A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.B.D. Sejam Bem-vindos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.B.D. Sejam Bem-vindos."— Transcrição da apresentação:

1 E.B.D. Sejam Bem-vindos

2 AMO A TUA LEI SL.119:97. Ensina-me os Teus Caminhos.

3 A BÍBLIA: A PALAVRA DE DEUS AOS HOMENS.

4 Ensina-me os Teus Caminhos.
A Torá. Perguntas. 1- Quais eram as promessas de Deus a Jacó?.Por que Deus fez essas promessas? Como Jacó reagiu?. 2-O que aprendeu sobre a escada de Jacó?. 3-Por que Jacó lutou com o “homem”? O que lhe custou? Valeu a pena?. 4-Você já se importou de tal forma com a benção de Deus em sua vida a ponto de “Lutar com o Senhor”?. Sexta Semana

5 Ensina-me os Teus Caminhos.
A Torá. Respostas: 1- 1- Quais eram as promessas de Deus a Jacó?.1.2-Por que Deus fez essas promessas? 1.3-Como Jacó reagiu?. 1.1-Gn. 28= Promessas a Jacó: 1.2-Gn.28:3-4.; 2-Gn.28:13-15. 1.2.1-A Benção pertencia a Jacó.Essa benção fora dada por Deus a Abraão(Gn.12:1-4;13:14-17;17:1-8;18:18.ss). 1.3-Jacó obeceu e foi a Padã-Arã;na casa do seu avô(Betuel)(sobrinho de Abraão,pai de Rebeca). Gn.28:4-5.

6 Ensina-me os Teus Caminhos.
A Torá. Respostas: Cont.: 1.2-A Benção pertencia a Jacó.Essa benção fora dada por Deus a Abraão(Gn.12:1-4;13:14-17;17:1-8;18:18.ss).Del foi transmitida para Isaque(Gn.26:4-5);e agora ,de Isaque para jacó. De jacó, haveria de passar para os doze patriarcas,e daí para a nação de Israel. Obs: E o Messias viria da tribo de Judá, um dos filhos de Jacó. E do Messias estenderia a benção a todas as nações da terra(Gl.3:14....). Obs; A terra pertencia a Jacó; A terra prometida era outra provisão do pacto abraâmico. Obs: Uma pátria celestial também havia sido prometida não deste mundo(Heb.11:9-10;13;16);mas ficou reservado Ao N.T. falar claramente sobre essa dimensão espiritual do pacto Abraâmico(Gl.3:15-17;24-29).

7 3-Por que Jacó lutou com o “homem”? O que lhe custou? Valeu a pena?.
Ensina-me os Teus Caminhos. A Torá. Respostas: 3-Por que Jacó lutou com o “homem”? O que lhe custou? Valeu a pena?. 4-Você já se importou de tal forma com a benção de Deus em sua vida a ponto de “Lutar com o Senhor”?.

8 O Direito de Primogenitura
No oriente, o primogênito, ou o filho mais velho, gozava de certos privilégios em relação aos outros filhos. Dava-se isto de um modo especial entre os hebreus. o primogênito era consagrado ao Senhor (Êx 22:29). Pertencia-lhe a excelência da dignidade e a excelência do poder (Gn 49:3). Quando morria o pai, recebia ele porção dobrada na distribuição dos bens de família (Dt 21:17) - e nas famílias reais era ele quem sucedia no trono (2 Cr 21:3). o direito de primogenitura e os privilégios que lhe eram inerentes poderiam ser retirados por inconveniente conduta do primogênito, como no exemplo dos filhos de isaque, sendo transferidos os direitos dessa situação (Gn 27:37). Davi, por direção divina, excluiu do trono a Adonias, para favorecer Salomão, sendo marcada a preferência pelo ato da unção. o filho mais velho era muito respeitado na família, e à medida que a família ia crescendo, ia ele pouco a pouco obtendo mais autoridade, vindo por esse fato a ser o maioral - ‘cabeça da casa de seu pai’ (Nm 7:2; e 21:18; 25:14).

9 O Direito de Primogenitura: Cont.
A ‘dobrada porção’ da herança da família, que cabia ao filho mais velho pela Lei de Moisés, explica o ter pedido Eliseu porção dobrada do espírito de Elias (2 Rs 2.9). Nas primitivas genealogias das Escrituras, o primogênito de uma linha é muitas vezes mencionado (Gn e 25.13) de um modo particular. Também uma especial santidade se achava ligada no Judaísmo ao titulo de primogênito, e é neste sentido que, segundo parece, é aplicado ao Messias (Rm Cl Hb Ap 1.5) - e como co-herdeiros Dele reclamam os remidos a sua herança (Lc Rm Cl 3.24).

10 Jesus Cristo(Unigênito); depois primogênito Naturalmente=Lc.2:7.
Primogênito=Heb.da raiz=Bakar=ser nascido como primícia, nascer primeiro. Jesus Cristo(Unigênito); depois primogênito Naturalmente=Lc.2:7. Espiritualmente=Lc.2:23. Rm.8:29=Espiritual(Nova Identidade) Ap.1:5=O primogênito dos Mortos.(Ressurreição). A Primogenitura na A.T.: Gn.25:20-23(Profecia sobre o + velho servir ao + moço).(Esaú servir a jacó).(Gn.27:38-41). Também em Gn.48:14;1719.(Efraim=“duplamente frutífero)+moço. (Manassés=“Levando a esquecer)primogênito

11 Deus e a Esterilidade: Esta era uma questão séria,uma mulher não poder ter filhos na antiguidade. E ainda + séria qdo o pacto Abraâmico dependia da fertilidade. Deus teve de intervir por várias vezes: com Sara(Gn.15:2-6;18:12-14);com Rebeca(neste caso); Com Raquel(Gn.29:31;30:22-23);com a mãe de Sansão(Jz.13:2-7); com Ana(1Sm.1:2-20);e com Isabel no N.T.(Lc.1:7-3). As pessoas assim envolvidas, creram em um ato de Deus,para corrigir a situação. Obs: Intervenção Divina:Algumas vezes Deus se esconde e espera p/ver o q/ podemos fazer com nossos dotes naturais conferidos por Ele,bem como, com a nossa determinação espiritual. Mas a ocasiões em que as coisas ultrapassam nossa capacidade, nesses casos, a intervenção divina é realizada, p/ que a missão seja cumprida.

12 Obs: Isaque se casa com 40 anos e com 60 anos tem Esaú e Jacó
Obs: Isaque se casa com 40 anos e com 60 anos tem Esaú e Jacó.( talvez 20 anos de oração por um filho);pois Rebeca era estéril.(Gn.25:21;24-26).Homem de oração(Gn.24:63a). Obs: Esaú(“peludo”)= Antepassado dos Edomitas(Edom=Vermilho;ruivo);Esaú é denominado profano(Heb.12:16) que significa carente de espiritualidade. Também ver (Gn.36:1;8 e31). Obs: depois se cumpriu a Profecia de Gn.25. Historicamente se cumpriu,pois Israel dominou Edom desde a Monarquia em diante(Nm.24:18;2Sm.8:13;1Rs.11:15-16), onde Edom se livrou de Israel pouco a pouco.( 2Rs.8:20-22;Ez.35:3;10);o monte Seir,parte central do território dos Edomitas,e representa Edom).

13 Eles são semitas( de Sem filho de Noé).
História dos Judeus: A História dos Judeus começou com Abraão,gerando a Isaque,filho que o Senhor lhe deu como promessa,. Isaque gerou a Jacó, e Jacó teve 12 filhos,com os quais foram formadas as 12 tribos de Israel. Eles são semitas( de Sem filho de Noé). São conhecidos como Hebreus,filhos de “Heber”( Neto de Sem);povo dalém do Eufrates. São intitulados também como judeus,povo que adorava ao Senhor no Templo em Jerusalém;cidade de Davi,na região de Judá. Obs: Nos dias de hoje são conhecidos como Israelitas,pessoas descendentes de Jacó,ou Israelenses,os que nasceram na terra de Israel.

14 GÊNESIS 25:31-33 - Jacó comprou o direito da primogenitura ou o conseguiu por meio do engano?
PROBLEMA: Este texto diz que Jacó pediu a Esaú que lhe vendesse o direito de primogenitura. Mas Gênesis 29:1ss conta-nos que para recebê-lo ele valeu-se do engano. SOLUÇÃO: Jacó comprou o "direito da primogenitura", mas obteve a "bênção" por meio do engano. São duas coisas diferentes. Assim, não há uma real divergência.

15 GÊNESIS 32:30 - O rosto de Deus pode ser visto?
PROBLEMA: Deus declarou a Moisés: "homem nenhum verá a minha face, e viverá" (Êxodo 33:20; veja os comentários de João 1:18). Moisés recebeu a permissão para apenas ver Deus "pelas costas" (Êx 33:23). Contudo, a Bíblia nos informa que Moisés falou com Deus "face a face" (Dt 5:4), e o mesmo é dito com respeito a Jacó em Gênesis 32:30. Como então puderam eles falar face a face com Deus? SOLUÇÃO: É possível um cego falar face a face com alguém, sem, contudo, ver a face dessa pessoa. A expressão "face a face" significa "pessoalmente", ou "diretamente", ou ainda "com intimidade". Moisés teve esse tipo de relacionamento íntimo com Deus. Mas ele, assim como mortal algum, jamais viu a "face" (a essência) de Deus diretamente.

16 Teorias à Respeito da Criação:
1- Teoria do Intervalo: Segundo esta teoria, houve uma criação perfeita em passado distante. ( Gn 1:1), seguida de uma grande catástrofe ocorrida entre G. 1:1 e Gn. 1:2. A qual deixou aterra desolada e em caos.(Jer.4:23). A ruína da terra foi resultado da queda de satanás e seus anjos. ( Ez. 28:12-15). 2- Teoria da Grande Explosão: O Dr. Alexander Friedmann, matemático russo, baseado na teoria da relatividade de Einstein,imaginou o universo como uma grande bola de hidrogênio, que se expandiria indefinidamente, até atingir distâncias infinitas.

17 Teorias à Respeito da Criação:
3- Teoria do Equilíbrio: Há perfeito equilíbrio em tudo,”Nada se cria e nada se destrói : tudo se transforma”. No princípio, a matéria se estenderia como um vasto lençol, em formas de ondas, iria se expandindo naturalmente, como se expandem os gases, até atingir distancias infinitas. Sem necessidade de explosão alguma.Deus teria criado a matéria em forma gasosa, solidificando-se através de movimentos incessantes. 4- Teoria da Alternância Dia-Era: Os dias eram períodos de 24 horas, ou curtos lapsos de tempo, separados por vastas eras geológicas.Nestes períodos curtos , chamados dias, ocorreu a atividade criadora.

18 Extensão Histórica de Gênesis: 2.369 Anos.
  A História de Gênesis começa com a criação do Universo e do homem, e termina com a morte de José, o último dos patriarcas de Israel. O Período é de ± 2369 anos. Extensão geográfica de Gênesis: A Área geográfica do livro vai do vale da Mesopotâmia, conhecido como o berço da raça humana, até o vale do Nilo no Egito, o berço da raça hebraica. Essa área é chamada de “fértil crescente”. Três continentes convergem para ela, tornando-se o “centro da terra”.

19 ATUAL Fértil Crescente Época do A.T.

20 Importância do Pentateuco
1-Cósmica:Princípio Criador do Universo 2-Histórica:Traça a origem do homem à partir de Adão. Todavia não é intensão apresentar a Hist. compl. de todas as raças 3-Religiosa:Retrata a Pessoa de Deus 4:Profética:Origem dos temas proféticos mais importantes.

21 A importância da Interpretação da Bíblia na Igreja
O que é a igreja? Efésios 4:11-16 Comunidade de Adoração Comunidade de Evangelização Comunidade de Edificação Comunidade de Comunhão A Igreja é o povo de Deus tirado do mundo;o povo de Deus colocado no mundo e o povo de Deus enviado ao mundo,para proclamar e testemunhar a Palavra de Deus.

22 O que é a Bíblia ? (o que Deus faz) (quem Deus é) (O que Deus quer)
Narrativa das intervenções históricas de Deus (o que Deus faz) Revelação da pessoa de Deus em seus atributos visíveis e invisíveis (quem Deus é) Declaração do cumprimento do propósito de Deus (O que Deus quer)

23 Pleno existencial Exegético homilético Histórico
O que é a interpretação da Bíblia ? É a busca pelo sentido estabelecido pelo Autor Pleno É a busca pelo sentido apreendido pelo intérprete existencial É a busca pelo sentido pretendido pelo escritor Exegético É a busca pelo sentido percebido pelos ouvintes contemporâneos do intérprete homilético É a busca pelo sentido compreendido pelos leitores contemporâneos do escritor Histórico


Carregar ppt "E.B.D. Sejam Bem-vindos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google