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DEUS CURSO: O LIVRO DOS ESPÍRITOS.  EIXO DE TODAS AS CRENÇAS  OBJETIVO DE TODOS OS CULTOS (ALLAN KARDEC - A GÊNESE) O CARÁTER DE TODAS AS RELIGIÕES.

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1 DEUS CURSO: O LIVRO DOS ESPÍRITOS

2  EIXO DE TODAS AS CRENÇAS  OBJETIVO DE TODOS OS CULTOS (ALLAN KARDEC - A GÊNESE) O CARÁTER DE TODAS AS RELIGIÕES É CONFORME À IDÉIA QUE ELAS DÃO DE DEUS 23

3 DEUS 1 ente infinito, eterno, sobrenatural e existente por si só; causa necessária e fim último de tudo que existe Obs.: inicial maiúscula. 2 nas religiões primitivas, designação dada às forças ocultas, aos espíritos mais ou menos personalizados 2.1 ídolo fabricado pela mão do homem e ao qual o primitivo rende culto e atribui determinados poderes 3 nas religiões politeístas, e em especial nas antigas, divindade superior aos homens e aos gênios à qual se atribui uma influência especial nos destinos do universo 4 nas religiões monoteístas, sobretudo no cristianismo, ser supremo, criador do universo Obs.: inicial maiúsc. 5 cada uma das três pessoas distintas existentes em um só Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) Obs.: inicial maiúsc. 6 representação figurada de uma divindade 7 indivíduo superior aos demais em saber, em poder, em beleza 8 aquele a que se devota grande veneração e afeição; aquele que é objeto da popularidade; ídolo 9 o que é objeto ou alvo dos maiores desejos e que se antepõe a todos os demais desejos ou afetos e ao qual tudo sacrificamos 22

4 10 princípio absoluto, realidade transcendente ou Ser primordial responsável pela origem do universo, das leis que o regulam e dos seres que o habitam, fonte e garantia do Bem e de todas as excelências morais Obs.: inicial ger. maiúsc no platonismo, o artífice do mundo, elaborador de uma criação menos perfeita do que os modelos eternos e absolutos que o inspiram 10.2 no aristotelismo, o motor imóvel do universo, desencadeador do movimento inicial que dá origem a uma infinita cadeia de movimentos subseqüentes e derivados 10.3 no neoplatonismo, o princípio absoluto que constitui o mundo através da emanação de si mesmo 10.4 no panteísmo de Giordano Bruno (c ) ou Spinoza ( ), a realidade universal, a própria natureza em seu aspecto essencial 10.5 no hegelianismo, a essência eterna que só se realiza e adquire consciência de sua existência através do espírito humano 21

5 A MAIORIA DOS CRENTES EM DEUS O CONCEITUA COMO SUPER-HOMEM, ASSENTADO ACIMA DAS NOSSAS CABEÇAS PRESIDINDO OS NOSSOS ATOS (CAMILLE FLAMMARION – DEUS NA NATUREZA) DEUS É ABSOLUTO E NÓS NÃO O COMPREENDEMOS 20

6 O Velho Testamento Deuteronômio 32:4 “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.” Deuteronômio 32:4 “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.” Salmos 86:15 “Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade.” Salmos 86:15 “Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade.” 19 Josué, capítulo 10: “Enquanto fugiam diante de Israel, na descida de Betoron, o Senhor mandou sobre eles do céu uma tempestade de granizo até Azeca; e foram mais numerosos os que morreram sob essa chuva de pedras do que os que pereceram pela espada dos israelitas.”

7 (ALLAN KARDEC - A GÊNESE) 18

8 SOBERANAMENTE JUSTO, BOM E MISERICORDIOSO PAI QUE ESTENDE A SUA PROTEÇÃO SOBRE TODOS OS SEUS FILHOS DEUS PARA SER AMADO E NÃO TEMIDO (ALLAN KARDEC - A GÊNESE) AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO 17

9 Deus é o Pai magnânimo e justo. Deus é o Pai magnânimo e justo. Um pai não distribui padecimento. Um pai não distribui padecimento. Dá corrigendas e toda corrigenda aperfeiçoa. Emmanuel - (Caminho, Verdade e Vida) “A compreensão de Deus: VAI SE REVELANDO MAIS BRILHANTE E MAIS SUBLIME À MEDIDA QUE ESCALAMOS OS DEGRAUS DO PROGRESSO ESPIRITUAL. SE SOMOS IMPOTENTES PARA COMPREENDER A ESSÊNCIA DIVINA, PODEMOS TER UMA IDÉIA DE DEUS ATRAVÉS DE SUAS LEIS E DE SUAS OBRAS NAS QUAIS BRILHAM A SUA SABEDORIA E A SUA JUSTIÇA. A IDÉIA DE DEUS É INDISPENSÁVEL À NOSSA VIDA. SEM ELA A HUMANIDADE SE ABATE E PERECE MORALMENTE, SEM CONSEGUIR SE REGENERAR. A idéia de Deus: PRECISA SER ENGRANDECIDA, DESEMBARAÇADA DAS FALSEADAS INTERPRETAÇÕES EM QUE AS RELIGIÕES E OS SISTEMAS A TÊM ENVOLVIDO. TAL É A MISSÃO!” LÉON DENIS – O GRANDE ENIGMA 16

10 “É a ti, ó Potência Suprema! Qualquer que seja o nome que te dêem e por mais imperfeitamente que sejas compreendida; é a ti, fonte eterna da vida, da beleza, da harmonia, que se elevam nossas aspirações, nossa confiança, nosso amor. Onde estás, em que céus profundos, misteriosos, tu te escondes? Quantas Almas acreditaram que bastaria, para te encontrar, o deixar a Terra! Mas tu te conservas invisível no mundo espiritual, quanto no mundo terrestre, invisível para aqueles que não adquiriram ainda a pureza suficiente para refletir teus divinos raios. 15

11 Tudo revela e manifesta, no entanto, tua presença. Tudo quanto na Natureza e na Humanidade canta e celebra o amor, a beleza, a perfeição, tudo que vive e respira é mensagem de Deus. As forças grandiosas que animam o Universo proclamam a realidade da Inteligência divina; ao lado delas, a majestade de Deus se manifesta na História, pela ação das grandes Almas que, semelhantes a vagas imensas, trazem às plagas terrestres todas as potências da obra de sabedoria e de amor. E Deus está, assim, em cada um de nós, no templo vivo da consciência. É aquele o lugar sagrado, o santuário em que se encontra a divina centelha.” Leon Denis, O Grande Enigma. 14

12 1 – O que é Deus? “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” Questão 1 do Livro dos Espiritos. - Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é infinito é tomar o atributo de uma coisa por ela própria, é definir uma coisa que não é conhecida por uma outra igualmente desconhecida. 13

13 I - Provas da existência de Deus: - Axioma (verdade universal) que aplicamos às nossas ciências, não há efeito sem causa. Encontramos provas da existência do homem, podendo reconhecer sua capacidade. Encontramos obras maravilhosas da natureza, quem criou? - Leis perfeitas do funcionamento do Universo: quem as fez, o acaso? 12

14 - A humanidade sempre teve um sentimento instintivo de uma força superior, ao qual demos várias denominações. No início: - Confundindo autor pela obra, criamos vários “deuses”. - Com Moisés, Deus único, criado à nossa forma e semelhança. 11

15 - Incredulidade em Deus e fé no acaso e forças fortuitas da matéria: ORGULHO. - “O homem orgulhoso não admite nada acima dele; é por isso que se julga um espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!”. LE, questão 9. 10

16 II – Atributos da Divindade: - O homem não consegue compreender a natureza íntima de Deus. Falta-lhe capacidade para tal. - Espíritos puros em contato com Deus, direto. Suprema e soberana inteligência: É infinita e abrange o infinito. Suprema e soberana inteligência: É infinita e abrange o infinito. Eterno: Não teve começo e não terá fim. Eterno: Não teve começo e não terá fim. Imutável: Não está sujeito a mudanças, Estável. Imutável: Não está sujeito a mudanças, Estável. Imaterial: Difere de tudo que chamamos matéria. Imaterial: Difere de tudo que chamamos matéria. Onipotente: Possui poder supremo. Onipotente: Possui poder supremo. Soberanamente justo e bom: É infinitamente justo e bom. Soberanamente justo e bom: É infinitamente justo e bom. Infinitamente perfeito: Sem a perfeição infinita Lhe faltaria algo. Infinitamente perfeito: Sem a perfeição infinita Lhe faltaria algo. Único: Como é infinito, não pode haver outro superior Único: Como é infinito, não pode haver outro superior 9

17 III – Panteísmo: - O homem, não podendo ser Deus, quer pelo menos fazer parte direta dele, como se o Pai fosse constituído por todas as partes do universo. É o orgulho que faz com que o homem queira um Deus material! - A inteligência de Deus se revela em suas obras como a de um pintor em seu quadro, mas as obras de Deus não são o próprio Deus, assim como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou. 8

18 IV – A Providência Divina IV – A Providência Divina - Providência é a suprema sabedoria com que Deus conduz todas as criaturas, é a solicitude do Pai para com todos os seus filhos. Ele está em toda parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais íntimas. É nisto que consiste a ação providencial.” - Como pode Deus tão grande e poderoso se preocupar e estar completamente ciente de todos os pormenores da vida de todos os seus filhos? - Trono? Velhinho de barba? 7

19 “... quer o pensamento de Deus atue diretamente, quer por intermédio de um fluido, para facilitarmos a compreensão à nossa inteligência, figuremo-lo sob a forma concreta de um fluido inteligente que enche o universo infinito e penetra todas as partes da criação: a Natureza inteira mergulhada no fluido divino. “... cada átomo desse fluido, se assim nos podemos exprimir, possuindo o pensamento, isto é, os atributos essenciais da Divindade e estando o mesmo fluido em toda parte, tudo está submetido à sua ação inteligente, à sua previdência, à sua solicitude. Nenhum ser haverá, por mais ínfimo que o suponhamos, que não esteja saturado dele. Achamo-nos então, constantemente, em presença da Divindade; nenhuma das nossas ações lhe podemos subtrair ao olhar; o nosso pensamento está em contacto ininterrupto com o seu pensamento, havendo, pois, razão para dizer-se que Deus vê os mais profundos refolhos do nosso coração. Estamos nele, como ele está em nós, segundo a palavra do Cristo.” 6

20 FIGUREMO-LO SOB A FORMA DE UM FLUIDO INTELIGENTE QUE ENCHE O UNIVERSO INFINITO E PENETRA TODAS AS PARTES DA CRIAÇÃO LONGE DE NÓS MATERIALIZAR A DIVINDADE, DESTINA-SE ESTA COMPARAÇÃO A DAR UMA IDÉIA MAIS EXATA DO QUE DAS QUE O APRESENTAM DEBAIXO DE UMA FIGURA HUMANA (A GÊNESE) 5

21 Deus é nossa vida e nossa luz, nossa essência e nossa destinação. Deus é nossa vida e nossa luz, nossa essência e nossa destinação. Existimos e evoluímos para conhecê-Lo, amá-Lo e nEle nos realizarmos. Existimos e evoluímos para conhecê-Lo, amá-Lo e nEle nos realizarmos. Através de eras incontáveis Seu Divino amor nos guia e sustenta. Através de eras incontáveis Seu Divino amor nos guia e sustenta. Esse Supremo Ser vive em nós e nós vivemos nEle. Esse Supremo Ser vive em nós e nós vivemos nEle. Quanto mais aprendemos e crescemos, mais pequeninos nos sentimos ante a excelsa grandiosidade de Deus. Quanto mais aprendemos e crescemos, mais pequeninos nos sentimos ante a excelsa grandiosidade de Deus. Através do tempo-espaço de nossas limitações e dores, chegaremos um dia à perfeição, no Seio Paterno do Criador. Áureo – Universo e Vida Através do tempo-espaço de nossas limitações e dores, chegaremos um dia à perfeição, no Seio Paterno do Criador. Áureo – Universo e Vida 4

22 V – A visão de Deus: - Nossos órgãos são muito limitados, não tendo a capacidade para ver Deus, apesar de estar em todo lugar. Mesmo os espíritos inferiores que nos rodeiam, é necessário uma aptidão especial. - Homens: envolvidos pelas pesadas brumas da inferioridade. É necessário que a nossa razão se humilhe, para pensarmos em vislumbrar Deus. - E os que vêem “Deus”? Cortez com os Aztecas Cortez com os Aztecas 3

23 Poema de João de Deus – do Livro Antologia da Criança, psicografado por Francisco Cândido Xavier. 2

24 PRÓXIMA AULA: TEMA: Elementos gerais do Universo TEMA: Elementos gerais do Universo Deus, Espírito e Matéria; Propriedades da Matéria; Deus, Espírito e Matéria; Propriedades da Matéria; O espaço e o tempo; O espaço e o tempo; A Matéria. A Matéria. LE – Cap. II pergs. 17 a 36 LE – Cap. II pergs. 17 a 36 1


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