A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro Universitário Senac Engenharia Ambiental Desenho Técnico e CAD Prof. Ronaldo Suzuki www.suzuki.arq.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro Universitário Senac Engenharia Ambiental Desenho Técnico e CAD Prof. Ronaldo Suzuki www.suzuki.arq.br."— Transcrição da apresentação:

1 Centro Universitário Senac Engenharia Ambiental Desenho Técnico e CAD Prof. Ronaldo Suzuki www.suzuki.arq.br

2 Prof. Ronaldo Suzuki ● Arquiteto e Urbanista – Mackenzie; ● Mestre em Ciências da Comunicação – USP; ● Examinador da ABES para o PNQS e ● Professor de Computação Gráfica e Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi.

3 Experiência ● Mais de 20 anos de experiência na área de projetos de Engenharia e Arquitetura (CTH-USP, Eletropaulo, Rossi Residencial) ● Mais de 17 anos de experiência na implantação e treinamento de sistema CAD (Philips, Atos Origin, Rossi Residencial, Anhembi Morumbi) ● Mais de 13 anos de experiência no ensino (Anhembi Morumbi, Univ. São Judas, Pentágono, Liceu de Artes e Ofícios de S. Paulo)

4 Desenho Técnico ● O que é Desenho Técnico? ● É uma forma normatizada de desenho. ● É uma forma de expressão gráfica que utiliza um conjunto de linhas e símbolos normalizadas internacionalmente para se representar um projeto. ● O Projeto, entre outras definições, é um processo de mediação entre o projetista (criador) e o executor (operário). O projeto é o canal de comunicação entre a idéia (concepção) e a execução (concreto)

5 Comunicação do Desenho No Século XVIII, o matemático Francês Gasper Monge criou o Sistema de projeções ortogonais visando facilitar a construção das Fortificações (projeto) Com a Revolução Industrial, a linguagem gráfica foi padro- nizada, permitindo a comuni- cação e o intercâmbio de informações.

6 Desenho Técnico Projetivo Exemplos de utilização  Projeto e fabricação de máquinas, equipamentos e de estruturas nas indústrias  Projeto e construção de edificações (estrutura, elétrica, água-fria, esgoto, etc.)  Projeto e construção de rodovias e ferrovias (incluidno a representação da topografia do terreno)  Projeto e construção de sistemas de tratamento e distribuição de água, sistema de coleta e tratamento de resíduos.  Projeto de produtos industriais.  Projeto e construção de móveis  Outros

7 Exemplo – Planta de elétrica

8 Exemplo – Planta de Estrutura

9 Exemplo – Detalhe de Estrutura

10 Exemplo – Perspectiva – Instalações Prediais de Água-Fria

11 Exemplo – Planta de Instalações Prediais de Esgoto

12 Exemplo – Levantamento Planialtimétrico

13 Exemplo – Implantação de Projeto

14 Exemplo – Mapa Século XVIII

15 Exemplo – Planta do Século XIX O exemplo mais antigo de Desenho Técnico data de 1490

16 Geometria Descritiva Como explicar e transmitir verbalmente a montagem do modelo abaixo? Difícil, não?

17 Geometria Descritiva A representação de qualquer objeto tridimensional é feita por sua projeção ortogonal (grego: ortho=reto e gonal=ângulo) sobre um plano:

18 Geometria Descritiva Plano vertical Plano horizontal Plano Lateral Esquerdo

19 Geometria Descritiva

20

21 Arestas visíveis linha cheia

22 Geometria Descritiva Portanto, para um leigo, a figura abaixo representa nada mais do que três quadrados Mas, na linguagem gráfica do Desenho Técnico, a figura Corresponde a Representação Gráfica de um... frontal horizontal Lateral esquerda frente

23 Geometria Descritiva linhas tracejadas Às vezes teremos que representar a projeção de contornos ou arestas não visíveis. Linha tracejada


Carregar ppt "Centro Universitário Senac Engenharia Ambiental Desenho Técnico e CAD Prof. Ronaldo Suzuki www.suzuki.arq.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google