A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Martinho Lutero. Um sacerdote e professor de teologia alemão Nascido no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben. Seu nome é sempre lembrado como figura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Martinho Lutero. Um sacerdote e professor de teologia alemão Nascido no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben. Seu nome é sempre lembrado como figura."— Transcrição da apresentação:

1 Martinho Lutero

2 Um sacerdote e professor de teologia alemão Nascido no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben. Seu nome é sempre lembrado como figura mais notável da Reforma Religiosa que tomou a Europa na Modernidade. Ainda jovem Lutero estudou Filosofia na Universidade de Erfurt concluindo seu mestrado em 1505.

3 Durante uma forte tempestade o jovem quase foi atingido e aterrorizado gritou: Ajuda-me, SantAna! Eu me tornarei um monge! Como sobreviveu ele abandonou a faculdade e entrou para a ordem dos Agostinianos, de Frankfurt, a 17 de julho de Começava sua vida religiosa!

4 Apesar de se revelar um religiosos dedicado, Lutero vivia atormentado com seus pecados. Se sentia acusado, o que levou seu superior Johann von Staupitz a concluir que o jovem necessitava de mais trabalhos, para afastar- se de sua excessiva reflexão. Foi ordenado que ele iniciasse a carreira acadêmica que fez dele Doutor em Teologia em 1512.

5

6 Numa viagem a Roma Martinho se decepcionou muito com a Igreja Católica pela venda indiscriminada de Indulgências e o distanciamento dos princípios iniciais da fé cristã. O acumulo de riquezas com a exposição de relíquias era destinado à construção de templos luxuosos enquanto o povo passava fome. Revoltado ele começou expor sua opinião nas pregações e aulas de Teologia, o que chamou a atenção das autoridades católicas.

7 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8-9

8 No dia 31 de outubro, Lutero fixou as 95 Teses na porta da Igreja de Wittenberg. Com o desenvolvimento da Imprensa, as teses foram copiadas e impressas e em poucos dias tinham se espalhado pela Europa. Apesar de não dar importancia ao caso no início por acreditar que Lutero mudaria de ideia, o Papa acabou se surpreendendo com sua coragem e o classificou como herege.

9

10

11 Nesta época Lutero já havia mudado totalmente seu discurso que antes pregava a obediência implícita à Igreja. Agora ele questionava os dogmas católicos e negava abertamente a autoridade papal, pedindo que fosse realizado um Concílio. Muitas conferências foram realizadas mas o reformante estava irredutível e não aceitava fazer retratações.

12 O alemão questionava também que a salvação pertencesse à Igreja Católica e que o homem precisava ser intermediado por outro homem para chegar à Deus. Defendia que todos deveriam ter acesso à Bíblia e a fé era o instrumento de salvação um a vez que para alcançar redenção era preciso crer em Cristo e na sua misericórdia.

13 Quanto aos abusos eclesiásticos ele defendia a abolição das rendas do Papa, a abolição dos Interditos e abusos relacionados com a excomunhão, a ab-rogação do celibato do clero, o fim da venda de Idulgências e uma reforma geral na moralidade pública.

14 Lutero foi propositalmente sequestrado e levado para o Castelo de Wartburg, em Eisenach, onde permaneceu por cerca de um ano. Durante esse período trabalhou na sua célebre tradução da Bíblia para o alemão, sendo impresso o Novo Testamento em setembro de 1522.

15

16

17 Além de iniciar a Reforma que daria outros rumos não só à religião, mas à história da Europa nos anos seguintes, as obras de Martinho são base para estudo Teológico até os dias de hoje. Martinho Lutero morreu em 18 de fevereiro de 1546 com mais de 60 anos de causa natural. Mesmo sendo perseguido e até mesmo ameaçado, ele não foi assassinado e seu corpo encontra-se sepultado na Igreja de Wittenberg em Wittenberg.

18

19 Prof.: Eleaque de Oliveira Alunos: Filipe Breder Samuel Kaique Thiago Martins Vaneir Ferreira 25 de outubro de 2012


Carregar ppt "Martinho Lutero. Um sacerdote e professor de teologia alemão Nascido no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben. Seu nome é sempre lembrado como figura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google