A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais temas da prova. . O objetivo português ao criar o sistema de capitanias hereditárias Entre as razões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais temas da prova. . O objetivo português ao criar o sistema de capitanias hereditárias Entre as razões."— Transcrição da apresentação:

1 Principais temas da prova

2

3

4 . O objetivo português ao criar o sistema de capitanias hereditárias Entre as razões que justificam o sistema de capitanias hereditárias, podemos destacar que Portugal buscava resolver os constantes problemas sofridos com a invasão dos corsários estrangeiros no litoral brasileiro. De tal forma, o sistema de capitanias aparecia como uma solução para que o território fosse ocupado e os invasores fossem devidamente combatidos. Os dois principais objetivos foram garantir a posse do território e atrair portugueses com recursos para que aqui se estabelecessem e dessem início às atividades produtivas e lucrativas.

5 A oposição de alguns membros da Igreja com relação à escravidão dos índios. Escravo é um ser humano que é tratado como um objeto, algo que pertence a alguém, que não tem vontade própria, que pode ser usado, torturado e até morto. Alguns membros da igreja viam este ato como anti cristão, amai vos ao próximo como à ti mesmo...

6 A contestação da França e Inglaterra ao Tratado de Tordesilhas. Porque a França e a Inglaterra, por exemplo, não haviam participado da divisão dos territórios e acreditavam que após este acordo seus vizinhos e rivais sairiam fortalecidos economicamente e politicamente.

7 O que eram as sesmarias. Sesmarias eram os enormes lotes de terra incultos doados aos homens católicos. Porque a França e a Inglaterra, por exemplo, não haviam participado da divisão dos territórios e acreditavam que após este acordo seus vizinhos e rivais sairiam fortalecidos economicamente e politicamente. A contestação da França e Inglaterra ao Tratado de Tordesilhas..

8 A implantação do sistema de capitanias hereditárias. Antes de adotar esse sistema em terras brasileiras, Portugal já havia experimentado a organização das capitanias hereditárias nas ilhas atlânticas, também colonizadas pela Coroa. O que o governo Português fez para colonizar e conquistar as terras recém-descobertas?. Criação das capitanias hereditárias; com o objetivo de povoar o litoral brasileiro em toda sua extensão, impedindo assim novas incursões estrangeiras.Para iniciar a colonização sistemática de sua colônia, o rei de Portugal, D. João III, optou por utilizar um sistema que já vigorava nas ilhas das costas africanas: as capitanias hereditárias. Contudo, era a primeira vez que o aplicava em um território de dimensões territoriais.

9 As atividades econômicas desenvolvidas pelos índios na América Portuguesa Eles não lavram nem criam [...] E não comem senão deste inhame, de que aqui há muito, e dessas semente e frutos que a terra e as árvores de si deitam Eram caçadores e coletores. Os povos indígenas no Brasil apresentavam como características... As trocas sem a intenção predominante de fazer circular riqueza. A maioria dos índios brasileiros viviam de escambo, troca de produtos sem utilizar moeda, produziam alimentos apenas para a sobrevivência da aldeia e não havia posse da terra ou mesmo dos utensílios.

10 Que tipo de mão de obra que predominou nas minas de prata na da América Espanhola Mão de obra indígena, submetida ao trabalho compulsório. Logo nos primeiros anos de colonização, milhares de índios foram obrigados a trabalhos compulsórios em minas da América Espanhola. As mais conhecidas formas de trabalho compulsório eram a mita e a encomienda. Conhecimentos avançados dos Maias, Astecas e Incas ? Os povos pré-colombianos apresentavam diferentes estágios de desenvolvimento cultural e material, classificados em sociedades de coletores/caçadores e sociedades agrárias. Dentro desse segundo grupo, três culturas merecem maior destaque: os maias, os astecas e os incas. Alcançaram notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas complexas de construção, metalurgia e cerâmica. Desenvolveram técnicas diferentes de agricultura. Enquanto o fim da cultura maia é até hoje um mistério, sabemos que os povos astecas e incas decaíram perante a conquista espanhola.

11


Carregar ppt "Principais temas da prova. . O objetivo português ao criar o sistema de capitanias hereditárias Entre as razões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google