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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
02/04/2017

2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Estímulos de Marketing Outros Estímulos Características do comprador Processo de decisão do comprador Culturais Sociais Pessoais Psicológicas Rec/ do problema Busca de informações Avaliação Decisão Comp/ pós-compra Econômicos Tecnológicos Políticos Culturais Produto Preço Praça Promoção Decisões do comprador Escolha do produto Escolha da marca Escolha do revendedor Época da compra Quantidade comprada 02/04/2017

3 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - DEFINIÇÕES -
CLASSES SOCIAIS – divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade, que são ordenadas hierarquicamente e cujos membros compartilham valores, interesses e comportamentos similares. (KOTLER – 1998, p.163) GRUPOS DE REFERÊNCIA – compreendem todos os grupos que têm influência direta (face-a-face/GRUPOS DE AFINIDADE) ou indireta sobre as atitudes ou comportamento da pessoa. (KOTLER – 1998, p.164) ESTILO DE VIDA – padrão de vida expresso em atividades, interesses e opiniões. Retrata a “pessoa por inteiro” interagindo com seu ambiente. (KOTLER – 1998, p.172) PERSONALIDADE – conjunto de características psicológicas distintas de uma pessoa que levam a respostas conscientes e duradouras em seu ambiente (KOTLER – 1998, p.172) PERCEPÇÃO – processo pelo qual uma pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações para criar um quadro significativo do mundo. (BERELSON – 1964, p.88) APRENDIZAGEM – envolve as mudanças no comportamento de um indivíduo decorrentes da experiência. (KOTLER – 1998, p.175) ATITUDE – resistência de uma pessoa às avaliações favoráveis e desfavoráveis, aos sentimentos emocionais e às tendências de ação em relação a algum objeto ou idéia. (KRECH – 1962, Cap.2) 02/04/2017

4 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Fatores que influenciam o comportamento
Fatores Culturais Cultura Subcultura Classe social Fatores Sociais Grupos de referência Família Papéis e posições sociais Fatores Pessoais Idade e estágio de ciclo de vida Ocupação Condições econômicas Estilo de vida Personalidade e auto conceito Fatores Psicológicos Motivação Percepção Aprendizagem Crenças e atitudes COMPRADOR 02/04/2017

5 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR As 7 classes sociais do Brasil em 2006
Intervalo de renda (R$)  Renda média mensal domiciliar (R$) A1 acima de 17.403 A2 de 6.210  a  7.846 B1 de 3.822  a  6.209 4.461 B2 de 2.150  a  3.821 2.397 C de 1.036  a  2.149 1.370 D de 479  a  1.035 776 E até 478 401 Fonte: Tabela de 2005 corrigida pelo IPCA de 2005. 02/04/2017

6 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FATORES CULTURAIS
Subcultura Classe social Comprador 02/04/2017

7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FATORES SOCIAIS
Grupos de referência Família Papéis e Status 02/04/2017

8 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FATORES PESSOAIS
Idade e estágio no ciclo da vida Estilo de vida Personalidade e auto-imagem Ocupação e circunstâncias econômicas 02/04/2017

9 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FATORES PSICOLÓGICOS
Motivação Percepção Crenças e atitudes Aprendizagem 02/04/2017

10 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
Auto- realização (desenvolvimento e realizações pessoais) 5 Necessidades de estima (auto-estima, reconhecimento) 4 Necessidades sociais (sensação de pertencer, amor) 3 Necessidades de segurança (segurança, proteção) 2 Necessidades fisiológicas (comida, água, abrigo) 1 02/04/2017

11 QUATRO TIPOS DE COMPORTAMENTO DE COMPRA
compra complexo Comportamento de compra em busca de variedade Baixo envolvimento Alto envolvimento Diferenças significativas entre marcas Poucas diferenças Comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida Comportamento de compra habitual 02/04/2017

12 O Iniciador; O Influenciador; O Decisor; O Comprador; e O Consumidor.
Os agentes no processo de compra. AGENTES DA COMPRA (Philip Kotler) O Iniciador; O Influenciador; O Decisor; O Comprador; e O Consumidor. 02/04/2017

13 Consciência; Interesse; Avaliação; Negócio; e Pós-venda...
As etapas do processo de compra. PROCESSO DE COMPRA (Philip Kotler) Consciência; Interesse; Avaliação; Negócio; e Pós-venda... 02/04/2017

14 02/04/2017


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