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Gerência de Projetos de TI 13

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Apresentação em tema: "Gerência de Projetos de TI 13"— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos de TI 13
Gerência de Projetos de TI 13. Ética & Conduta Márcio Moreira & Adriano Graziosi

2 Ética Etimologia: Conclusão: Ethos (grego) / Mores (latim): Ethos:
Costume Ethos: Costume, caráter, índole natural Conclusão: Determina quais virtudes e quais vícios cada um é capaz de praticar

3 Campo Ético Campo Ético: Agente ou Sujeito Valores Morais Campo Ético
Decisões: Bondade x Violência Bem x Mal Virtude x Vício Etc. As escolhas feitas pela sociedade e criam um padrão São afetadas pelas condições históricas, políticas, econômicas e culturais

4 Principais valores do PMP
Responsabilidade: Dever de assumir a propriedade pelas ações, decisões e suas conseqüências que tomamos ou falhamos em tomar Respeito: Dever de mostrar consideração por nós, pelos outros e pelos recursos (de quaisquer tipo) que nos são confiados Justiça: Nosso dever de tomar decisões e agir imparcialmente (isentos de interesses pessoais, preconceitos ou favoritismo) e objetivamente Honestidade: Dever de entender a verdade e agir de maneira verdadeira em nossas comunicações e em nossa conduta

5 Responsabilidade Padrões mandatórios:
Regulamentos e exigências legais: Nos mantemos informados e obedecemos a política, as regras, os regulamentos e as leis que governam nosso trabalho e atividade profissional ou voluntária Nós reportamos qualquer conduta anti-ética ou ilegal para a gerência competente e, se necessário, àqueles afetados pela conduta Reclamações éticas: Trazemos as violações deste código ao conhecimento do setor competente para resolução Somente encaminhamos reclamações de quebra de ética quando ela for comprovada por fatos Cobraremos sanções disciplinares contra indivíduos que revidem contra pessoas que reportem quebra de ética

6 Responsabilidade Padrões desejados:
Nós tomamos decisões e praticamos ações baseados no melhor interesse da sociedade e do ambiente Nós aceitamos somente as atribuições compatíveis com nossa capacidade, experiência, habilidades e qualificações Nós cumprimos os compromissos assumidos fazendo o que dissemos que iríamos fazer Quando cometemos erros ou omissões, assumimos a responsabilidade e fazemos as correções imediatamente. Quando descobrimos erros ou omissões de outros, nós comunicamos imediatamente às partes interessadas Nós protegemos informações confidenciais confiadas a nós Nós obedecemos a este código e reconhecemos os outros que estejam sujeitos a ele

7 Respeito Padrões mandatórios: Padrões desejados: Negociamos de boa fé
Não exercemos influência para nos beneficiarmos Não agimos de maneira abusiva Nós respeitamos os direitos de propriedade de terceiros Padrões desejados: Mantemos informados e comportarmos segundo as normas e costumes de terceiros Ouvimos e entender pontos de vista de terceiros Nos aproximamos discretamente das pessoas com quem temos qualquer discordância ou desentendimento Conduzimos de maneira profissional, mesmo quando não se verifique a reciprocidade

8 Justiça Padrões mandatórios:
Nós revelamos qualquer conflito de interesses (decisão ou ação para favorecer uma pessoa ou empresa em prejuízo de outra) real ou potencial Quando temos conflito de interesses nos abstemos do processo decisório ou de influenciar os resultados Não contratamos, demitimos, premiamos, punimos, favorecemos ou recusamos contratos baseados em considerações pessoais (incluindo favoritismo, nepotismo ou suborno: propina para convencer funcionário ou órgão público a fazer algo em benefício do projeto) Não discriminamos por sexo, orientação sexual, raça, idade, religião, invalidez, nacionalidade, etc. Aplicamos as regras da organização, do PMI ou outros sem favoritismo ou preconceito

9 Justiça Padrões desejados:
Nós demonstramos transparência na tomada de decisão Nós reavaliamos nossa imparcialidade e objetividade, adotando ações corretivas sempre que forem necessárias Permitimos livre acesso à informação para aqueles que estão autorizados a ter acesso a ela Criamos oportunidades igualmente disponíveis aos candidatos qualificados

10 Honestidade Padrões mandatórios:
Não nos envolvemos ou concordamos com qualquer comportamento que tenha a finalidade de enganar a outrem, incluindo: fazer falsas afirmações, fornecer meias verdades, fornecer informações fora de contexto ou esconder informações que se fossem conhecidas tornariam nossas declarações imprecisas ou incompletas Não nos envolvemos com comportamento desonesto com a intenção de obter ganhos pessoais as expensas de outros

11 Honestidade Padrões desejáveis:
Procuramos com determinação entender a verdade Somos verdadeiros em nossas comunicações e conduta Fornecemos informações precisas e dentro do prazo Assumimos compromissos (implícitos ou explícitos), e fazemos promessas, sempre de boa fé Nos esforçamos em criar um ambiente onde outros sintam-se seguros em dizer a verdade

12 Código de conduta do PMI
Premissas: Encorajar a auto-disciplina na profissão Manter o cumprimento das regras e regulamentos Preservar o respeito à propriedade intelectual Manter padrões de conduta

13 Código de conduta do PMI
Responsabilidades com o cliente e o público: Apresentar seu projeto de modo VERDADEIRO no que se refere a custos, estimativas, descrição dos serviços e resultados esperados Possui a RESPONSABILIDADE de satisfazer o escopo do projeto conforme acordado (incluindo mudanças) com o cliente Manter sigilo acerca de toda informação sensível obtida no desenvolvimento do projeto Assegurar que seu julgamento esteja LIVRE DE INTERFERÊNCIAS

14 Código de conduta do PMI
Responsabilidades com a profissão: Honestidade na divulgação de informações pessoais durante a realização do exame Reportar violações dos códigos, políticas e procedimentos de quem pratica a profissão de gestão de projetos Desfazer qualquer conflito de interesse que ocorra com clientes Informar acurada e verdadeiramente aos clientes, colegas e outros, dentro e fora da organização, suas qualificações, experiências, realizações e lições aprendidas Respeitar a propriedade intelectual, contratos de licenças, direitos autorais, patentes, invenções e marcas comerciais

15 Referências Sigla Referência JUL07
MARTORANO, Júlio. Ética e Responsabilidade Profissional na Gestão de Projetos. Engenharia Elétrica. Universidade Federal de São Carlos. 2007 PMI06 PMI. Código de Ética e de Conduta Profissional do PMI. Tradução: Paulo S. E. de A. Moraes. PMI-SP

16 Obrigado!


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