A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO."— Transcrição da apresentação:

1 UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

2 O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO.

3

4 6.000 FUNCIONÁRIOS MÉDIA DE 80% DE SATISFAÇÃO PESQUISA DE CLIMA 90% DE GRADUADOS 80% COM MAIS DE 31 ANOS 51% COM MAIS DE 6 ANOS DE SEBRAE MAIS DE 10 MIL VIAGENS ANO MAIS DE 500 MISSÕES INTERNACIONAIS ANO CLIENTE COM ALTA DIVERSIDADE E MULTIPLICIDADE

5 FORMA DE PARTICIPAÇÃO SIMPLES ALTA CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO E AGREGAÇÃO DE VALOR COMPARTILHAMENTO EVOLUÇÃO INCREMENTAL

6 DETALHAMENTO

7

8 Entendimento do Portal Saber Entendimento do Portal Saber Como conceber o Design Como conceber o Design Interlocução com o Sebrae Interlocução com o Sebrae Benefícios e ganhos com o processo Benefícios e ganhos com o processo Desafios da gestão do conhecimento Desafios da gestão do conhecimento

9 *Adaptado do “Central Office of Design INCERTEZAS | PADRÕES | INSIGHTSCLAREZA | FOCO PESQUISACONCEITO | PROTÓTIPODESIGN INOVAÇÃO

10 Design-Thinking para Inovação 1. Definir o desafio/oportunidade 2. Pesquisa Benchmark Usuários 3. Revisão / redefinição do desafio 4. Incubação Arte, cultura, ciência, tecnologia, pensar sobre... 5. Idealização/iluminação Co-criação, multidisciplinar, visual, brainstorm, futuro, cenários 6. Evolução/Refinamento 7. Protótipo/teste 8. Olhar externo / refinamento 9. Implementação 10. Implementação

11

12

13

14

15

16

17

18 ESTRUTURA TECNOLÓGICA LMS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

19

20 SITUAÇÃO INICIAL

21 o design thinking coloca na prática formas de inovação colaborativa e co- criação para buscar soluções para problemas e oportunidades de negócios. “Ninguém sabe tudo sozinho”. Etienne Wenger DESIGN THINKING

22 através da observação, colaboração, conhecimento, visualização, competências, prototipagem e análises Pessoa s Negócios Tecnologia s Viável Desejável Possível DESIGN THINKING

23 Informação + Relacionamento Para produzir um portal mais colaborativo o processo de criação também foi colaborativo.

24 BENCHMARKING MIT Science Magazine UniBB MEC

25 ANÁLISE HEURÍSTICA

26 CONTEÚDO FORMATAÇÃOLINGUA GEMINTERFACE ARQUITETURA E NAVEGAÇÃO OPÇÕES DE NAVEGAÇÃO RÓTULOS INTERFACE INTERAÇÃO E WEB 2.0 COMPARTILHAMENTO INTEGRAÇÃO WEB 2.0 CONTATO E ATENDIMENTO CAPA ORIENTAÇÃO AO USUÁRIO VARIEDADE DE ACESSOS COMPOSIÇÃO ANÁLISE HEURÍSTICA

27 Brasão Colaborativo Conteúdo orientado à realidade de seus usuários e seu perfil na instituição. Com processo de aprendizagem e orientação para o auto-desenvolvimento, provendo acesso e compartilhamento de conhecimentos e melhores práticas da organização. O portal deve ter formas de criar, publicar, utilizar, indicar, partilhar, agregar e registrar conteúdos e relatos de conhecimento de parceiros e instituições, de e para as MPE. Facilitar conexões e intensificar a interação, visando à construção de um saber comum através de diferentes formas de relacionar o conteúdo. Para o alcance dos resultados do Sebrae junto às micro e pequenas empresas. Com aprendizado e conteúdo possibilitando a seus usuários adquirir saberes e recursos para construir competências. Criado em atividade com gestores e colaboradores da UC nacional

28 Dinâmica do Card Sorting Card sorting é uma técnica de categorização de cartões. O objetivo é criar um sistema de organização de conteúdo que reflita o modo de pensar dos seus usuários. Categorizar é agrupar entidades (idéias, objetos, ações, etc.) por semelhança.

29 CARD SORTING Atividade colaborativa de pesquisa qualitativa e arquitetura de informação que possibilitou aos usuários definirem desejos para a criação do novo portal da Universidade Corporativa Sebrae. 12/08 - Brasília/DF25/08 - Rio de Janeiro/RJ05/09 - Macapá/AP

30 Dinâmica com Gestores QUERO/NÃO QUERO Levantamento de desejos para o novo portal. MINHA CAPA Construção de um wireframe colaborativo da capa do novo portal.

31 requisitos tecnológicos: definição da ferramenta Tecnologia

32 Viabilização: Arquitetura de Informação

33 Prototipagem para desenvolvimento

34 EstratégicaOperacional Gerente Sub-Gerente Analista Consultor Editor Conteudista Representante Regional Articulação Editor de Tecnologia Conteudista GOVERNANÇA Comitê

35 Testes de usabilidade FLORIANÓPOLIS - SÃO PAULO - BRASÍLIA Testes realizados no portal em ambiente de homologação Ajustes em rótulos e no perfil social do usuário do portal UX

36 EVOLUÇÃO ONDA I Universidade: aprendendo a conhecer ONDA II Colaboração: aprendendo a fazer ONDA III Gestão do Conhecimento: aprendendo a ser/viver

37 O novo portal é participativo, inovador e capaz de atender a missão básica da UCSebrae. Deste processo colaborativo nasceu o novo portal da UC Sebrae Deste processo colaborativo nasceu o novo portal da UC Sebrae

38 OBRIGADO


Carregar ppt "UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google