A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DADOS VITAIS NIGEL PANETH. CINCO COMPONENTES DOS DADOS VITAIS Os dados vitais são definidos como eventos maiores na população que são exigidos por lei,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DADOS VITAIS NIGEL PANETH. CINCO COMPONENTES DOS DADOS VITAIS Os dados vitais são definidos como eventos maiores na população que são exigidos por lei,"— Transcrição da apresentação:

1 DADOS VITAIS NIGEL PANETH

2 CINCO COMPONENTES DOS DADOS VITAIS Os dados vitais são definidos como eventos maiores na população que são exigidos por lei, para serem comunicados a autoridade governamental. Os cinco componentes dos dados vitais são: NASCIMENTO MORTE MORTES FETAIS MATRIMÔNIOS DIVORCIOS

3 NASCIMENTOS São importantes como denominadores para os epidemiologistas, e como numeradores (taxa de nascimento, taxa de fertilidade) para os demógrafos.

4 MORTES O principal resultado de interesse para os epidemiologistas. A taxa global de mortes é de interesse para os demógrafos, e as taxas de causas específicas para os epidemiologistas.

5 MORTES FETAIS Nem sempre consideradas dados vitais, devido às regras sobre os registros serem variadas. Tendência a ser sub-informada em quase todos os lugares.

6 CASAMENTOS E DIVÓRCIOS Não são utilizados como resultados pelos epidemiologistas.

7 POPULAÇÃO Embora não seja denominada como dados vitais, conta como CENSO demográfico populacional, essencial para os epidemiologistas como denominadores das taxas de mortes e de doenças.

8 OS NOVE USOS DOS DADOS VITAIS 1. MEDIÇÃO DA CARGA DA DOENÇA. Quais são as causas das taxas de mortalidade específicas comparadas com outras regiões? 2. PADRÕES HISTÓRICOS DA DOENÇA. Como as taxas de morte mudaram no decorrer dos séculos? 3. TENDÊNCIAS SECULARES DA DOENÇA. Como as taxas de mortalidade estão mudando agora?

9 MAIS USOS DOS DADOS VITAIS 4. DIFERENÇAS GEOGRÁFICAS. Quanto à mortalidade, difere em outros países? 5. DEFININDO EPIDEMIAS AGUDAS. Podemos detectar as mudanças súbitas das doenças? 6. DEFININDO NOVAS DOENÇAS. Podemos detectar novas doenças em dados vitais?

10 MAIS USOS DOS DADOS VITAIS 7. AVALIANDO A ATENÇÃO MÉDICA. Podemos comparar taxas de mortes em populações recebendo atenção médica? 8. EXPOSIÇÕES AMBIENTAIS. Podemos comparar taxas de mortes em regiões expostas a diferentes exposições ecológicas? 9. USO POLÍTICO E O MAU USO. Podemos convencer os políticos a apoiar medidas de saúde pública, baseadas em dados vitais?

11 DEFININDO EPIDEMIOLOGIA (A PRAGA POR ALBERT CAMUS) A descoberta de que 302 mortes haviam ocorrido na terceira semana da praga falhou ao esbarrar na imaginação popular. Por um motivo, todas as 302 mortes poderiam não ter sido causadas pela praga. Também, ninguém na cidade tinha idéia da taxa média semanal de mortes em dias normais. A população na cidade era de quase Não tinham o conhecimento se a taxa de morte atual realmente era normal. De fato, isto é o tipo de estatística que ninguém quer saber – ninguém de posição, e esse interesse é óbvio. Em resumo, há falta de padrões públicos de comparação.

12 QUE EPIDEMIA É ESSA?

13

14 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: VALORES MÉDIOS DE DIÓXIDO DE ENXOFRE em ppm.

15 FIGURA 1: TAXA DE MORTALIDADE ANUAL. Dowry Fund.- Registro de mortes por ano.

16 FIGURA 2: TAXA DE MORTALIDADE POR IDADE. Dowry Fund (Taxas modernas da referência 17).

17 TAXA DE MORTALIDADE ANUAL DA FEBRE TIFÓIDE, POR MILHÕES DE PESSOAS, vivendo entre 1871 – 1900, em Londres, na Inglaterra e em Wales.

18 TENDÊNCIAS HISTÓRICAS DAS DOENÇAS Mortalidade total Câncer Doenças cardíacas Mortalidade infantil Mortalidade materna.

19

20

21

22

23

24

25

26

27 VARIAÇÕES GEOGRÁFICAS Câncer de mama. Câncer cervical Câncer de estomago

28

29

30 DETECTANDO NOVOS PADRÕES DE DOENÇAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE MORTE POR ASMA.

31

32

33

34 AVALIANDO OS EFEITOS DOS CUIDADOS MÉDICOS Imunização contra o tétano neonatal. Cuidados intensivos neonatais.

35 Taxas de mortalidade neonatal, gravidez única, pesando entre 1251 a 2250 g, em cinco níveis de atenção, em NYC,

36 Figura 1: Taxa de mortalidade neonatal por idade, que se seguiram à imunização materna com uma ou duas doses da vacina contra cólera ou duas doses da vacina de toxóides diftérico-tetânico.

37 A POLÍTICA SOBRE OS DADOS VITAIS A CARTA DE YALOW sobre a mortalidade Sul-africana.

38 Negros têm maioria nas taxas de mortalidade do Sul da África.


Carregar ppt "DADOS VITAIS NIGEL PANETH. CINCO COMPONENTES DOS DADOS VITAIS Os dados vitais são definidos como eventos maiores na população que são exigidos por lei,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google