medo das pessoas Use selos, certificados e opiniões de outros consumidores para ajudar a reduzir esse medo

56 O que é e-commerce? Há termos derivados como: m_commerce (mobile) t_commerce (television) Pode ser: BtoB (empresas-empresas) BtoC (empresas-consumidores) BtoG (empresas-governo) CtoC (consumidores-consumidores)

57 Loja tradicional x e-commerce O comércio eletrônico e o tradicional são complementares e o melhor dos mundos é estar nos dois. Mas é importante ter em mente que são meios diferentes. Pense que está abrindo um negócio distinto. Faça seu plano de negócios, consulte os órgãos competentes, enfim, mãos à obra. Fonte: Locaweb

58 Poder de barganha Comportamento Acesso às informações Modelos de negócios Conteúdos Formatos O que mudou para os consumidores?

59 Acesso à informação: Se sua empresa não for encontrada, ela não existe!


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