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Quais são os elementos de comunicação Below the Line? Mix da comunicação Nos media ou Above the Line Fora dos media ou Below the line Investimentos publicitários:

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1 Quais são os elementos de comunicação Below the Line? Mix da comunicação Nos media ou Above the Line Fora dos media ou Below the line Investimentos publicitários: Imprensa TV Outdoors Cinema Internet Investimentos publicitários: Imprensa TV Outdoors Cinema Internet Investimentos de promoção e outros: Marketing directo Sponsoring, mecenato Relações públicas Salões, feiras, exposições Promoções Internet Investimentos de promoção e outros: Marketing directo Sponsoring, mecenato Relações públicas Salões, feiras, exposições Promoções Internet

2 O que são as relações públicas? Actividade da empresa de procurar informar e de estabelecer relações de confiança e simpatia de forma planeada e continuada, entre ela própria e os seus públicos. Accionistas de referência GESTORES Trabalhadores Órgãos de Comunicação Social Prescritores Consumidores Distribuidores FornecedoresLíderes de Opinião Comunidade Financeira Sindicatos Associações Patronais Comunidade Local Órgãos de Soberania Administração Central e local Comunidade Local Outros Accionistas Público em Geral

3 Quais são os meios de que a empresa dispõe? Contactos pessoais Encontros Participação em congressos e seminários Reuniões Clubes ou associações de índole profissional e social Acolhimento e integração de trabalhadores Acções de formação Eventos Realização de encontros, colóquios e seminários Concursos Conferências de imprensa Galas e festas Organização de feiras Road Shows Publicações Relatório anual Brochuras e folhetos Artigos e notícias em revistas Jornal e revista da empresa Audiovisuais Cartazes Quadros informativos Manual de acolhimento

4 Patrocínios Apoio financeiro a manifestações de carácter desportivo, cultural ou outras, com contrapartidas negociadas em termos de visibilidade do patrocinador. Quais são os meios de que a empresa dispõe? Mecenato Apoio financeiro a manifestações de carácter eminentemente cultural, ambiental ou de solidariedade social, que podem ser inclusivamente ser abrangidas por incentivos fiscais. Projecto Esco7as – Uma iniciativa da Chip 7

5 Em que consiste o merchandising e as promoções? MERCHANDISING “ Conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e escoamento dos produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias”. (Instituto Francês do Merchandising, 1972) Tem como objectivos: Organização e gestão: Mais centrado na rentabilidade do espaço na loja Sedução: Criar um ambiente e uma exposição que favorece a compra. Tem como objectivos: Organização e gestão: Mais centrado na rentabilidade do espaço na loja Sedução: Criar um ambiente e uma exposição que favorece a compra.

6 Em que consiste o merchandising e as promoções? As duas dimensões do merchandising: Organização e Gestão: Determinação do local e da dimensão do linear Determinação de gamas Determinação do número de facings por produto Organização e Gestão: Determinação do local e da dimensão do linear Determinação de gamas Determinação do número de facings por produto Sedução: Ambiente e decoração do espaço de venda Escolha do mobiliário/expositores (prateleiras, armários e montras) Escolha de material de ponto de venda (bandeirolas, posters, etc… ) Sedução: Ambiente e decoração do espaço de venda Escolha do mobiliário/expositores (prateleiras, armários e montras) Escolha de material de ponto de venda (bandeirolas, posters, etc… )

7 PROMOÇÕES Em que consiste o merchandising e as promoções? “ Uma acção promocional consiste em associar a um produto uma vantagem temporária destinada a facilitar ou a estimular a sua utilização, a sua compra e/ou distribuição”. As principais técnicas de promoção: EXPERIMENTAÇÃO GRATUITA Distribuição de amostras do produto Prova do produto (degustação) Ensaio (demonstração) REDUÇÕES TEMPORÁRIAS DO PREÇO Redução directa do preço de venda ao consumidor Desconto sobre a quantidade Couponing (distribuição de cupões) PRÉMIOS, OFERTAS E BRINDES CONCURSOS, JOGOS E SORTEIOS EXPERIMENTAÇÃO GRATUITA Distribuição de amostras do produto Prova do produto (degustação) Ensaio (demonstração) REDUÇÕES TEMPORÁRIAS DO PREÇO Redução directa do preço de venda ao consumidor Desconto sobre a quantidade Couponing (distribuição de cupões) PRÉMIOS, OFERTAS E BRINDES CONCURSOS, JOGOS E SORTEIOS

8 Telemarketing Correio directo (direct mail ou mailing) Fax Mensagens por telemóvel (SMS, MMS…) Personalização do ambiente do website Telemarketing Correio directo (direct mail ou mailing) Fax Mensagens por telemóvel (SMS, MMS…) Personalização do ambiente do website E o marketing directo… O que é? “É uma forma de comunicação em marketing, direccionada individualmente ao seu alvo, que recorre com frequência para o seu estabelecimento a bases de dados, que contêm informação relativa ao público a atingir” As principais técnicas de marketing directo: MKT DIRECTO

9 E a internet… Será um meio de comunicação Below The Line ? INTERNET PUBLICIDADE MARKETING DIRECTO RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNICAÇÃO ABOVE THE LINE COMUNICAÇÃO BELOW THE LINE

10 E a internet… Será um meio de comunicação Below The Line ? PUBLICIDADE MARKETING DIRECTO RELAÇÕES PÚBLICAS Banners, localizações privilegiadas, etc… Banners, localizações privilegiadas, etc… publicitário, personalização do ambiente do site… publicitário, personalização do ambiente do site… viral, fóruns, chats, etc… viral, fóruns, chats, etc…

11 Questões para reflectir... 1ª) Explique o que pode ser objecto de comunicação na empresa. 2ª) Diferencie comunicação below the line de comunicação above the line 3ª) Apresente os objectivos da publicidade. 4ª) O que é um briefing de uma campanha publicitária? 5ª) Qual a diferença entre a promessa no “eixo” da mensagem e o suporte da promessa? 6ª) Diferencie acções de merchandising de acções promocionais. 7ª) “Um especialista em marketing, considera que o marketing directo é um meio de acção publicitária”. Concorda? Justifique. 8ª) E a internet… Será um meio de comunicação Below the Line? Apresente a sua opinião.


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