A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Origem Fonte: MCTI Governo investindo pesado Investimento público em P&D.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Origem Fonte: MCTI Governo investindo pesado Investimento público em P&D."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Origem

3 Fonte: MCTI Governo investindo pesado Investimento público em P&D

4 Entre 2000 e 2010, o total de empresas existentes no Brasil aumentou 2 milhões, equivalente ao total de companhias de toda a Austrália. 47% Fonte: Estabelecimentos declarantes da RAIS, excluindo os setores agropecuária, administração e serviços públicos e educação e saúde, em que a maioria dos estabelecimentos é pública O Brasil é um dos países que mais abrem empresas por ano PaísEmpresas por ano 1 EUA553.000 2 Reino Unido330.000 3 Brasil¹316.000 4 Rússia262.000 5 Canadá174.000 6 França129.000 7 Japão*106.000 8 Itália69.000 9 Alemanha*65.000 10 EUA553.000 Fonte: Banco Mundial -Dados de 2009. Excluindo China que não tem dados confiáveis Mais empresas surgindo

5 No passado, a maior parte dos empreendedores iniciantes do país era formada por gente que abria um negócio por falta de opção. Hoje, a maioria é composta por pessoas que veem uma oportunidade e decidem empreender Caiu 30 pontos os empreendedores iniciantes com até 04 anos de estudo Dobrou o percentual de empreendedores iniciantes com mais de 11 anos de estudo Escolaridade dos empreendedores iniciantes* Fonte: Exame. Cálculo feito com base na população estimada pelo IBGE com idade entre 18 e 64 anos * Empreendedores iniciantes são aqueles à frente de empresas com até 3,5 anos de existência Além da quantidade, mais QUALIDADE

6 dos brasileiros consideram o empreendedorismo uma boa oportunidade de carreira, atrás apenas da Colômbia no ranking do GEM com 54 países. 86% 65% dos universitários brasileiros dizem querer abrir o próprio negócio no futuro, sendo pesquisa realizada pela ONG ENDEAVOR. 100.000 estudantes brasileiros virão de estudos no exterior pelo Ciência sem Fronteiras, com grande potencial de empreendedorismo inovador. Número de universitários que querem abrir empresa é quase igual aos dos que querem trabalhar em grandes empresas, cinco anos depois dos estudos, de acordo com Estudo Guess Brasil. E vem mais por aí...

7 A capacidade de inovação das empresas é proporcional ao seu tamanho: quanto maior a empresa, mais inovação ela faz. Portanto, tanto pequenas quanto médias empresas enfrentam as mesmas dificuldades para inovarem. Fonte: PINTEC/IBGE-2008 Inovação x Tamanho

8 O problema, ou uma parte importante dele Sem perfil empreendedor Falta de estruturação da empresa Modelagem de negócio errada Foco em negócios inovadores e de alto impacto

9 11 salões 1 fábrica 1.500 funcionários R$ 140 milhões Beleza Natural

10 Roberto Rodrigues Viciado em tecnologia Excelente formação Quer criar o próximo Google brasileiro Não entende nada de negócio, já tentou aprender e desistiu...

11 Albert Pesquisador Albert Pesquisador-Empreendedor Tem uma grande invenção Não entende nada de negócio Não conhece ninguém na área empresarial

12 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

13 Desenvolvimento de conteúdo específico para negócios inovadores, com foco prático para situações reais de negócio e interatividade com o empreendedor Processo de coaching com executivos, investidores, consultores e empreendedores de sucesso rede de contatos entre participantes, comunidade de investidores e parceiros de negócio conhecimento e indicações de negócios, conteúdo, toda de experiências e discussões atrair investimentos de fundos público e privados através de melhores propostas e ideias mais robustas acesso a instrumentos públicos de apoio capacitação em larga escala Capacitação Rede de Contatos Políticas Públicas

14 | Início da Implantação (2013) e escalonamento (2014) Fase 0 Criação da infraestrutura Fase 1 Captação e treinamento básico Fase 2 Capacitação intermediária Fase 3 Capacitação avançada Fase 4 Escalonamento Modelos de aceleração e avaliação do perfil do empreendedor Desenvolvimento de ideias e apoio à comunicação Introdução ao capital de risco Estruturação do modelo/plano de negócios Validação da estratégia e planejamento para acesso a investidores Acesso a evento de startups Coaching coletivo e on-line Técnicas de negociação incluindo aspectos legais e contratuais e de valoração Validação do plano de negócios Técnica de apresentação Mentoria presencial Entrega Participantes N/A 300 50 20 14 Módulos replicáveis Módulos regionais Módulos setoriais Plataforma tecnológica online para captação, capacitações e relacionamento Desenvolvimento de redes de contatos

15 www.inovativabrasil.com.br

16


Carregar ppt "A Origem Fonte: MCTI Governo investindo pesado Investimento público em P&D."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google