A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA
PMERJ ESPM METODOLOGIA DA PESQUISA Prof. MsC. Marco Aurélio Togatlian

2 PMERJ ESPM Ementa: Ciência e Pesquisa. A matriz do Projeto de Pesquisa. Tópicos especiais de prática de pesquisa. Normas para apresentação gráfica.. Unidade 1: Ciência e Pesquisa 1.1 - O que caracteriza a ciência? 1.2 - Importância do método científico. 1.3 - Pesquisa: o que é, para que serve? 1.4 - Fases da Pesquisa.

3 PMERJ ESPM Unidade 2: A matriz do Projeto de Pesquisa Escolha do tema Definição do problema Formulação de hipóteses A importância da justificativa e do referencial teórico Formulação de objetivos claros Metodologias de pesquisa quantitativas e qualitativas Organização de um cronograma de trabalho Formação de uma bibliografia: normas da ABNT

4 PMERJ ESPM Unidade 3: Tópicos especiais de prática de pesquisa Pesquisa bibliográfica: leitura, fichamento, análise, produção, revisão Técnicas para coleta de dados: observação, entrevistas, questionários e outros Uso do argumento de autoridade: citações diretas, indiretas e citação de citação Notas de rodapé: características e emprego Apresentação do resumo em artigo, monografia e definição das palavras-chave. Unidade 4: Normas para apresentação gráfica em Projeto e Monografia 4.1 - Elementos Pré-textuais 4.2 - Elementos Textuais 4.3 - Elementos Pós-textuais

5 Aula 1 - Ciência e Pesquisa
PMERJ ESPM Aula 1 - Ciência e Pesquisa 1.1 – O que caracteriza a ciência? 1.2 – A importância do método científico. 1.3 – Pesquisa: O que é? Para que serve? 1.4 – Fases da pesquisa. Referências: CERVO, Amado, L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2007. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

6 CIÊNCIA PMERJ ESPM Latim scientia = aquisição de conhecimento
Ciência é um acervo de conhecimentos científicos que se renova com a pesquisa para cada vez mais resolver problemas, responder a questões e desenvolver procedimentos, equipamentos e produtos.

7 PMERJ ESPM A ciência pode ser considerada uma atividade social, crítica e dinâmica, e tem o objetivo de produzir conhecimento sobre diferentes aspectos da natureza.

8 PMERJ ESPM Ciência Resulta de tentativas ocasionais e de pesquisas cada vez mais metódicas e científicas. Pode ser legada às gerações seguintes (assimilar resultados das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliando alguns aspectos novos). Constituída por elementos (hipóteses e teorias) que podem se perder no tempo (interesse histórico).

9 O que caracteriza a ciência?
PMERJ ESPM O que caracteriza a ciência? Pensamento objetivo – procura as estruturas universais das coisas. Quantitativo – busca medidas, padrões, critérios de comparação e avaliação. Homogêneo – busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos. Generalizador – reúne individualidades sob as mesmas leis ou padrões.

10 PMERJ ESPM Só estabelece relações de causa e efeito após investigar a estrutura dos fatos. Surpreende-se com a regularidade, a repetição ou a diferença das coisas. Procura renovar-se/se auto-avalia. Aproveita o erro/busca certezas. Elimina o medo/preconceito. Trabalho paciente de construção.

11 CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA
PMERJ ESPM CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA Conhecimento racional, sistemático, exato, verificável, falível, certo e real; Investigação rigorosa, baseada em METODOLOGIA. A ciência é compreendida como a busca constante de explicações e soluções, sendo constantemente revisada e seus resultados reavaliados.

12 Busca do conhecimento:
PMERJ ESPM Busca do conhecimento: eterno desafio

13 PMERJ ESPM CIÊNCIA CONHECIMENTO MÉTODO SUJEITO OBJETO PESQUISA
Mas o que é conhecer? Conhecer significa estabelecer uma relação entre um sujeito que conhece e um objeto conhecido. CIÊNCIA CONHECIMENTO MÉTODO SUJEITO OBJETO PESQUISA O saber acumulado pelo sujeito sobre o objeto, através da pesquisa, deve ser transmitido.

14 Que tipo de conhecimento será produzido?
PMERJ ESPM Ao se propor a produção de conhecimento, três questões se colocam: O que se pode conhecer? Como conhecer? Que tipo de conhecimento será produzido? Quatro níveis ou tipos de conhecimento foram possíveis: conhecimento empírico; conhecimento científico; conhecimento filosófico; conhecimento teológico.

15 PMERJ ESPM Conhecimento Empírico Também chamado popular, vulgar ou senso comum → é adquirido a partir da experiência do cotidiano, com o meio social, na forma de ensaios e erros; Não há a preocupação (ou necessidade) de métodos e técnicas científicos para sua construção; É uma forma de conhecimento possível. Características: Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato

16 PMERJ ESPM Conhecimento Filosófico Constituído de realidades supra-sensíveis, imperceptíveis aos sentidos, especulações que prescindem da realidade e dos dados materiais ou empíricos. Interroga incessantemente a si mesmo e a realidade. Busca sentidos, justificativas para o existir. Características: Valorativo Racional Sistemático Não verificável Infalível Exato

17 PMERJ ESPM Conhecimento Teológico (ou religioso) Fundamentado em uma atitude de fé, de crença em um conhecimento revelado, transcendente, inspirado pela divindade, comunicado por Deus a alguém que se incumbe do dever de revelar a outros. É da ordem do mistério, do âmbito do sobrenatural. Características: Valorativo Inspiracional Sistemático Não verificável Infalível Exato

18 Conhecimento Científico
PMERJ ESPM Conhecimento Científico Vai além do empírico; Procura conhecer além das aparências; Quer compreender além do objeto, do fato e do fenômeno; Pretende descobrir leis gerais, nexos causais; É objetivo, tem interesse intelectual e espírito crítico; Características: Real (factual) Contingente (sua veracidade ou falsidade é conhecida por meio da experiência e não apenas pela razão, como no filosófico) Sistemático Verificável Falível Aproximadamente exato

19 Conhecimento Científico
PMERJ ESPM Conhecimento Científico Perfil do cientista: Investigador Atividade básica: Pesquisa com objeto definido. Rigor: Utiliza-se de métodos e técnicas para compreender a realidade e solucionar problemas.

20 PMERJ ESPM Para reflexão: Neutralidade científica?
Pesquisador sem influência de suas crenças, valores, pressões sociais? Como separar suas emoções da busca pela racionalidade? Pode o conhecimento ser transmitido de forma totalmente objetiva? A pesquisa é feita totalmente livre das influências sociais?

21 PESQUISA PMERJ ESPM Busca, procura da resposta de alguma coisa;
Ciência – busca solução de um problema para o qual se deseja uma resposta . Pesquisa, portanto, é o caminho para se chegar à ciência, ao conhecimento.

22 PMERJ ESPM PESQUISA É o desenvolvimento efetivo de uma investigação bem planejada, feita e redigida segundo as normas metodológicas provenientes da ciência. Usualmente, a pesquisa parte de uma dúvida, um problema. Através da utilização do método científico, busca-se solução ou resposta para a questão. A pesquisa científica visa, fundamentalmente, a busca e a evolução do conhecimento humano em todos os setores da ciência pura ou aplicada.

23 PMERJ ESPM Portanto,o sucesso de uma pesquisa também dependerá do procedimento seguido, do envolvimento do pesquisador com a pesquisa e de sua habilidade em escolher o caminho para atingir os objetivos da pesquisa.

24 PMERJ ESPM Quem decide quais os melhores instrumentos e a melhor técnica a serem usados para alcançar a resposta? O PESQUISADOR Ex.: “Eu não poderia procurar um tesouro numa praia cavando um buraco com uma picareta; eu precisaria de uma pá. Da mesma forma, eu não poderia fazer um buraco no cimento com uma pá; eu precisaria de uma picareta.”

25 FASES DA PESQUISA PMERJ ESPM Escolha do tema
Lacuna, Carência, Problema questão norteadora Objetivos Identificação do tipo de pesquisa Escolha da metodologia Revisão da literatura Elaboração do Projeto

26 PMERJ ESPM Vergara (2007, p ) classifica os tipos de pesquisa a partir de dois critérios: a) quanto aos fins; b) quanto aos meios. exploratória pesquisa de campo descritiva pesquisa de laboratório Quanto explicativa Quanto aos meios documental aos fins metodológica de investigação bibliográfica aplicada experimental intervencionista ex post facto participante pesquisa-ação estudo de caso Cada tipo de pesquisa serve para uma ou outra forma de investigação científica, podendo, entretanto, ser utilizada na mesma pesquisa vários meios diferentes.

27 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
PMERJ ESPM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Finalidade: conhecer as diferentes contribuições científicas sobre um assunto ou fenômeno. Envolve: análise, interpretação, confronto de informações de diferentes autores; crítica e elaboração de novas conclusões

28 Fases da Pesquisa Bibliográfica
PMERJ ESPM Fases da Pesquisa Bibliográfica 1. Coleta de informações FONTES 2. Localização das informações 3. Leitura e organização do material coletado 4. Fichamento das informações 5.Seleção do material coletado 6. Reflexão e planejamento do trabalho escrito 7. Redação das partes 8. Análise crítica e redação final 9. Referências 10. Divulgação

29 PESQUISA DE CAMPO/OBSERVACIONAL
PMERJ ESPM PESQUISA DE CAMPO/OBSERVACIONAL Finalidade: gerar conhecimentos relativos a um problema, testar hipóteses ou provocar novas descobertas. Envolve: coleta, análise e interpretação dos dados com técnicas adequadas.

30 PMERJ ESPM Fases da Pesquisa de Campo/Observacional:
1. Levantamento bibliográfico 2. Definição da técnica para coleta de dados 3. Estabelecimento da amostra 4. Definição das variáveis 5. Coleta dos dados 6. Organização, análise e interpretação dos dados 7. Representação dos resultados (estatística) 8. Discussão dos resultados 9. Conclusão 10. Referências 11. Divulgação

31 PESQUISA EXPERIMENTAL
PMERJ ESPM PESQUISA EXPERIMENTAL Finalidade: Busca explicar porque os fenômenos ocorrem. Envolve: Exatidão na investigação, controle de variáveis, ambiente fechado.

32 PMERJ ESPM Fases da Pesquisa Experimental:
1. Levantamento bibliográfico 2. Seleção da técnica conveniente e adequada 3. Levantamento do material e equipamentos 4. Prever, conhecer e testar a precisão dos equipamentos 5. Seleção da amostra (grupo teste / grupo controle) 6. Provocar o fenômeno e controlar a relação entre as variáveis, independente dos eventos 7. Organização e análise dos resultados 8. Utilização de ferramenta estatística. 9. Interpretação e discussão dos resultados à luz da literatura, podendo fazer ampliações ou generalizações 10. Conclusão 11. Referências 12. Divulgação

33 Pense num tema de seu interesse para pesquisar.
PMERJ ESPM Pense num tema de seu interesse para pesquisar.

34 EXERCÍCIO DE REFLEXÃO PMERJ ESPM Pensar um tema geral
Dividir em sub-temas Escolher um sub-tema bem específico O que eu gostaria de saber acerca desse assunto? O que eu posso fazer de imediato?

35 MERGULHAR NO ASSUNTO PMERJ ESPM O primeiro estágio é exploratório
O objetivo é conhecer, explorar Mapear o território “Tomar pé” da situação Conhecer o “estado da arte”. Definir o que eu não quero fazer

36 PMERJ ESPM Pensar se o tema é viável
Pensar se ele é interessante ou original Se tenho tempo suficiente Se eu tenho os recursos necessários Se consigo as informação com facilidade Se eu tenho interesse (de fato) nesse assunto Se eu tenho condições de fazer nesse momento Se eu quero encarar esse desafio Se vai me dar prazer em fazer...


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google