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MARKETING SINDICAL Entidades Pensando e Agindo como Empresas.

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Apresentação em tema: "MARKETING SINDICAL Entidades Pensando e Agindo como Empresas."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING SINDICAL Entidades Pensando e Agindo como Empresas

2 Apresentação Pessoal Considerado um dos melhores profissionais de Marketing do país, Edison Belini está trazendo com suas palestras sobre Marketing Sindical uma contribuição marcante nesta fase em que o desafio das Entidades é enfrentar e adaptar-se à irreversível transformação gerada pela Reforma Sindical em andamento no país. É especialista em Marketing há mais de 30 anos, com palestras e conferências desenvolvidas no Brasil e em vários países do exterior. É consultor de Entidades Sindicais e colaborador junto à veículos de comunicação, com mais de 300 artigos publicados e presença constante na mídia. Empresário do setor de serviços há mais de 20 anos, foi premiado com o Super Top de Marketing pela ADVB, nos anos de 1985 e Foi presidente e membro de conselhos de diversas Entidades de Classe. A Palestra “MARKETING SINDICAL – Entidades Pensando e Agindo como Empresas” vem causando grande impacto junto à comunidade sindical.

3 Mudanças / Transformações Mega Tendências  Focalização  Flexibilidade  Competitividade  Tecnologia  Qualidade Total  Velocidade  Produtividade  Parcerias

4 BRASIL População Mulheres 50.8% Homens 49,2% População – (Ago/2006-IBGE) Jovens (15 a 24 anos) 20,0% Dados Gerais

5 BRASIL Número de Empresas Formais O total de empresas em atividade no Brasil alcança de unidades, nos setores da Indústria, Construção, Comércio e Serviços. As microempresas representam 93,6% do total de empresas, sendo o setor do comércio o mais representativo, com 95,4% das organizações desse porte. O conjunto das micro e pequenas empresas alcançam 99,2% do total. As empresas de grande porte (as que empregam 500 ou mais pessoas na indústria e 100 ou mais pessoas no comércio e serviços) representam 0,3% do total de empresas, com unidades. 10 milhões de pequenas atividades desenvolvidas na economia informal empregam 1,3 pessoas em média em cada unidade de negócio, gerando um quadro de 13 milhões de pessoas.

6 BRASIL PEA por Ramo de Atividade AGRÍCOLA ,8% INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO ,2% INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO ,2% OUTRAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS ,4% COMÉRCIO ,8% PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ,2% ÁREA SOCIAL ,7% TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO ,9% ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ,0% OUTRAS ATIVIDADES ,8% TOTAIS %

7 BRASIL Empregados com Carteira Assinada CLT (PEA) 85,0% TEMPORÁRIOS/OUTROS (PEA) 5% SERVIÇOS PÚBLICOS (PEA) 10,0% TOTAIS %

8 BRASIL 100 anos de Sindicalismo BRASIL 1907 – LEI ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS TRABALHADORES

9 O MAPA DO SINDICALISMO I PERFIL DO TRABALHOSINDICATOS NO PAÍS 92,6 milhões de pessoas É a população Economicamente Ativa (PEA) total 81,1 milhões É a PEA Ocupada 53,2 milhões São os trabalhadores assalariados 33 milhões São os assalariados com carteira de trabalho 20,2 milhões São os assalariados sem carteira de trabalho 18 mil É o número de entidades Estão recadastrados pelo Ministério do Trabalho Perfil dos Sindicatos 70% TRABALHADORES 30% EMPREGADORES

10 O MAPA DO SINDICALISMO II Dos sindicatos de trabalhadores, 43% São filiados a centrais sindicais Filiação declarada no recadastramento: CUT Força Sindical Nova Central Sindical dos Trabalhadores CGT SDS CAT CGTB Como é a Distribuição EM PORCENTAGEM 60 SINDICATOS 5 CONFEDERAÇÕES 15 FEDERAÇÕES 20 MINISTÉRIO DO TRABALHO

11 AS PROPOSTAS PARA A REFORMA SINDICAL O QUE QUEREM OS EMPRESÁRIOSO QUE O GOVERNO QUER  Manter o sistema de unicidade sindical  Após três anos, o sindicato que não for representativo poderia ser substituído por outro – mas sem pluraridade  Manter o imposto sindical ou a mesma fonte de arrecadação que for criada para os sindicatos de trabalhadores  Transferir o sistema confederativo a parcela de 20% do imposto sindical que atualmente vai para o Ministério do Trabalho.  Fazer a arrecadação do imposto  Conceder o registro sindical em parceria com governo e trabalhadores  Lei para punir os empresários que não pagarem o imposto, como perder o direito de participar de licitações públicas  Empresários têm de encontrar uma alternativa para o atual sistema de representação, já que os trabalhadores já fecharam acordo  Se os empresários não fecharem acordo, o governo pode enviar projeto de lei ao Congresso pedindo o fim dos sindicatos patronais  A idéia é que trabalhadores negociem diretamente com as empresas ou com as associações de empresas  Reduzir o número de sindicatos e de centrais sindicais  Dificultar a criação de sindicatos “fantasma” ou de “carimbo”, de patrões e de empregados, que têm pouca representatividade e sobrevivem com a arrecadação compulsória do imposto

12 COMO FICA A SUSTENTAÇÃO FINANCEIRA  Extinção do imposto sindical  Extinção de taxas como as contribuições confederativa e assistencial – ambas previstas em lei, mas não obrigatórias  Instituição da taxa negocial – taxa anual que corresponda a até 12% de um salário mensal do trabalhador para financiar os sindicatos A distribuição desse total será feita da seguinte forma: 70% para os sindicatos 10% para as federações 10% para as centrais sindicais 5% para as confederações 5% para o Fundo Solidário (que será formado pelas centrais)

13 VARIAÇÃO NA TAXA DE SINDICALIZAÇÃO Em porcentagem dos Trabalhadores ,8 20,8 13,8 2, ,2 -8,5 -9,6 -14,6 -17,8 Cingapura China Turquia Noruega Finlândia Estados Unidos Suécia Taiwan Coréia do Sul Japão Brasil Entre países selecionados de 1992 a 2002

14 MARKETING DEFINICÕES CLÁSSICAS (Adaptado para Entidades Sindicais) Marketing é preencher um espaço na mente do Sindicalizado com a marca dos serviços prestados pela Entidade Sindical Marketing é conquistar e manter Sindicalizados (Levit)

15 “STAKEHOLDERS” Formação de “DATABASE”  C.N.A.E. –  RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS EMPRESAS (CLIENTES)  Governo  Parceiros / Assessorias  Entidades de Classe  Formadores de Opinião  Mídia  Outros  Federal / Estadual / Municipal  Executivo / Legislativo / Judiciário  Geral  Especializada

16 FONTES DE ARRECADAÇÃO (Faturamento)  Contribuição Sindical  Contribuição Confederativa  Associativa  Assistencial Compulsória Sem jurisprudência pacífica Convenção Coletiva de Trabalho / Assembléia Geral

17 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS I Assessoria Sindical (INTERNA)  Atendimento  Administrativo  Financeiro  Jurídico  Infra-Estrutura Personalizado / Gentil / Rápido / Alegre / Pró Ativo Documentos, Procedimentos, Artigos, Outros Documentos, Cobrança Amigável, Flexibilidade, Confiança / Parceria Preparo, Atualização, Disponibilidade, Retorno Instalações, Serviços, Sala de Apoio, Auditório

18 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS II Capacitação (PROGRAMAS)  Cursos  Seminários  Congressos FOCO: Gestão, Vendas, Tecnologia, Aspectos Legais, Outros Mínimo Semestral, Temas Ligados ao Negócio, Especialistas Anual, Parceria com Fornecedores, Figuras Públicas Notórias, Políticos Almoços / Eventos Especiais E-Learning, Cartilhas, Estudos Parcerias com Instituições de Ensino Parceria com Sindicato Laboral em Cursos Profissionalizantes

19 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS III Assessorias  Comunicação  Jurídica  Sindical  Política Releases, Relação com a Mídia, Editoração, Redação, Pesquisas Setoriais Legislação, Suporte, Licitações, Ações, Relações Trabalhistas Relações com Entidades Laborais, Convenções, Câmaras, Conciliação Relações Governamentais, Entidades de Classe, Formadores de Opinião, Administração de Conflitos, Legislação

20 COMUNICAÇÃO INTERNA I (Endomarketing)  Montagem de DATABASE Marketing  “SOFTWARE” para envio de s, emissão de etiquetas para Mala-Direta, Ações de Telemarketing.  Atualização permanente do Mailing-List ATIVOS INATIVOS “PROSPECTS” C.N.A.E.

21 COMUNICAÇÃO INTERNA II (Endomarketing)  Circulares (Impresso / )  Newsletter (Mensal, Impresso / )  Site ( Interativo, Fácil Navegação, Atualizado, Área Restrita para Associados, Prestador de Serviços)  Material Promocional (Selos, Folder, Banner, Certificado, Pesquisas, Estudos)  Brindes  Cartão de Aniversário  Cartão de Natal  Datas Especiais  Clipping Eletrônico / Impresso

22 COMUNICAÇÃO EXTERNA (Marketing de Relacionamento)  Newsletter Institucional  Site  Revista (Mínimo Trimestral)  Folder (Anual)  Pesquisa / Dados Setoriais  Eventos Especiais  Assessoria de Imprensa  Anúncios Institucionais  Mala-Direta  Marketing Porta-Voz (Relações Públicas) Diferenciação Social / Institucional Agência

23 PERFIL DO SINDICATO COMPETITIVO  É uma Comunidade Humana.  Otimiza Pessoas, e não apenas o Capital.  Desenvolve Potenciais Humanos voltados para Resultados.  O Trabalho é desenvolvido como uma missão.  Combina Diversidade Intelectual e Humana.  Promove a retenção de Talentos com base nas Competências alinhadas ao Negócio.  Promove o Desenvolvimento constante de Lideranças.  Mantém o Foco em Times Auto Gerenciáveis  Atua com base na Gestão do Conhecimento / Informação.  Estimula a Criatividade e a Inovação (Sobrevivência)  Têm como objetivo principal ser Rico, Próspero.  Os Sistemas Organizacionais são integrados aos Negócios.  O poder é compartilhado.  É Pró-Ativo.  O valor agregado é Continuadamente buscado.  Possui alto grau de Profissionalismo.  Busca ter Sucesso todos os dias.

24 DITOS POPULARES (Desatualizados para o Mundo Empresarial)  QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA  CADA MACACO NO SEU GALHO  QUEM TUDO QUER NADA TEM  ANTES TARDE DO QUE NUNCA  OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS  O APRESSADO COME CRÚ  SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE  AS APARÊNCIAS ENGANAM  MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS VOANDO

25 SINTONIA EXISTEM TRÊS TIPOS DE PESSOAS: 1 – AQUELAS QUE FAZEM AS COISAS ACONTECEREM 2 – AQUELAS QUE OBSERVAM AS COISAS ACONTECENDO 3 – AQUELAS QUE NEM MESMO SABEM QUE AS COISAS ACONTECEM

26 INFORMAÇÕES: / Realização: Created by SCB&C


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