A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."— Transcrição da apresentação:

1 Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages

2 O módulo Criar Imagens de Cor Natural mostra em passos sucessivos a criação de uma imagem colorida composta de cor natural. Imagens coloridas de satélites são constituídas por pelo menos 3 rasters de diferentes espectros em níveis de cinza. A composição dos espectros vermelho, verde e azul cria uma imagem colorida composta de cor natural. 1. Criar Imagens de Cor Natural VermelhoVerdeAzulColorido

3 1. Criar Imagens de Cor Natural Clique em “Imagem” > “Combinar” > “Converter Cor...”.

4 1. Criar Imagens de Cor Natural RGB CMY / CMYK Observe os modelos de cor de entrada: 1)Individual: essa opção permite converter o modelo de cores de uma imagem colorida ou converter a imagem colorida em 3 rasters de níveis de cinza. Aviso: o restante das opções converte 3 rasters de níveis de cinza em uma imagem colorida composta. 1)RGB Separado: o modelo aditivo de cores “RGB” em forma cúbica é o mais usado para a visualização de rasters em computadores. 2)Intensidade-Matiz-Saturação (=HSI): é uma representação cilíndrica do modelo “RGB” e pode gerar melhorias em imagens escuras de “RGB”, quando convertido em “HSI”, ajustado e reconvertido em “RGB”. 3)Brilho-Matiz-Saturação(=HSV): é também uma representação cilíndrica do modelo “RGB” com menor aplicação no geoprocessamento. 4)HSV (Munsell): veja item 4, porém com aplicação na pedologia 5)CMY: o modelo subtrativo de cores “CMY” é indicado para imprimir rasters. 6)CMYK: o modelo representa uma economia por usar cartuchos com tinta preta em relação ao modelo “CMY”. A seguir, escolhe “RGB Separado” e avance para o próximo slide. Observe os modelos de cor de entrada: 1)Individual: essa opção permite converter o modelo de cores de uma imagem colorida ou converter a imagem colorida em 3 rasters de níveis de cinza. Aviso: o restante das opções converte 3 rasters de níveis de cinza em uma imagem colorida composta. 1)RGB Separado: o modelo aditivo de cores “RGB” em forma cúbica é o mais usado para a visualização de rasters em computadores. 2)Intensidade-Matiz-Saturação (=HSI): é uma representação cilíndrica do modelo “RGB” e pode gerar melhorias em imagens escuras de “RGB”, quando convertido em “HSI”, ajustado e reconvertido em “RGB”. 3)Brilho-Matiz-Saturação(=HSV): é também uma representação cilíndrica do modelo “RGB” com menor aplicação no geoprocessamento. 4)HSV (Munsell): veja item 4, porém com aplicação na pedologia 5)CMY: o modelo subtrativo de cores “CMY” é indicado para imprimir rasters. 6)CMYK: o modelo representa uma economia por usar cartuchos com tinta preta em relação ao modelo “CMY”. A seguir, escolhe “RGB Separado” e avance para o próximo slide.

5 1. Criar Imagens de Cor Natural Clique em “Selecionar Raster(s)” para selecionar 3 imagens de níveis de cinza, que constituirão em conjunto uma imagem colorida composta. O modelo de cor usado é o “RGB” com os canais “Vermelho” (R), “Verde” (G) e “Azul” (B).

6 1. Criar Imagens de Cor Natural A seguir, clique 2x no raster “Vila Beatriz Banda Vermelha” para transferi-lo para o canal “Vermelho” na área de seleção. Primeiro, navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Processar Imagens.rvc” e entre nele, clicando 2x.

7 1. Criar Imagens de Cor Natural Repita a ação para os rasters de banda verde (primeiro) e azul (depois) conforme mostrado. A seguir, clique em “OK”.

8 1. Criar Imagens de Cor Natural Observe os modelos de cor de saída: 1)Mapa colorido de 4- e 8-bit: essa opção cria uma imagem colorida composta de 4-bit (=16 cores) ou de 8-bit (100 ou 256 cores, dependendo se for escolhido “100” ou “255” em “Faixa de Saída”. 2)24-bit RGB: cria uma imagem colorida composta com cor verdadeira (> 16 milhões de cores) Aviso: o restante das opções cria 3 rasters de níveis de cinza com seguintes modelos de cores: 1)RGB Separado: o modelo aditivo de cores “RGB” em forma cúbica é o mais usado para a visualização de rasters em computadores. 2)Intensidade-Matiz-Saturação (=HSI): é uma representação cilíndrica do modelo “RGB” e pode gerar melhorias em imagens escuras de “RGB”, quando convertido em “HSI”, ajustado e reconvertido para “RGB”. 3)Brilho-Matiz-Saturação(=HSV): é também uma representação cilíndrica do modelo “RGB” com menor aplicação no geoprocessamento. 4)HSV (Munsell): veja item 4, porém com aplicação na pedologia 5)CMY: o modelo subtrativo de cores “CMY” é indicado para imprimir rasters. 6)CMYK: o modelo representa uma economia por usar cartuchos com tinta preta em relação ao modelo “CMY”. A seguir, escolhe “24-bit RGB” e avance para o próximo slide. Observe os modelos de cor de saída: 1)Mapa colorido de 4- e 8-bit: essa opção cria uma imagem colorida composta de 4-bit (=16 cores) ou de 8-bit (100 ou 256 cores, dependendo se for escolhido “100” ou “255” em “Faixa de Saída”. 2)24-bit RGB: cria uma imagem colorida composta com cor verdadeira (> 16 milhões de cores) Aviso: o restante das opções cria 3 rasters de níveis de cinza com seguintes modelos de cores: 1)RGB Separado: o modelo aditivo de cores “RGB” em forma cúbica é o mais usado para a visualização de rasters em computadores. 2)Intensidade-Matiz-Saturação (=HSI): é uma representação cilíndrica do modelo “RGB” e pode gerar melhorias em imagens escuras de “RGB”, quando convertido em “HSI”, ajustado e reconvertido para “RGB”. 3)Brilho-Matiz-Saturação(=HSV): é também uma representação cilíndrica do modelo “RGB” com menor aplicação no geoprocessamento. 4)HSV (Munsell): veja item 4, porém com aplicação na pedologia 5)CMY: o modelo subtrativo de cores “CMY” é indicado para imprimir rasters. 6)CMYK: o modelo representa uma economia por usar cartuchos com tinta preta em relação ao modelo “CMY”. A seguir, escolhe “24-bit RGB” e avance para o próximo slide. Deixe o contraste na opção “Nenhum”. No próximo tutorial você vai aprender como manipular e melhorar o contraste, um recurso importante para melhorar a aparência de imagens.

9 1. Criar Imagens de Cor Natural Escolhe entre 3 maneiras de definir a velocidade de visualização dos rasters reamostrados. 1)Tirar Amostras: o processo cria pirâmides para uma visualização mais rápida e é indicado para rasters classificados. 2)Média: o processo cria pirâmides para uma visualização mais rápida e é indicado para todos os outros tipos de rasters. 3)Nenhum: o processo não cria pirâmides e resulta em uma visualização mais lenta dos rasters reamostrados. Escolhe opção “Média” e avance para o próximo slide. Escolhe entre 3 maneiras de definir a velocidade de visualização dos rasters reamostrados. 1)Tirar Amostras: o processo cria pirâmides para uma visualização mais rápida e é indicado para rasters classificados. 2)Média: o processo cria pirâmides para uma visualização mais rápida e é indicado para todos os outros tipos de rasters. 3)Nenhum: o processo não cria pirâmides e resulta em uma visualização mais lenta dos rasters reamostrados. Escolhe opção “Média” e avance para o próximo slide.

10 1. Criar Imagens de Cor Natural Escolhe entre 5 maneiras de compactar os rasters reamostrados. 1)Descompactado: o valor das celas é estritamente mantido sem nenhuma compactação 2)Executar Comprimento Codificado (Run Length Encoding) / Padrão sem Perda / Huffman / JPEG2000 Sem Perda: o valor das celas é estritamente mantido e permite processamento analítico dos rasters reamostrados. 3)JPEG2000 Qualidade Máxima: compressão com perda mínima para finalidade de visualização. 4)JPEG200 Usuário-Definido: compressão com perda variável para finalidade de visualização. 5)JPEG: como JPEG2000, porém com menor compactação. Recomenda-se usar JPEG2000 por ter maior compactação. Escolhe “JPEG200 Sem Perda” e avance para o próximo slide. Escolhe entre 5 maneiras de compactar os rasters reamostrados. 1)Descompactado: o valor das celas é estritamente mantido sem nenhuma compactação 2)Executar Comprimento Codificado (Run Length Encoding) / Padrão sem Perda / Huffman / JPEG2000 Sem Perda: o valor das celas é estritamente mantido e permite processamento analítico dos rasters reamostrados. 3)JPEG2000 Qualidade Máxima: compressão com perda mínima para finalidade de visualização. 4)JPEG200 Usuário-Definido: compressão com perda variável para finalidade de visualização. 5)JPEG: como JPEG2000, porém com menor compactação. Recomenda-se usar JPEG2000 por ter maior compactação. Escolhe “JPEG200 Sem Perda” e avance para o próximo slide.

11 1. Criar Imagens de Cor Natural Com “Equilíbrio de Cores” é possível manipular as cores e o contraste do(s) raster(s) de saída por meio de uma referência. No próximo tutorial você vai aprender como manipular cores e contraste, usando “Equilíbrio de Cores”. Clique em “Executar...” para criar a imagem colorida.

12 1. Criar Imagens de Cor Natural Digite o nome sugerido. Primeiro, navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Processar Imagens.rvc” e entre nele, clicando 2x. A seguir, clique em “OK”.

13 1. Criar Imagens de Cor Natural PARABÉNS! Você acabou de criar uma imagem colorida de cor natural. No próximo tutorial vamos exibir a imagem e melhorar sua aparência. Clique em “OK”......e a seguir em “Sair” para encerrar o processo.

14 Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial.


Carregar ppt "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google