A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 4 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 4 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas numa tabela. Transportar informações de tabelas para gráficos. Perceber a importância dos gráficos de barras na comunicação de informações. Elaborar gráficos de barras. Analisar gráficos de barras múltiplas.

2 Conteúdos Tabelas Tipos de gráficos de barras (ou colunas)
Gráficos de barras múltiplas

3 Outros tipos de gráfico
Parte 1- Dados, tabelas e gráficos de barras (ou colunas) Pesquisa Dados Tabelas Gráficos Infográficos Gráficos de barras Gráficos de linhas de pizzas Outros tipos de gráfico Figura 1 - A relação entre dados, tabelas e gráficos.

4 Figura 2 - Infográfico – Dólar em alta.
O infográfico engloba diversos elementos (fotografias, desenhos, diagramas estatístico etc.). Todos esses elementos são acompanhados de textos sintéticos e dados numéricos. Com forte apelo, seu objetivo maior é a transmissão visual da informação. Figura 2 - Infográfico – Dólar em alta. Fonte: AGÊNCIA GRAFFO, 2012.

5 Pesquisa Dado Tabela Gráfico Gráfico de barras Com os dados colhidos podemos montar uma tabela que permitirá a elaboração de um gráfico de barras.

6 Interpretando as informações das barras
Relações entre as tabelas e os diversos tipos de gráficos de barras. Tabela 1 – Avanço da capacidade hidrelétrica brasileira Ano Potencia (MW) 1975 16.316 1980 27.649 1985 37.077 1990 51.367 2000 61.063 2005 70.857 2010 80.703 A capacidade hidrelétrica do Brasil vem aumentando ao longo dos anos? Esses aumentos foram constantes a cada intervalo de cinco anos ou houve variação nesses aumentos?

7 Os valores das variações são diferentes
Figura 4 - Capacidade hidrelétrica brasileira. Fonte: ATTUY, 2012.

8 O trânsito não pode parar
Será que ocorrem situações nas quais essa variação no período é constante? Como ficariam nessas situações os dados da tabela e o gráfico de barras? O trânsito não pode parar Rodrigo Ferrari diz que o principal impedimento para a construção de mais e melhores ciclovias é a fluidez do trânsito, que estaria ameaçada com uma possível diminuição das pistas para carros. Já para os ciclistas, as bicicletas seriam uma opção justamente para combater os problemas de trânsito devido ao excesso de carros nas ruas de Porto Alegre, que só tendem a aumentar. Hoje 93 novos veículos entram em circulação por dia na capital (dados referentes a 2010). Citei Londres como um exemplo durante a conversa com Ferrari. A capital britânica enfrenta um problema enorme de trânsito, o que a obriga até a medidas mais drásticas, como a cobrança de pedágio para que motoristas entrem no Centro. (RODRIGUES, 2012.)

9 Se em um dia entram em circulação 93 veículos, depois de 30 dias quantos veículos teremos?
A cada mês a cidade receberá _________ novos veículos. A cidade de Porto Alegre ao final de março de 2011 possuía uma frota de veículos (JORNAL DO COMÉRCIO, 2011). ao final de abril: = veículos ao final de maio: = veículos e assim sucessivamente.

10 Mês Número de veículos Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro

11 Os valores das variações são iguais
Figura 5 - Aumento mensal da numero veículos na cidade de Porto Alegre.

12 Parte 2 – Elaborando um gráfico de barras
Utilizando as instruções, do seu material elaborar um gráfico de barras a partir dos resultados da pesquisa realizada na aula 2: Qual seu passatempo predileto? (escolher uma opção) Leitura Música Esporte Cinema TV Jogos de computador Internet Outros

13 Parte 3 – Tipos diferentes de gráficos de barras
Gráficos de barras verticais Gráficos de barras horizontais Gráficos de barras em 3 dimensões (3D) Gráficos de barras múltiplas

14 Gráficos de barras verticais
Figura 6 - Gráfico de barras verticais - passatempo predileto dos alunos.

15 Gráficos de barras horizontais
Figura 7 - Gráfico de barras horizontais - passatempo predileto dos alunos.

16 Gráficos de barras em 3 dimensões (3D)
Figura 8 - Gráfico de barras em 3D - passatempo predileto dos alunos.

17 O topo da barra nos leva a acreditar que existem dois valores para o fenômeno pesquisado o que seria contraditório. Figura 9 - Gráfico de barras em 3D.

18 Gráficos de barras múltiplas
Tabela de dupla entrada Tabela 4 – Passatempos preferidos dos meninos e meninas Passatempo Meninos Meninas Leitura 1 Música 2 Esporte 3 Cinema 4 TV Jogos de computador 6 Internet 7 8 Outros

19 Gráfico de barras duplas

20 Tabela 5 – Passatempos preferidos dos meninos e meninas
Número de alunos Leitura 1 2 Música 3 Esporte 4 Cinema 6 TV 5 Jogos de computador 9 Internet 7 8 15 Outros

21 Gráfico de barras triplas

22 Parte 4 – Revisão Parte 5 – Atividade complementar extra-classe - Histogramas


Carregar ppt "Aula 4 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google