A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Livro 2 Timóteo TEXTO BASE: 2 Timóteo 3.16

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Livro 2 Timóteo TEXTO BASE: 2 Timóteo 3.16"— Transcrição da apresentação:

1 O Livro 2 Timóteo TEXTO BASE: 2 Timóteo 3.16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”.

2 O Livro 2 Timóteo O Tema Central de 2 Timóteo reside na Responsabilidade, de cada um de nós, para com a Palavra Deus.

3 O Livro 2 Timóteo Trata-se da última Carta de Paulo. Nela, assim como o Senhor Jesus comissionou a Igreja, Paulo, por intermédio de Timóteo, comissiona-nos, também.

4 O Livro 2 Timóteo A primeira Grande Responsabilidade está na recomendação de GUARDAR A PALAVRA, conforme 2 Timóteo 1.14.

5 O Livro 2 Timóteo Aprendemos com o Salmista: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” – Salmos

6 O Livro 2 Timóteo “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” – 2 Timóteo 1.13,14.

7 O Livro 2 Timóteo A orientação paulina de guardar o bom depósito é guardar as boas novas que temos recebido, com o auxílio do Espírito Santo. Paulo estava certo de que o Senhor era poderoso para guardar o seu depósito até aquele dia e por esta razão não se envergonhava do evangelho e de sua situação, em 2 Timóteo 1.12.

8 O Livro 2 Timóteo Paulo sempre teve a nítida idéia de que não devia (e não podia) se envergonhar do Evangelho, “Pois não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” – Romanos 1.16.

9 O Livro 2 Timóteo Paulo deixa Timóteo ciente de que, todos na Ásia o abandonaram, exceto nosso irmão Onesíforo que nunca se envergonhou das algemas de Paulo, 2 Timóteo 1.15,16.

10 O Livro 2 Timóteo Isso nos leva ao mandamento contido em Hebreus 13.3, ou seja, devemos nos lembrar dos presos, como se estivéssemos presos com eles.

11 O Livro 2 Timóteo “Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados”. Hebreus 13.3.

12 O Livro 2 Timóteo A segunda Grande Responsabilidade está na recomendação de ENSINAR A PALAVRA, conforme 2 Timóteo 2.2.

13 O Livro 2 Timóteo Em Romanos 12.7 Paulo orienta-nos no sentido de que, se é ensino, o que ensina esmere-se no fazê-lo.

14 O Livro 2 Timóteo Paulo, como excelente professor, usa os exemplos práticos, para nossa aprendizagem, a saber: o soldado, o atleta e o lavrador, em 2 Timóteo

15 O Livro 2 Timóteo No caso do Soldado chama à atenção quanto à prontidão e, ainda, que, nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.

16 O Livro 2 Timóteo No caso do Atleta, Paulo utiliza o seguinte pensamento: “...o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas”. Devemos buscar o prêmio, a coroa, porém, segundo as normas pré-estabelecidas.

17 O Livro 2 Timóteo No caso do Lavador Paulo orienta que o mesmo deverá ser o primeiro a participar dos frutos. Como lavrador da Palavra de Deus nós seremos recompensados recebendo, em primeiro lugar, as bênçãos decorrentes do nosso trabalho.

18 O Livro 2 Timóteo Paulo trata, também, do Obreiro, ou seja, cada um de nós, de per si, devemos seguir à orientação contida em 2 Timóteo 2.15, “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade”.

19 O Livro 2 Timóteo Paulo trata, ainda, no capítulo 2, versículo 20, dos vasos, uns para honra e outros para desonra. À pergunta por que não lançamos fora todos os vasos maus, o Senhor Jesus responde em Mateus , ou seja, trigo e joio crescem juntos, somente na “colheita” serão separados.

20 O Livro 2 Timóteo Paulo aconselha ao jovem Timóteo a fugir (2 Timóteo 2.22) a fugir das paixões da mocidade, ou seja, no tempo presente, prazer carnal, poder (Gálatas 5.16) e desejo desenfreado por bens materiais (1Timóteo 6.9)

21 O Livro 2 Timóteo A terceira Grande Responsabilidade está na recomendação de PERMANECER NA PALAVRA, conforme 2 Timóteo 3.14.

22 O Livro 2 Timóteo ”Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e, que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a Salvação pela fé em Cristo Jesus”. 2 Timóteo

23 O Livro 2 Timóteo Paulo, comparando a situação de Éfeso (centro de magia e feitiçaria – Atos 19.19) à oposição enfrentada por Moisés (Êxodo ), por meio dos feiticeiros egípcios Janes e Jambres, orientava Timóteo em 2 Timóteo

24 O Livro 2 Timóteo Paulo, no entanto, comparando os resistentes “Janes” e “Jambres”, do tempo presente, os têm como homens corrompidos na mente, réprobos quanto à fé, todavia, não irão avante, porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.

25 O Livro 2 Timóteo A quarta Grande Responsabilidade está na recomendação de PREGAR A PALAVRA, conforme 2 Timóteo 4.2.

26 O Livro 2 Timóteo “Prega a Palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”. 2 Timóteo 1.14.

27 O Livro 2 Timóteo Paulo orienta a Timóteo que seja sóbrio, suporte as aflições e faça o trabalho de um evangelista, cumprindo cabalmente o seu ministério.

28 O Livro 2 Timóteo Paulo, sabendo que o tempo de sua partida é chegado, tendo sido abandonado por homens, ressaltando Demas, ressalta a fidelidade de Lucas, declarando que o Senhor lhe assistira e lhe revestira de forças, tendo sido libertado da boca do leão, sabe que o mesmo Senhor o levará salvo para o seu reino celestial.

29 O Livro 2 Timóteo Paulo, então, exclama a frase que sintetiza toda a sua vida missionária, e apostólica, “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a Fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” – 2 Timóteo

30 O Livro 2 Timóteo MEDITAÇÃO FINAL – “Fiel é esta Palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”. – 2 Timóteo 2.11 e 13.


Carregar ppt "O Livro 2 Timóteo TEXTO BASE: 2 Timóteo 3.16"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google