A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TCC – Trabalho de Conclusão de Curso"— Transcrição da apresentação:

1 TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
O TCC tem por objetivo a reflexão de um tema ou problema específico, resultante de um processo de investigação. Normalmente os trabalhos são de caráter bibliográfico (apropriação indireta) ou estudo de caso (apropriação direta).

2 O TCC não precisa ser o terror de vocês
O TCC não precisa ser o terror de vocês. Ele tem que contribuir para a formação intelectual de vocês e pode ser a porta de entrada para a vivência profissional e acadêmica, encantando vocês a uma área do conhecimento e quem sabe sendo o primeiro passo para continuarem seus estudos em uma especialização ou mestrado.

3

4

5

6 O TCC A análise deve ter uma visão crítica
Lembrem: copiar/comprar/vender TCC é CRIME, vocês podem ir presos por isso Sejam honestos, o TCC é uma parte importante da formação de vocês O TCC deve ter linguagem clara e sintética, nada de exageros e floreios O objetivos devem estar claros e a as formas de desenvolvimento devem ser consistentes A análise deve ter uma visão crítica Não tente abraçar o mundo, o tema deve ser alcançável

7 O TEMA Pensem em um tema atual, interessante, factível e próximo a realidade de vocês Lembrem-se das linhas de pesquisa na apresentação anterior Pensem no tema como uma pergunta, uma dúvida a ser respondida Sem pânico, vamos desenvolvendo a ideia de tema durante dois meses, mas também não deixem para depois! Inspirem-se!

8

9

10 PRAZO Lembrem-se que como requisito obrigatório, vocês não se formam até apresentar o TCC, então sejam responsáveis com o prazo! Depois de definido o tema e direcionados ao orientador, realizem o trabalho, a análise de dados e a escrita em tempo hábil até a apresentação!

11

12 TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
Duas fases: Antecedente (projeto de pesquisa), Consolidadora (TCC final). Segundo Vergara (2005), qualquer pesquisa necessita de um projeto bem elaborado. “Ele pode não garantir o sucesso da investigação, mas sua inadequação, ou sua ausência, certamente, garantem o insucesso”.

13 TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
Qualidade do TCC Tema relevante, inovador e atual; Clareza na exposição do tema e de sua delimitação; Texto construído segundo a metodologia científica (ABNT), usando referencial teórico; Estruturação lógica: início (Objetivo), meio (Desenvolvimento) e fim (Conclusão); Correção gramatical e linguagem adequada ao contexto científico-acadêmico (verbo no infinitivo).

14 Estrutura do TCC Pré-textuais Textuais Pós-textuais
Capa: Título e subtítulo; Folha de Rosto: credenciais; Termo de Aprovação; * Dedicatória e Epígrafe; * Agradecimento; Resumo - **Palavras-chave **Abstract key-words; Sumário Lista de figuras, tabelas, abreviaturas, símbolos, etc. Introdução; Desenvolvimento; Considerações Finais; Conclusão * Anexos e Apêndice; * Glossário Referências Bibliográficas. Pré-textuais Textuais Pós-textuais

15 Texto - Resumo Apresenta de forma resumida com frases curtas o assunto tratado, os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. Máximo 250 palavras (cerca de 10 linhas) em apenas um parágrafo. Não deve conter citações.

16 Texto - Introdução o problema importância do tema delimitação do tema
Visão geral do TCC. Deve conter: o problema importância do tema delimitação do tema objetivos metodologia adotada.

17 Texto - Introdução O Problema:
uma questão não resolvida, para a qual se vai buscar uma explicação. Pode ser uma teoria que se deseja por à prova ou o interesse de se explicar como um conceito se comporta diante de uma dada situação ou ambiente. Deve ser formulado por meio de uma pergunta. Um tema pode suscitar vários problemas.

18 Texto - Introdução Delimitação do tema:
É a restrição dos assuntos abordados no tema. Temporal Geográfica Por tipo (porte de empresa, nível organizacional, setor, tipo de sistemas, etc.)

19 Texto - Introdução Objetivos: Qual a finalidade do trabalho
A resposta ao problema apresentado. Objetivos Específicos: Outros objetivos secundários e específicos

20 Texto - Introdução Desenvolvimento: Exposição detalhada do assunto;
Justificativa; Motivação; Referencial teórico sobre o tema (clássicos); Hipóteses; Metodologia Estudo de Caso; Pesquisa Exploratória; Método Qualitativo; Método Quantitativo;

21 Questões para o TCC Algumas perguntas para a pesquisa: O quê? Título
Por quê? Objetivos – Introdução Para quem? leitor – Introdução Onde, com que, quando e como? Desenvolvimento Quanto? Resultados O que significa? Desenvolvimento Qual a conclusão? Considerações finais Quem disse? Referências Qual o tempo? Cronograma

22 Qualidade do texto “Uma das nossas tarefas mais difíceis é escrever”
“Mesmo a pessoa que você vê que escreveu um artigo muito bem, teve todo um trabalho intelectual ao longo de muitos anos”. “Não é de um dia para outro que se chega a um ponto desejável... é uma luta diária”. “O que é preciso fazer é vocês começarem a se preocupar com o assunto... Tem que partir de vocês” Palestra de Clovis Torres Fernandes – ITA

23 Recomendações para o TCC
No texto: Revisar várias vezes o texto; Submeter para outros revisarem; Revisar trabalhos de outros; Avaliando se aprende a escrever e a julgar; Usar um dicionário; Não esquecer dos agradecimentos; Não usar a primeira pessoa; Palavras estrangeiras em itálico; Explicar siglas entre parênteses. Pesquisar formatação de texto (TCCs)

24 Recomendações para o TCC
Na apresentação: Não usar gírias, ironias, piadas e brincadeiras; Consistência no uso de tempo verbal. Usar o passado; Cuidado com palavras estrangeiras; Usar o tempo (nem mais nem menos); Distribuição do tempo entre o grupo; Traje social; Levar mídias sobressalentes.

25 Recomendações para o TCC
Equilíbrio ou “norma de Occan” Escrever e falar o estritamente suficiente e necessário; Não encher lingüiça; Não ser omitir coisas importantes (usar o tempo).

26 Usar o Manual de TCC Para tirar dúvidas: Formatação; Seções; Estilo;
Normas adotadas.


Carregar ppt "TCC – Trabalho de Conclusão de Curso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google