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Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado

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Apresentação em tema: "Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
Crescimento, desenvolvimento e maturação – implicações para o desenvolvimento motor Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado 1º. Semestre/2008

2 Descrevendo e explicando o desenvolvimento motor
Teoria desenvolvimentista é descritiva e explicativa. Descreve como o indivíduo é em certas faixas etárias e quais são suas características. Explica o que faz com que estas características ocorram.

3 Fases do desenvolvimento motor
Todo indivíduo está envolvido no processo permanente de aprender a mover-se com controle e competência em relação aos desafios enfrentados diariamente em um mundo de constantes mudanças. Fatores que afetam o desenvolvimento motor. 3 categorias de movimentos.

4 Movimentos relacionados ao instinto de sobrevivência!!!
Fase motora reflexa 1º.s movimentos fetais = REFLEXOS Involuntários. A partir da atividade reflexa bebê obtém informações imediatas do ambiente. Ex: reações ao som, luz, toque = reflexa! Movimentos relacionados ao instinto de sobrevivência!!!

5 Fase motora reflexa Reflexos primitivos
Agrupadores de informação: auxiliam a estimulação da atividade cortical e o desenvolvimento (identificação); Caçadores de alimentação e reações protetoras: auto-preservação; proteção para a sobrevivência. Ex: sugar e procurar pelo olfato = mecanismos primitivos de sobrevivência.

6 Fase motora reflexa Reflexos posturais
2ª. forma de movimentos involuntários! Porém, semelhante ao voluntários posteriores = servem de preparação para movimentos futuros. Ex: reflexo da 1ª. “marcha”; reflexo palmar.

7 Fase motora reflexa Estágio de codificação de informações: período fetal/4º. mês pós natal; atividade motora involuntária; aquisição e grupamento de informações; partes inferiores cerebrais estão no comando; esta fase serve para o bebê reunir informações, buscar alimento e encontrar proteção.

8 Fase motora reflexa Estágio de decodificação: início no 4º. mês de vida; processamento de informações; reflexos diminuem gradativamente com desenvolvimento dos centros cerebrais superiores (córtex).

9 Fase dos movimentos rudimentares
1ª.s formas de movimentos voluntários; surgem até 2 anos; aparecimento desses movimentos determinado pela maturação, com seqüência de aparecimento previsível e resistente a alterações em condições normais; porém o ritmo varia de criança para criança; depende de fatores biológicos, ambientais e da tarefa.

10 Fase dos movimentos rudimentares
Bebê: formas básicas de movimentos voluntários necessários à sobrevivência; envolve movimentos estabilizadores (controle da cabeça, do pescoço, dos mm...); manipuladores (alcançar, agarrar, soltar...) e locomotores (arrastar-se, engatinhar, caminhar...).

11 Fase dos movimentos rudimentares
Estágio de inibição de reflexos: início ao nascimento; à medida que córtex se desenvolve os reflexos  e os movimentos voluntários  (ainda que no início sejam descontrolados e grosseiros).

12 Fase dos movimentos rudimentares
Estágio de pré controle: por volta de 1 ano de idade criança começa ter maior precisão e controle dos movimentos; aprende obter e manter equilíbrio, manipular objetos e locomover-se nos ambientes com notável grau de controle.

13 Fase dos movimentos fundamentais
Movimentos fundamentais na 1ª. infância são conseqüência dos movimentos rudimentares neo-natais; fase de exploração e experimentação da capacidade motora de seus corpos; período de descobertas; movimentos combinados (correr, pular, arremessar, apanhar, andar com firmeza e equilíbrio); participação maturacional e ambiental importantes!!!

14 Fase dos movimentos fundamentais
Estágio inicial: criança faz primeiras tentativas orientadas tendo como objetivo desempenhar uma habilidade fundamental (movimentos sem ritmo, sem coordenação, uso exagerado ou limitado do corpo).

15 Fase dos movimentos fundamentais
Estágio elementar: envolve maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos, sincronia de tempo e espaço (movimentos ainda são restritos ou exagerados); participação da maturação. Obs: muitas crianças, e também adultos, não vão além do estágio elementar para muitos padrões de movimento. Ex: dançar!

16 Fase dos movimentos fundamentais
Estágio maduro: deverá ser atingido entre 5-6 anos; desempenho mecanicamente eficiente, coordenado e controlado (com exceção dos manipulativos que amadurecem mais tarde porque exigem controle/coordenação visual).

17 Fase dos movimentos especializados
Totalmente dependente de fases anteriores; movimento como ferramenta que se aplica a muitas atividades diárias; movimentos básicos estão refinados, combinados e elaborados para situações de maior exigência. Ex: pular em 1 pé só pode ser usado em brincadeiras, exercícios, modalidades esportivas...).

18 Fase dos movimentos especializados
Estágio transitório: 7-8 anos, criança começa combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho especializado. ATENÇÃO: há apenas aplicação dos movimentos fundamentais de forma mais específica e complexa! Crianças estão muito ativas = NÃO RESTRINGIR MOVIMENTOS!

19 Fase dos movimentos especializados
Estágio de aplicação: anos; mudanças interessantes! Há maior sofisticação cognitiva, indivíduo pode tomar decisões/fazer escolhas de aprendizado; escolher ou evitar praticar habilidades esportivas; possibilidade de fazer auto-exame de forças e fraquezas, oportunidades e restrições = definir escolhas!

20 Fase dos movimentos especializados
Estágio de utilização permanente: 14 em diante; auge do processo de desenvolvimento motor caracterizado pelo uso do repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo ao longo de toda sua vida. Outros fatores afetarão!

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