A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física e Tecnologia Dilatações Térmicas Prof Wildson W de Aragão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física e Tecnologia Dilatações Térmicas Prof Wildson W de Aragão."— Transcrição da apresentação:

1 Física e Tecnologia Dilatações Térmicas Prof Wildson W de Aragão

2 A Lâmina Bimetálica Dispositivo constituído por duas tiras justapostas feitas de diferentes metais. Ao serem aquecidas, as tiras se dilatam provocando o encurvamento da lâmina para o lado cujo metal possui menor coeficiente de dilatação. Sua utilização é muito comum nos chamados pisca- piscas.

3 Coeficiente de dilatação  Representa a dilatação (variação de tamanho) sofrida por um corpo quando sua temperatura aumenta ou diminui de 1º C. Cada material possui seu coeficiente de dilatação.  Dilatação linear – Coeficiente de dilatação linear;  Dilatação superficial – Coeficiente de dilatação superficial;  Dilatação volumétrica – Coeficiente de dilatação volumétrica.

4 O termômetro de mercúrio  Muito utilizado para medir a temperatura do corpo, esses termômetros possuem em seu interior uma coluna de mercúrio que aumenta de tamanho ao ser aquecida. Quando em equilíbrio térmico com o corpo, a coluna marca exatamente a temperatura corporal do indivíduo.

5 A dilatação térmica no dia a dia  Em pontes e outras construções de grande porte, são deixados pequenos espaços entre cada placa de concreto, para que haja dilatação sem danificar as estruturas.

6  Em ferrovias, o aquecimento das barras de ferro pode ocasionar o aumento de comprimento das mesmas, gerando uma força tensora que pode danificar as barras. Por isso, são deixados espações entre as barras dos trilhos.  As barras dos trilhos sofrem variação de comprimento, ou seja, Dilatação Linear durante um aquecimento.  Como calcular essa dilatação?

7  Como calcular a variação de comprimento ΔL dos corpos? ΔL = Li. α. Δθ Li = comprimento inicial α = coeficiente de dilatação linear (ºC -1 ) Δθ = variação de temperatura.

8 Alguns coeficientes de dilatação linear

9  Vê-se que em dias quentes os cabos de eletricidade apresentam “barrigas” maiores que em dias frios.  Para evitar o rompimento de pontes metálicas, uma de suas extremidades é apoiada sobre cilindros, permitindo que se desloquem quando a temperatura se eleva.  Para placas retangulares, a dilatação ocorrem em suas duas dimensões, por isso é chamada de Dilatação Superficial (área). Como a área de uma superfície pode variar?

10 Variação da área das placas: Dilatação Superficial

11 Por que os tanques de combustível dos postos ficam submersos no solo?  Para reduzir a dilatação do combustível quando ele se aquece, os reservatórios são subterrâneos, não recebendo um calor significativo do ambiente externo.  Caso não se utilizasse esse procedimento, o líquido sofreria uma Dilatação Volumétrica.

12  Dilatação Volumétrica

13  Na Dilatação dos Líquidos, devemos considerar o volume que transborda.  ΔV = ΔV ap + Δv rec  ΔV ap = dilatação aparente (transborda; externa)  ΔV rec = dilatação no recipiente (interna)


Carregar ppt "Física e Tecnologia Dilatações Térmicas Prof Wildson W de Aragão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google