A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA. Objetivo: Fomentar a incorporação da educação a distância aos métodos didático-pedagógicos da UFV nos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA. Objetivo: Fomentar a incorporação da educação a distância aos métodos didático-pedagógicos da UFV nos."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

2 Objetivo: Fomentar a incorporação da educação a distância aos métodos didático-pedagógicos da UFV nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação e na educação continuada, visando ampliar o acesso da sociedade aos conhecimentos gerados na UFV e, conseqüentemente, contribuir para o desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico da região e do País.

3 1: Divulgar, na comunidade universitária, as propostas de políticas e programas de educação a distância na UFV. META 1: Divulgar, na comunidade universitária, as propostas de políticas e programas de educação a distância na UFV. AÇÕES: Visitar os departamentos e fazer reuniões com os colegiados dos departamentos e Unidades de Ensino da UFV. Reunir com os dirigentes e grupos administrativos. Atualizar constantemente a homepage da Cead. Promover uma Sala especial com o tema “Educação a Distância” na TV Viçosa. Promover um seminário na UFV, para discutir EAD, apresentar as experiências internas e externas a UFV.

4 Reunião: em 25 dos 36 Colegiados de DepartamentosReunião: em 25 dos 36 Colegiados de Departamentos Reunião: em três Conselhos Técnicos (Graduação, Extensão e Pós-graduação Lato sensu).Reunião: em três Conselhos Técnicos (Graduação, Extensão e Pós-graduação Lato sensu). Reunião: nos 4 Conselhos DepartamentaisReunião: nos 4 Conselhos Departamentais Reunião: nas 4 Câmaras de EnsinoReunião: nas 4 Câmaras de Ensino Reunião com os Pró-ReitoresReunião com os Pró-Reitores Participação em Sala EspecialParticipação em Sala Especial Palestra para novos professores (PRE)Palestra para novos professores (PRE) Desenvolvimento de nova paginaDesenvolvimento de nova pagina META 1:

5

6

7 META 2: Treinar 80% dos professores da UFV, para gerenciarem o atual ambiente computacional de apoio ao processo de ensino- aprendizagem de disciplinas da graduação. AÇÕES: Oferecer cursos regulares, de curta duração, de apresentação do ambiente educativo de apoio a graduação (atual PVANet): formas de utilização e gerenciamento de suas ferramentas (no mínimo, cinco turmas por mês). Produzir e distribuir folders com orientação de como gerenciar o ambiente educativo de apoio à graduação. Oferecer cursos regulares, de curta duração, de orientação dos professores de como produzir aulas eletrônicas a serem disponibilizadas no ambiente educativo.

8 META 2: Oferecimento de cursos e palestras no inicio de todos os semestres. Produção de apostila eletrônica, filme e folder. Oferecimento de oficinas com vistas a produção de material didático. Em 2005 – 30 disciplinas Em 2011 – mais de 3000 “disciplinas”

9

10 META 3: Atualizar as normas e resoluções institucionais referentes ao oferecimento de cursos, disciplinas semipresenciais e a distância na UFV. AÇÕES: Propor, para aprovação nos Conselhos Superiores, modificações na atual Resolução que institui o Cead. Propor alterações na resolução 2/2002 do CEPE a partir da portaria 4059 /2004 do MEC. Acompanhar as modificações e, ou, criação de normas nacionais relativas à EAD, para incorporá-las na UFV. Acompanhar o cumprimento das resoluções referentes à educação a distância, comunicando formalmente aos pró- reitores/diretores dos Centros as irregularidades.

11 META 3: Proposta e aprovação do novo regimento no CONSU – Criação do CT CEAD Alterações na resolução 2/2002/CEPE: nova 2/2008/2008 a partir da portaria 4059 /2004 do MEC. Participação em reuniões da UAB.

12 META 4 - Dar suporte à criação e disponibilização de seis cursos a distância por ano. AÇÕES: Identificar conteúdos relevantes para a comunidade interna e externa da UFV. Identificar profissionais que tenham interesse e disponibilidade para produzir o material dos cursos. Viabilizar a montagem e o oferecimento de tais cursos no(s) ambiente(s) computacional(is) utilizado(s) pela Cead. Divulgar os cursos.

13 META 4 Cursos de curta duração: MAPA: Proteção de Cultivares FAO: Desenvolvimento Rural, Qualidade e Inocuidade dos Alimentos na Cadeia Alimentar, Comercio Agrícola Internacional, Enfoque Territorial do Desenvolvimento Rural, Avaliação e Gestão do Impacto Ambiental. Manejo Integrado em Sistemas de Produção Agrícola Sustentável Linux, Linguagem Fortran Cursos de graduação: Matemática e Historia Lato sensu: Proteção de Plantas; Gestão de Políticas Publicas em Gênero e Raça; Coordenação Pedagógica;... Divulgar os cursos: Pagina

14

15 META 5: Fomentar parcerias nacionais e internacionais. AÇÕES: Construir um cadastro de empresas, associações de classe e instituições de ensino que possam ter interesse em usufruir dos conhecimentos produzidos na UFV, para o aprimoramento de seus funcionários e, ou, associados, por meio da educação a distância. Contatar empresas, associações de classe e instituições de ensino, para a troca de experiências e, ou, desenvolvimento de parcerias. Elaborar projetos e convênios com as empresas e associações de classe que se interessarem na parceria. Identificar editais que ofereçam financiamento de projetos relacionados com EAD, a serem executados na UFV sob a coordenação da Cead.

16 META 6 - Promover e disseminar estudos sobre a educação a distância. AÇÕES: Criar um grupo para realizar estudos sobre temas relacionados com a EAD. Avaliar a eficiência e eficácia dos ambientes computadorizados utilizados como apoio na graduação, especialização e extensão da UFV. Participar de eventos regionais, estaduais, nacionais e internacionais de caráter científico ou técnico-científico relacionados à área de EAD. Apenas em 2011: Projeto das TICs na graduação

17 META 7: Desenvolver nova versão do ambiente computacional de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de disciplinas da graduação e pós-graduação, bem como dos cursos de extensão. AÇÕES: Participar de reuniões periódicas de acompanhamento do desenvolvimento do sistema. Fazer testes e simulações no novo ambiente, utilizando conteúdo de cursos introduzidos nos sistemas atuais. Alterações no layoutAlterações no layout Alterações nas ferramentas existentes (conteúdo, fórum chat)Alterações nas ferramentas existentes (conteúdo, fórum chat) Novas Ferramentas: Entrega de tarefas, AvaliaçãoNovas Ferramentas: Entrega de tarefas, Avaliação

18 META 8: Dotar a Cead de recursos humanos e materiais para a disponibilização de conteúdos em diferentes mídias. AÇÕES: Recrutar, treinar e orientar estagiários para a produção em CD- Rom. Recrutar, treinar e orientar estagiários para a produção de imagens em DVD. Criar o veículo impresso "Notas de Aula" para a divulgação. Atualmente: Estagiários (23): Áudio e vídeo (10), Flash (3), programação (6), Layout (2) Editoração (2)Estagiários (23): Áudio e vídeo (10), Flash (3), programação (6), Layout (2) Editoração (2) Criação da “Série Conhecimento”Criação da “Série Conhecimento”

19

20

21 META 9: Viabilizar a montagem e oferecimento de cursos de atualização profissional dos funcionários da UFV. AÇÕES: Identificar, na DRH, as demandas de curso de atualização dos funcionários da UFV. Identificar, na DRH, os profissionais que poderiam estar preparando o conteúdo dos cursos. Viabilizar uma reserva de 10% das vagas de todos os cursos oferecidos pela Cead para funcionários da UFV. Oferecer os cursos na forma presencial, semipresencial ou a distância.

22 Metas incluídas por outros órgãos relacionadas com a CEAD

23 Campus UFV - Florestal Oferecimento de cursos TécnicosAmpliar o acesso da sociedade aos conhecimentos gerados na UFV por meio de programa de educação a distância – Oferecimento de cursos Técnicos Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Aprovação de resoluçãoNormatizar, em parceria com a Cead, a criação de cursos de extensão a distância – Aprovação de resolução Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Estimular a participação das unidades do CCB em programas de educação aberta e a distância. Metas incluídas por outros órgãos relacionadas com a CEAD

24 Departamento de Engenharia Agrícola Implementar a utilização de métodos didático-pedagógicos de ensino a distância para o fortalecimento dos cursos presenciais do DEA. Metas: Departamentos - CCA

25 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Criação de PortalIntensificar a divulgação dos programas de extensão do DBB por meio da educação a distância – Criação de Portal Departamento de Educação Física Implementar programas de educação a distância no DES. Departamento de Veterinária Oferecer programas de educação continuada no DVT. Metas: Departamentos - CCB

26 Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Criação de Lato sensu em analisePropor a criação do curso de pós-graduação “lato sensu” em Planejamento e Controle da Produção na modalidade EaD no DEP – Criação de Lato sensu em analise Departamento de Estatística Oferecer disciplinas na modalidade semipresencial usando metodologias e tecnologias de EaD. Em análiseApoiar a criação de cursos lato sensu, na modalidade semipresencial e a distância – Em análise Departamento de Física FIS 201Desenvolver metodologia de ensino de física a distância – FIS 201 Metas: Departamentos - CCE

27 Departamento de Informática Criar disciplinas na modalidade semipresencial usando metodologias e tecnologias de EaD no DPI. Em análisePropor a criação de curso "lato sensu", na modalidade semipresencial, na área de computação – Em análise Departamento de Matemática Oferecer cursos de extensão a distância no DMA. Iniciado em 2011Propor a implantação do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância para professores da rede pública de ensino – Iniciado em Departamento de Tecnologia de Alimentos Fomentar e estimular a educação aberta e a distância no DTA. Disponibilizar 20% das disciplinas oferecidas nas modalidades presenciais e semipresenciais no DTA. Propor a implantação de curso em programa de educação continuada no DTA.

28 Departamento de Administração e Contabilidade De 2006 a 2011Oferecimento do Curso de Graduação em Administração na modalidade educação a distância – De 2006 a Criar cursos de pós-graduação em Administração e Ciências Contábeis na modalidade educação a distância. Implementar cursos de extensão de Administração e Ciências Contábeis, na modalidade educação a distância. Propor a criação do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, na modalidade educação a distância Estimular a prática do ensino não presencial e a distância para os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Departamento de Artes e Humanidades Oferecer disciplinas semipresenciais pelo DAH. Metas: Departamentos - CCH

29 Departamento de Educação Consolidar o curso de pós-graduação lato sensu em Educação a Distância. em analiseOferecer Curso de Pedagogia na modalidade semipresencial – em analise. Ministrar Curso de Formação Superior de Professores na modalidade a distância Implementar Programa de Formação Continuada no DPE. Departamento de História Iniciado em 2011Propor a criação do curso de Licenciatura em História na modalidade Ensino a Distância e estimular oferecimento de disciplinas semipresenciais no curso de graduação da UFV – Iniciado em 2011.

30 Departamento de Ciências Sociais Inicio previsto em Ago/2012.Oferecer 200 vagas em licenciatura em Ciências Sociais na modalidade de educação a distância – Inicio previsto em Ago/2012. Em cursoOferecer 190 vagas no curso de especialização lato sensu em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça na modalidade de educação a distância – Em curso Promover a capacitação do corpo docente do DCS em tecnologias educacionais voltadas para educação a distância.

31 Projetos em Desenvolvimento

32 Projetos: Licenciatura em Historia Licenciatura em Matemática Licenciatura em Ciências Sociais e PedagogiaLicenciatura em Ciências Sociais e Pedagogia TICs na graduaçãoTICs na graduação Aumentar o número de disciplina semipresenciaisAumentar o número de disciplina semipresenciais Espaço do Produtor Novos portais: Terceira Idade, Ensino Médio, Necessidades especiais MAPA – UFV (2011: 100 vagas – em 4 dias 905 inscritos) Cursos de curta duração

33 Projetos: Lato sensu:Lato sensu: Proteção de Plantas Gestão Ambiental (Florestal) Estatística Ensino Médio (Coluni) Ciência da Computação Programa de aproximação dos Campi UFVPrograma de aproximação dos Campi UFV Programa de cursos de formação para servidores da UFVPrograma de cursos de formação para servidores da UFV Criação do Núcleo de Estudo em novas tecnologias e metodologias na educação Ambiente customizado para Blogs

34 Projetos nTICsConstrução de espaço virtual e de materiais com vistas ao uso de nTICs na educação Desenvolvimento / manutenção do PVANet Portal da UFV (DTI+CCS+CEAD)Portal da UFV (DTI+CCS+CEAD) Novo prédio da CEADNovo prédio da CEAD Melhorias no SAAF (sistema acadêmico, administrativo e financeiro) Sistema de planejamento e gestão dos projetos da CEADSistema de planejamento e gestão dos projetos da CEAD

35 Novo Espaço Físico da CEAD

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47


Carregar ppt "COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA. Objetivo: Fomentar a incorporação da educação a distância aos métodos didático-pedagógicos da UFV nos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google