A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa by NURA SLIDES Significado de Sequóias: s.f. Botânica. Conífera que atinge 140 m de altura e pode viver mais de 2.000 anos: na Califórnia encontram-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa by NURA SLIDES Significado de Sequóias: s.f. Botânica. Conífera que atinge 140 m de altura e pode viver mais de 2.000 anos: na Califórnia encontram-se."— Transcrição da apresentação:

1

2 Pesquisa by NURA SLIDES

3 Significado de Sequóias: s.f. Botânica. Conífera que atinge 140 m de altura e pode viver mais de anos: na Califórnia encontram-se sequóias majestosas. Conta-se que o nome Sequóia surgiu graças ao botânico inglês Stephen Endlicher, que ao descobrir estes gigantes vegetais resolveu batizá-los com um nome que homenageasse um chefe índio da tribo Cherokee, o cacique Sequoya, considerando como um gigante entre os homens. O nome científico destas árvores é Sequoiaddndron Giganteum.

4 Lá na Califórnia, no extremo oeste, temos belos monumentos do passado: as sequóias. Monumentos que eram plantinhas quando Noé foi sepultado; arvorezinhas quando a torre da Babilônia foi abandonada; robustas e gigantescas quando Davi matou o seu gigante. E quando a árvore sobre a qual Cristo foi pendurado perdeu a sua vida, ali nas praias e nas encostas das montanhas da Califórnia, aquelas mesmas sequóias "levantavam seus braços folhosos para orar". Elas continuam ali, aquelas “Sequóias da Califórnia (Sequóia sempervirens e Sequoiadendron giganteum).

5 Entre as maiores e mais antigas coisas vivas estão as Sequóias da Califórnia. Estas maravilhas imponentes podem viver mais de anos. Mesmo quem está pertinho, não consegue ter uma noção exata da grandeza de uma sequóia. É um fenômeno que acontece quando estamos diante de coisas imensas, fora da escala habitual, da percepção comum.

6 As folhas são como as folhas dos pinheiros, com 3-6 mm, fazendo uma espiral nos brotos.

7 A história da vida da sequóia gigante, a mais antiga das sequóias da Califórnia, apresenta algumas questões fascinantes que a ciência até agora não foi capaz de responder. Eis algumas delas: Exatamente quantos anos têm de existência ? Por que não encontramos espécimes vivos mais antigos do que aproximadamente anos ? Porque se limitam às montanhas da Califórnia ? VEJA O SITE ABAIXO E FIQUE MARAVILHADO!

8 Além de um antigo pinheiro cone-de-cerda, podemos dizer que a sequóia gigante, encontrada apenas na Sierra Nevada da Califórnia, É UMA DAS COISAS MAIS ANTIGAS DA TERRA! Veja fotos no link: São as “pinhas” destas árvores que garantem sua reprodução. Ao cair no solo elas dispersam as duzentas sementes que guardam em seu interior. Em média, uma Sequóia produz durante sua vida trezentas mil pinhas, o que correspondem a sessenta milhões de sementes. Infelizmente, deste total somente uma semente irá gerar uma nova Sequóia, a qual viverá dois mil anos... As sementes vêm em “cones”, e cada cone têm em média 200 a 230 sementes de cor marrom-escura, cada uma com 4-5 mm de altura e 1 mm de espessura, possuindo umas "asinhas" marrom-amarelas de 1 mm. As sementes são carregadas pelo vento quando se desprendem do cone. É considerada um fóssil vivo. Tem sido plantada no Brasil para fins ornamentais e de adaptação da espécie, já que em seu lugar de origem vem sendo destruída. VEJA “PARQUE DAS SEQUÓIAS” - BRASIL

9 Tronco sequóia foto by Marc Dragiewicz Mais detalhes sobre as maravilhosas sequóias, no site oficial: Sequoia & King's Canyon National Parks. A base do tronco dela lembra uma patona de elefante. Aliás, ela é chamada também de árvore mamute. Mesmo o maior animal que existe, a baleia azul, que vai a 140 mil quilos, é fichinha perto da uma sequóia gigante. A Sequóia gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. A Sequóia gigante mais velha conhecida possui anos de idade (datada pelo método Dendrocronologia). Medidas recordes de sequóias como 115 m de altura e 8 m de diâmetro já foram reportadas. “ Dendrocronologia” - é um método científico de estabelecer a idade de uma árvore baseado nos padrões dos anéis em seu tronco.

10 Segundo os botânicos, os fatores que contribuem para a longevidade destas árvores residem principalmente na resistência de sua casca, que às vezes chega a ter mais de sessenta centímetros de espessura. Existem três variedades de Sequóias: A Sequóia Gigante, como essas encontradas no Sequóia Park, as do tipo Redwood, encontradas no norte da California e no Oregon, e uma terceira variedade, nativa da China. Embora a vista duma sequóia cause admiração, seu sistema de raízes é igualmente impressionante! A sequóia tem um “emaranhado” achatado de raízes que pode estender-se por uma área tão grande como a de um e meio hectare. Este enorme sistema de raízes fornece uma “âncora firme” para suportar inundações ou ventos tempestuosos. A sequóia pode até mesmo agüentar fortes terremotos.

11 A foto ao lado não é das maiores mas dá uma pálida idéia das dimensões gigantes destas árvores. Alguns números podem dar uma idéia mais completa das dimensões destas gigantes: Altura: 85 metros (um prédio de 27 andares). Tempo médio de vida: Dois mil anos. Volume médio do tronco: metros cúbicos. Circunferência média da base: 32 metros. Diâmetro da Base: 12 metros.

12 Durante o século 19 estas árvores eram objeto da cobiça de muitos madeireiros, que chegaram até a derrubar muitas delas, para aproveitar sua madeira. Felizmente eles logo descobriram que a madeira das Sequóias não era de boa qualidade para ser utilizada na construção civil, ou na confecção de móveis, o que as livrou de continuarem a ser derrubadas.

13 Outro perigo que as Sequóias correram até os anos 70, foi a moda de construírem “túneis escavados” em seu tronco, o que as deixava debilitadas e contribuía para sua morte prematura. Felizmente agora os locais onde estas árvores ainda são encontradas estão transformados em Parques Nacionais, onde elas podem ostentar sua majestade livres de agressões.

14 O Sequoia National Park é o segundo mais antigo dos EUA. Sua mais famosa árvore, General Sherman, (vide foto a esquerda), tem 275 pés de altura, o peso do tronco é estimado em toneladas e tem entre 2300 a 2700 anos.

15 As sequóias da costa californiana são as verdadeiras “senhoras” do meio em que vivem e uma das mais extraordinárias criações de nosso Pai Celestial. Elas reinam sobre as plantas à sua volta devido a sua excepcional altura e majestosa beleza. Todavia, há outra característica desses gigantes altaneiros que é verdadeiramente notável e um tanto desconhecida para a maioria de nós. Essas árvores têm raízes bastante superficiais, chegando a uma profundidade de apenas 1 a 2 metros. No entanto, podem espalhar-se em um raio de até 100 metros. Ao estenderem-se, essas raízes entrelaçam-se com as de outras sequóias e também de outras árvores. Esse “entrelaçamento” exerce um efeito benéfico sobre as raízes. A maioria dos engenheiros lhes diria que esse sistema radicular tão superficial, seria insuficiente para manter as sequóias intactas e protegê-las dos ventos fortes e inundações. Contudo, no sistema de entrelaçamento das raízes está o “segredo” de sua força e há nele uma preciosa lição que podemos aprender. MENSAGEM FINAL Élder Richard H. Winkel

16 Primeiramente, devemos reconhecer que esses ilustres gigantes simplesmente não conseguiriam sobreviver sozinhos. Sem estarem ligados a outros familiares e vizinhos prestativos, jamais subsistiriam. Gostaria que ponderassem as primeiras duas estrofes do famoso poema de John Donne: “Nenhum homem é uma ilha; Nenhum deles está só. A alegria de cada homem me contagia; A dor que cada um sente me corrói. Precisamos uns dos outros, Assim, hei de defender Cada homem como se um irmão fosse; Cada um como se fora um amigo fiel.” ("No Man Is an Island", em Bryan B. Gardner e Calvin T. Broadhead, comp. A Collection of Inspirational Verse [1963] p. 69) by

17 Formatação by Brasília - DF Brasil Música: “Chopin - Nocturne”


Carregar ppt "Pesquisa by NURA SLIDES Significado de Sequóias: s.f. Botânica. Conífera que atinge 140 m de altura e pode viver mais de 2.000 anos: na Califórnia encontram-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google