A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II (16 DE OUTUBRO DE 2002) O ROSÁRIO É MINHA ORAÇÃO PREDILETA. ORAÇÃO MARAVILHOSA! MARAVILHOSA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II (16 DE OUTUBRO DE 2002) O ROSÁRIO É MINHA ORAÇÃO PREDILETA. ORAÇÃO MARAVILHOSA! MARAVILHOSA."— Transcrição da apresentação:

1 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II (16 DE OUTUBRO DE 2002) O ROSÁRIO É MINHA ORAÇÃO PREDILETA. ORAÇÃO MARAVILHOSA! MARAVILHOSA NA SIMPLICIDADE E NA PROFUNDIDADE [...] A SIMPLES ORAÇÃO DO ROSÁRIO MARCA O RITMO DA VIDA HUMANA.

2 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II INTRODUÇÃO O ROSÁRIO FORMOU-SE GRADUALMENTE NO SEGUNDO MILÊNIO. É ORAÇÃO AMADA POR NUMEROSOS SANTOS E ESTIMULADA PELO MAGISTÉRIO. O ROSÁRIO É ORAÇÃO DE GRANDE SIGNIFICADO E DESTINADA A PRODUZIR FRUTOS DE SANTIDADE. O ROSÁRIO ENQUADRA-SE NO CAMINHO ESPIRITUAL DO CRISTIANISMO IMPULSIONADO A GRITAR CRISTO AO MUNDO COMO SENHOR E SALVADOR.

3 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II INTRODUÇÃO O ROSÁRIO É ORAÇÃO CRISTOLÓGICA, MESMO COM CARACTERÍSTICA MARIANA, QUE CONCENTRA A PROFUNDIDADE DE TODA A MENSAGEM DOS EVANGELHOS. É QUASE UM RESUMO DE TODA A MENSAGEM EVANGÉLICA. NO ROSÁRIO, ECOA A ORAÇÃO DO MAGNIFICAT, O POVO CRISTÃO FREQUENTA A ESCOLA DE MARIA (CONTEMPLAÇÃO DO ROSTO DE CRISTO E EXPERIÊNCIA DO SEU AMOR) E ALCANÇA GRAÇA EM ABUNDÂNCIA, COMO SE A RECEBESSE DAS MÃOS DA MÃE DO REDENTOR.

4 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II INTRODUÇÃO NUMEROSOS PAPAS ATRIBUÍRAM GRANDE IMPORTÂNCIA AO ROSÁRIO (LEÃO XIII, JOÃO XXIII, PAULO VI, DENTRE OUTROS). REFLEXÃO SOBRE O ROSÁRIO – 2002: ANO DO ROSÁRIO. RECITAR O ROSÁRIO É CONTEMPLAR COM MARIA O ROSTO DE CRISTO. O PLENO SIGNIFICADO DO ROSÁRIO CONDUZ AO CENTRO DA VIDA CRISTÃ (OPORTUNIDADE ESPIRITUAL E PEDAGÓGICA PARA A CONTEMPLAÇÃO PESSOAL, A FORMAÇÃO DO POVO DE DEUS E A EVANGELIZAÇÃO.

5 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II INTRODUÇÃO ROSÁRIO: CULTO À MÃE DE DEUS ORIENTADO A CRISTO, CENTRO DA FÉ CRISTÃ (HONRAR A MÃE PARA MELHOR CONHECER, AMAR E GLORIFICAR O FILHO). ROSÁRIO: ORAÇÃO MEDITATIVA (CAMINHO DE CONTEMPLAÇÃO); ORAÇÃO PELA PAZ E PELA FAMÍLIA. ROSÁRIO: PRESENÇA MATERNA DE MARIA NA VIDA DA IGREJA. ROSÁRIO: CAMINHO DE SANTIFICAÇÃO VIVIDO POR UMA MULTIDÃO DE SANTOS.

6 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO I CONTEMPLAÇÃO DE CRISTO COM MARIA (FIXAR OS OLHOS NO ROSTO DE CRISTO). MARIA, MODELO DE CONTEMPLAÇÃO (OS OLHOS DE MARIA SE CONCENTRAM EM JESUS CRISTO). ROSÁRIO: VIVER SINTONIZADOS COM AS RECORDAÇÕES E COM O OLHAR DE MARIA. ROSÁRIO: É UMA ORAÇÃO CONTEMPLATIVA (RITMO E TRANQUILIDADE, MEDITAÇÃO DOS MISTÉRIOS DA VIDA DE CRISTO).

7 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO I RECORDAR CRISTO COM MARIA: MEMÓRIA (ATUALIZAÇÃO DAS OBRAS REALIZADAS POR DEUS) – ASSIMILAÇÃO DA VIDA DO REDENTOR (ORAÇÃO INCESSANTE). APRENDER CRISTO DE MARIA: CRISTO É O MESTRE POR EXCELÊNCIA. MARIA DESEMPENHOU O PAPEL DE MESTRA (BODAS DE CANÁ, MOMENTOS DECISIVOS DA COMUNIDADE CRISTÃ INICIAL). MISTÉRIO: FREQUENTAR A ESCOLA DE MARIA.

8 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO I CONFIGURAR-SE A CRISTO COM MARIA: CAMINHO ESPIRITUAL DO ROSÁRIO DE INCESSANTE CONTEMPLAÇÃO DO ROSTO DE CRISTO PARA CONFIGURAR-SE A CRISTO. SUPLICAR A CRISTO COM MARIA: ROSÁRIO É MEDITAÇÃO E SÚPLICA. CONFIANÇA NA INTERCESSÃO MATERNA JUNTO AO CORAÇÃO DO FILHO. JESUS É O ÚNICO MEDIADOR, O CAMINHO DA NOSSA ORAÇÃO. MARIA MOSTRA O CAMINHO.

9 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO I ANUNCIAR CRISTO COMO MARIA: O ROSÁRIO É CAMINHO DE ANÚNCIO E APROFUNDAMENTO QUE OFERECE CONTINUAMENTE O MISTÉRIO DE CRISTO. APRESENTAÇÃO ORANTE E CONTEMPLATIVA: FORMAR O CORAÇÃO DO DISCÍPULO SEGUNDO O CORAÇÃO DE CRISTO. É OPORTUNIDADE CATEQUÉTICA. O ROSÁRIO CONSERVA TODA A SUA FORÇA E NÃO PODE SER ESQUECIDO NA BAGAGEM DO BOM EVANGELIZADOR.

10 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO II MISTÉRIOS DE CRISTO – MISTÉRIOS DA MÃE. ROSÁRIO: COMPÊNDIO DO EVANGELHO – PERCURSO TRADICIONAL DA ORAÇÃO CRISTÃ APLICADA À CONTEMPLAÇÃO DO ROSTO DE CRISTO. É UMA PRECE DE ORIENTAÇÃO PROFUNDAMENTE CRISTOLÓGICA (FOCO EM JESUS CRISTO). REPETIÇÃO DAS PALAVRAS BÍBLICAS (LUCAS): ALEGRA-TE, MARIA, SEGUIDA DO LOUVOR INCESSANTE A CRISTO: BENDITO O FRUTO DO TEU VENTRE – LEMBRANÇA CONTÍNUA DE JESUS CRISTO.

11 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO II INSERÇÃO DOS MISTÉRIOS LUMINOSOS: OBJETIVO – CONSIDERAR O ROSÁRIO MAIS PLENAMENTE COMO COMPÊNDIO (RESUMO) DO EVANGELHO. – MISTÉRIOS DA ALEGRIA (ENCARNAÇÃO E VIDA OCULTA DE CRISTO); MISTÉRIOS DA LUZ (MOMENTOS SIGNIFICATIVOS DA VIDA PÚBLICA DE CRISTO); MISTÉRIOS DA DOR (SOFRIMENTOS DE CRISTO) E MISTÉRIOS DA GLÓRIA (TRIUNFO DA RESSURREIÇÃO).

12 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO II MISTÉRIOS DA ALEGRIA (INFÂNCIA DE JESUS) – FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: ALEGRIA QUE IRRADIA DO ACONTECIMENTO DA ENCARNAÇÃO; NASCIMENTO DE JESUS; ENCONTRO DE MARIA COM ISABEL; APRESENTAÇÃO NO TEMPLO; EPISÓDIO NO TEMPLO (JESUS AOS DOZE ANOS).

13 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO II MISTÉRIOS DA LUZ (VIDA PÚBLICA DE JESUS) – TODO O MISTÉRIO DE CRISTO É LUZ: BATISMO DE JESUS; AUTO-REVELAÇÃO NAS BODAS DE CANÁ; ANÚNCIO DO REINO DE DEUS E CONVITE À CONVERSÃO; TRANSFIGURAÇÃO DE CRISTO; INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA.

14 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO II MISTÉRIOS DA DOR (ALGUNS MOMENTOS DA PAIXÃO DE CRISTO) – MOMENTO DE PARTICULAR ANGÚSTIA (CRISTO PÕE-SE NO LUGAR DA HUMANIDADE – FRAQUEZAS; TENTAÇÕES; AFIRMAÇÃO DO SIM AO PAI); FLAGELAÇÃO; COROAÇÃO DE ESPINHOS; SUBIDA AO CALVÁRIO; MORTE NA CRUZ.

15 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO II MISTÉRIOS DA GLÓRIA: CONTEMPLAÇÃO DO CRISTO RESSUSCITADO. RESSURREIÇÃO DE CRISTO; ASCENSÃO DE CRISTO; PENTECOSTES; ASSUNÇÃO DE MARIA (ESPECIALÍSSIMO PRIVILÉGIO); COROAÇÃO DE MARIA COMO RAINHA DOS ANJOS E DOS SANTOS.

16 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO II DOS MISTÉRIOS AO MISTÉRIO: O CAMINHO DE MARIA – OS CICLOS MEDITATIVOS PROPOSTOS NO SANTO ROSÁRIO APELAM AO ESSENCIAL. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DO ROSÁRIO. COLOCA-NOS NO CAMINHO DE MARIA. DEVOÇÃO MARIANA ANIMADA PELA CERTEZA DA RELAÇÃO QUE LIGA CRISTO À SUA MÃE SANTÍSSIMA. AVE-MARIA: PALAVRAS DO ARCANJO GABRIEL E DE ISABEL – SOMOS LEVADOS A PROCURAR EM MARIA JESUS (BENDITO FRUTO DO SEU VENTRE).

17 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO II ROSÁRIO: MISTÉRIO DE CRISTO, MISTÉRIO DO HOMEM. A CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS DA VIDA DE CRISTO AJUDA A COMPREENDER A EXISTÊNCIA HUMANA. O ROSÁRIO MARCA O RITMO DA VIDA HUMANA, HARMONIZANDO-A AO RITMO DA VIDA DIVINA.

18 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO III PARA MIM, O VIVER É CRISTO. O ROSÁRIO, CAMINHO DE ASSIMILAÇÃO DO MISTÉRIO. MÉTODO DA REPETIÇÃO: FAVORECER A ASSIMILAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO. REPETIÇÃO COMO EXPRESSÃO DO AMOR = ALIMENTAR O ATO DE AMOR POR JESUS CRISTO. APONTA-NOS O VIVER EM CRISTO.

19 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO III ROSÁRIO: MÉTODO VÁLIDO QUE PODE SER MELHORADO. SUGESTÃO METODOLÓGICA PARA A ORAÇÃO DO ROSÁRIO: ENUNCIAÇÃO DO MISTÉRIO DE FORMA CONTEXTUALIZADA – USO DE ÍCONES; ENUNCIAÇÃO DO MISTÉRIO ACOMPANHADA PELA PROCLAMAÇÃO DE UMA PASSAGEM BÍBLICA RELACIONADA; MANTER MOMENTOS DE SILÊNCIA E MEDITAÇÃO; A ORAÇÃO DO PAI- NOSSO – CARÁTER ECLESIAL DA ORAÇÃO, RELACIONAMENTO COM O PAI.

20 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO III SUGESTÃO METODOLÓGICA PARA A ORAÇÃO DO ROSÁRIO: AS DEZ AVE-MARIAS – FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA (SAUDAÇÃO DO ANJO GABRIEL E DE SANTA ISABEL); CONTEMPLAÇÃO DO MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO REALIZADO NA VIRGEM DE NAZARÉ; ACENTUA O NOME DE JESUS, REPETIR O NOME DE JESUS ENLAÇADO COM O DA MÃE SANTÍSSIMA (MARIA, MÃE DE DEUS); CONFIANÇA NA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA NA VIDA E NA HORA DA NOSSA MORTE.

21 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO III SUGESTÃO METODOLÓGICA PARA A ORAÇÃO DO ROSÁRIO: O GLÓRIA-AO-PAI – PONTO ALTO DA GLORIFICAÇÃO DA TRINDADE. APÓS CADA DEZENA, FAZ-SE A GLORIFICAÇÃO TRINITÁRIA – REFORÇAR O TOM CONTEMPLATIVO.

22 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO III SUGESTÃO METODOLÓGICA PARA A ORAÇÃO DO ROSÁRIO: A JACULATÓRIA FINAL – ORAÇÃO CONCLUSIVA SIGNIFICATIVA.

23 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO III SUGESTÃO METODOLÓGICA PARA A ORAÇÃO DO ROSÁRIO: O TERÇO – INSTRUMENTO USADO NA RECITAÇÃO DO ROSÁRIO: SENTIDO SIMBÓLICO – O TERÇO CONVERGE PARA O CRUCIFICADO (O CAMINHO DA VIDA E DA ORAÇÃO COMEÇA E TERMINA EM CRISTO).

24 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CAPÍTULO III SUGESTÃO METODOLÓGICA PARA A ORAÇÃO DO ROSÁRIO: COMEÇO E TÉRMINO – VARIA DE ACORDO COM O COSTUME(PROFISSÃO DE FÉ, ORAÇÕES PELAS INTENÇÕES DO PAPA). A DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO: DOMINGO E QUARTA-FEIRA – MISTÉRIOS DA GLÓRIA; SEGUNDA-FEIRA E SÁBADO – MISTÉRIOS DA ALEGRIA; TERÇA-FEIRA E SEXTA-FEIRA – MISTÉRIOS DA DOR; QUINTA-FEIRA – MISTÉRIOS DA LUZ.

25 CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II CONCLUSÃO ORAÇÃO PELA PAZ. ORAÇÃO DA FAMÍLIA. ORAÇÃO FÁCIL E RICA (TESOURO A DESCOBRIR).


Carregar ppt "CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - PAPA JOÃO PAULO II (16 DE OUTUBRO DE 2002) O ROSÁRIO É MINHA ORAÇÃO PREDILETA. ORAÇÃO MARAVILHOSA! MARAVILHOSA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google