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MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Empreendedorismo e Plano de Negócios Prof. Dr. Osiris Marques.

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1 MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Empreendedorismo e Plano de Negócios Prof. Dr. Osiris Marques

2 Plano de Negócios O que é e para que serve? Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

3 3 Planejar o futuro Avalia a parte mercadológica, técnica, financeira, jurídica e organizacional da empresa. Afere a evolução do empreendimento e aprimora controles Levantar dinheiro É um instrumento de melhoria das possibilidades de SUCESSO do negócio. Plano de Negócios O que é e para que serve?

4 4 SONHO REALIDADE Plano de Negócios O que é e para que serve?

5 5 Mas como identificar uma Oportunidade de Negócio? Observação das necessidades de consumo Identificação de possíveis falhas da concorrência Aquilo que gostaria de fazer Atividade que explore a sua experiência Análise de tendência Criatividade Inovação

6 Plano de negócios

7 Pensando no meu negócio DINÂMICA DE GRUPO Objetivo: Desenvolvimento da ideia de um negócio, onde deverá ser obtido: Descrição do produto ou serviço. Mercado que o produto irá atuar. Benefícios do produto ou serviço.

8 Como Elaborar um Plano de Negócios Um plano de negócios é estruturado, basicamente, a partir dos seguintes itens: 1.Sumário Executivo 2.Análise de Mercado 3.Plano de Marketing 4.Plano Operacional 5.Plano Financeiro 6.Construção de Cenários 7.Avaliação Estratégica 8.Avaliação do Plano de Negócios

9 Como Elaborar um Plano de Negócios 1. Sumário executivo Resumo dos principais pontos do plano de negócio Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições Dados do empreendimento Missão da empresa Setores de atividade Forma jurídica Enquadramento tributário Âmbito federal Âmbito estadual Âmbito municipal Capital Social Fonte de recursos

10 Como Elaborar um Plano de Negócios 2. Análise de Mercado Estudo dos clientes Estudo dos concorrentes Estudo dos fornecedores

11 Como Elaborar um Plano de Negócios 3. Plano de Marketing Descrição dos principais produtos e serviços Preço Estratégias promocionais Estrutura de comercialização Localização do negócio

12 Como Elaborar um Plano de Negócios 4. Plano Operacional Layout Capacidade produtiva/comercial/serviços Processos operacionais Necessidade de pessoal

13 Como Elaborar um Plano de Negócios 5. Plano Financeiro Investimento total Estimativa dos investimentos fixos Capital de giro Investimentos pré-operacionais Investimento total (resumo) Estimativa do faturamento mensal da empresa Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações Estimativa dos custos de comercialização Apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas Estimativa dos custos com mão-de-obra Estimativa do custo com depreciação Estimativa dos custos fixos operacionais mensais Demonstrativo de resultados Indicadores de viabilidade Ponto de equilíbrio Lucratividade Rentabilidade Prazo de retorno do investimento

14 Como Elaborar um Plano de Negócios 6. Construção de Cenários Ações Corretivas e preventivas 7. Avaliação Estratégica Análise da Matriz Fofa

15 Análise de mercado Concorrentes Fornecedores Clientes

16 Análise de Mercado Estudo dos Clientes Características Gerais Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens ou mulheres? Têm família grande ou pequena? Qual é o seu trabalho? Quanto ganham? Qual é a sua escolaridade? Onde moram? Se pessoas jurídicas (outras empresas) Em que ramo atuam? Que tipo de produtos ou serviços oferecem? Quantos empregados possuem? Há quanto tempo estão no mercado? Possuem filial? Onde? Qual a sua capacidade de pagamento? Têm uma boa imagem no mercado?

17 Análise de Mercado Estudos dos Clientes Interesses e Comportamentos Que quantidade e com qual frequência compram esse tipo de produto ou serviço? Onde costumam comprar? Que preço pagam atualmente por esse produto ou serviço similar? O que leva as pessoas a comprar? O preço? A qualidade dos produtos e/ou serviços? A marca? O prazo de entrega? O prazo de pagamento? O atendimento da empresa?

18 Análise de Mercado Estudos dos Clientes Onde estão os clientes Qual o tamanho do mercado em que você irá atuar? É apenas sua rua? O seu bairro? Sua cidade? Todo o Estado? O País todo ou outros países? Seus clientes encontrarão sua empresa com facilidade? Vamos exercitar? Pratique na página 24

19 Análise de Mercado Estudos dos Concorrentes Faça comparações entre a concorrência e o seu próprio negócio. Enumere os pontos fortes e fracos em relação a: qualidade dos materiais empregados – cores, tamanhos, embalagem, variedade, etc.; preço cobrado; localização; condições de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados, etc.; atendimento prestado; serviços disponibilizados – horário de funcionamento, entrega em domicílio, tele- atendi-mento, etc.; garantias oferecidas. Após fazer essas comparações, tire algumas conclusões. Sua empresa poderá competir com as outras que já estão há mais tempo no ramo? O que fará com que as pessoas deixem de ir aos concorrentes para comprar de sua empresa? Há espaço para todos, incluindo você? Se a resposta for sim, explique os motivos disso. Caso contrário, que mudanças devem ser feitas para você concorrer em pé de igualdade com essas empresas? Vamos exercitar? Pratique na página 26

20 Análise de Mercado Estudos dos Fornecedores O mercado fornecedor compreende todas as pessoas e empresas que irão fornecer as matérias-primas e equipamentos utilizados para a fabricação ou venda de bens e serviços. Inicie o estudo dos fornecedores levantando quem serão seus fornecedores de equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios, matérias-primas, embalagens, mercadorias e serviços. Relações de fornecedores podem ser encontradas em catálogos telefônicos e de feiras, sindicatos, entre outros. Outra fonte rica de informações é a Internet. Mantenha um cadastro atualizado desses fornecedores. Pesquise, pessoalmente ou por telefone, questões como: preço, qualidade, condições de pagamento e o prazo médio de entrega. Essas informações serão úteis para determinar o investimento inicial e as despesas do negócio. Vamos exercitar? Pratique na página 30

21 Pesquisa de Marketing Produtos e Serviços Preço Estratégias Promocionais Estrutura de Comercialização Localização do Negócio

22 Plano de Marketing Principais produtos e serviços Aqui você deve descrever os principais itens que serão fabricados, vendidos ou os serviços que serão prestados. Informe quais as linhas de produtos, especificando detalhes como tamanho, modelo, cor, sabores, embalagem, apresentação, rótulo, marca, etc. Se necessário, fotografe os produtos e coloque as fotos como documentação de apoio ao final do seu plano de negócio. Para empresas de serviço, informe quais serviços serão prestados, suas características e as garantias oferecidas. Lembre-se de que a qualidade do produto é aquela que o consumidor enxerga. Quando decidir melhorar um produto ou um serviço, pense sempre sob o ponto de vista do cliente. Vamos exercitar? Pratique na página 33

23 Plano de Marketing Preço Preço é o que consumidor está disposto a pagar pelo que você irá oferecer. A determinação do preço deve considerar os custos do produto ou serviço e ainda proporcionar o retorno desejado. Ao avaliar o quanto o consumidor está disposto a pagar, você pode verificar se seu preço será compatível com aquele praticado no mercado pelos concorrentes diretos. O preço de venda será trabalhado novamente no Plano Financeiro, quando calcularmos o faturamento total da empresa.

24 Plano de Marketing Estratégias Promocionais Promoção é toda ação que tem como objetivo apresentar, informar, convencer ou lembrar os clientes de comprar os seus produtos ou serviços e não os dos concorrentes. A seguir, estão relacionadas algumas estratégias que você poderá utilizar: propaganda em rádio, jornais e revistas; internet; amostras grátis; mala direta, folhetos e cartões de visita; catálogos; carro de som e faixas; brindes e sorteios; descontos (de acordo com os volumes comprados); participação em feiras e eventos. Vamos exercitar? Pratique na página 35

25 Plano de Marketing Estrutura de Comercialização A estrutura de comercialização diz respeito aos canais de distribuição, isto é, como seus produtos e/ou serviços chegarão até os seus clientes. A empresa pode adotar uma série de canais para isso, como: vendedores internos e externos, representantes, etc. Reflita sobre quais serão os meios mais adequados para se alcançar os clientes. Para isso, pense no tamanho dos pedidos, na quantidade de compradores e no comportamento do cliente, isto é, se ele tem por hábito comprar pessoalmente, por telefone ou outro meio. Vamos exercitar? Pratique na página 36

26 Plano de Marketing Localização do Negócio Um bom ponto comercial é aquele que gera um volume razoável de vendas. Por isso, se a localização é fundamental para o sucesso de seu negócio, leve em consideração os seguintes aspectos: Analise o contrato de locação, as condições de pagamento e o prazo do aluguel do imóvel; Verifique as condições de segurança da vizinhança; Observe a facilidade de acesso, o nível de ruído, as condições de higiene e limpeza e a existência de locais para estacionamento; Fique atento para a proximidade dos clientes que compram seus produtos e o fluxo de pessoas na região; Lembre–se de certificar da proximidade de concorrentes; Avalie a proximidade dos fornecedores, pois isso influencia no prazo de entrega e no custo do frete; Visite o ponto pelo menos três vezes, em horários alternados, para verificar o movimento de pessoas e de veículos no local. Vamos exercitar? Pratique na página 38

27 Plano Operacional Layout Processos Operacionais Necessidade de Pessoal Capacidade Produtiva

28 Plano Operacional Layout Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores da empresa, de alguns recursos (mercadorias, matérias-primas, produtos acabados, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, móveis, matéria-prima etc.) e das pessoas no espaço disponível. Um bom arranjo físico traz uma série de benefícios, como: aumento da produtividade; diminuição do desperdício e do retrabalho; maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas; melhoria na comunicação entre os setores e as pessoas. O ideal é contratar um profissional qualificado para ajudá-lo nessa tarefa, se isso não for possível, faça você mesmo um esquema, distribuindo as áreas da empresa, os equipamentos, móveis e as pessoas de forma racional e sensata. Vamos exercitar? Pratique na página 38

29 Plano Operacional Capacidade produtiva/comercial/serviços É importante estimar a capacidade instalada da empresa, isto é, o quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos com a estrutura existente. Com isso, é possível diminuir a ociosidade e o desperdício. Vamos exercitar? Pratique na página 41

30 Plano Operacional Processos Operacionais É o momento de registrar como a empresa irá funcionar. Você deve pensar em como serão feitas as várias atividades, descrevendo, etapa por etapa, como será a fabricação dos produtos, a venda de mercadorias, a prestação dos serviços e, até mesmo, as rotinas administrativas. Identifique que trabalhos serão realizados, quem serão os responsáveis, assim como os materiais e equipamentos necessários. Para isso, você mesmo poderá elaborar um roteiro com essas informações. Veja, a seguir, o exemplo de um dos processos de uma indústria de artigos do vestuário.

31 Plano Operacional Processos Operacionais - Exemplo Vamos exercitar? Pratique na página 41 Molde Mesa de Corte CortadeiraAcabamentoEmbalagemExpedição

32 Plano Operacional Necessidade de Pessoal Faça a projeção do pessoal necessário para o funcionamento do negócio. Esse item inclui o(s) sócio(s), os familiares (se for o caso) e as pessoas a serem contratadas. Vamos exercitar? Pratique na página 43

33 Plano Financeiro Investimento Total O investimento total é formado pelos: Investimentos fixos. Capital de Giro. Investimentos pré-operacionais.

34 Plano Financeiro Investimento Fixo O investimento fixo corresponde a todos os bens que você deve comprar para que seu negó-cio possa funcionar de maneira apropriada. Você deve relacionar os equipamentos, máquinas, móveis, utensílios, ferramentas e veículos a serem adquiridos, a quantidade necessária, o valor de cada um e o total a ser desembolsado. Vamos exercitar? Pratique na página 45

35 Plano Financeiro Capital de Giro O capital de giro é o montante de recursos necessário para o funcionamento normal da empresa, compreendendo a compra de matérias- primas ou mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas. Ao estimar o capital de giro para o começo das atividades da empresa, você deverá apurar o estoque inicial e o caixa mínimo necessário.

36 Plano Financeiro Capital de Giro A – Estimativa do estoque inicial B – Caixa Mínimo 1º Passo: Contas a receber – Cálculo do prazo médio de vendas 2º Passo: Fornecedores – Cálculo do prazo médio de compras 3º Passo: Estoques – Cálculo da necessidade média de estoques 4º Passo: Cálculo da necessidade líquida de capital de giro em dias

37 Plano Financeiro Capital de Giro (A-Estimativa Estoque Inicial) O estoque inicial é composto pelos materiais (matéria-prima, embalagens, etc.) indispensáveis à fabricação de seus produtos/serviços ou pelas mercadorias que serão revendidas. Algumas dicas importantes: Faça uma ampla pesquisa junto a seus fornecedores. Barganhe, negociando bons preços e condições de pagamento, assim você reduz despesas, oferecendo preços competitivos e aumentando as receitas e o lucro da empresa. Tenha um controle apurado dos seus estoques, assim você saberá qual o momento certo para adquirir novos produtos. Para a formação dos estoques, dê preferência aos itens de maior giro, ou seja, aqueles que têm maior saída e aceitação. Estoque parado por muito tempo, na maior parte das vezes, representa prejuízo. Vamos exercitar? Pratique na página 47

38 Plano Financeiro Capital de Giro (B- Caixa Mínimo) 1º Passo: Contas a receber – Cálculo do prazo médio de vendas

39 Plano Financeiro Capital de Giro (B- Caixa Mínimo) 2º Passo: Fornecedores – Cálculo do prazo médio de compras

40 Plano Financeiro Capital de Giro (B- Caixa Mínimo) 3º Passo: Estoques – Cálculo da necessidade média de estoques É o prazo médio de PERMANÊNCIA da matéria prima ou das mercadorias nos estoques da empresa. Abrange desde a data em que é feito o pedido ao fornecedor até o momento em que os produtos são vendidos. Lembre-se de que um prazo maior de permanência das mercadorias em estoque irá gerar uma necessidade maior de capital de giro. No nosso exemplo, foi estimado um prazo médio de permanência em estoque de 5 dias.

41 Plano Financeiro Capital de Giro (B- Caixa Mínimo) 4º Passo: Cálculo da necessidade líquida de capital de giro em dias É a diferença entre os recursos da empresa que se encontram fora do seu caixa (contas a receber + estoques) e os recursos de terceiros no caixa da empresa (fornecedores). Se positivo, o resultado indica quantos dias em que o caixa ficará descoberto, se negativo aponta que os recursos financeiros das vendas entram no caixa antes que sejam feitos os pagamentos. Vejamos o exemplo a seguir:

42 Plano Financeiro Capital de Giro (B- Caixa Mínimo) Exemplo Cálculo da Necessidade Líquida de Capital

43 Plano Financeiro Capital de Giro (B- Caixa Mínimo) Cálculo do Caixa mínimo A partir dos dados fornecidos acima o caixa mínimo necessário para a cobertura dos custos da empresa para um período de 26 dias é de R$ ,16. Ver Página 67 Ver Página 68

44 Plano Financeiro Capital de Giro Cálculo de Capital de Giro (Resumo) Vamos exercitar? Pratique na páginas 52/53

45 Plano Financeiro Investimentos Pré-Operacionais Estes investimentos compreendem os gastos realizados antes do início das atividades da empresa, isto é, antes que ela abra as portas e comece a vender. São exemplos de investimentos pré-operacionais: despesas com reforma (pintura, instalação elétrica, troca de piso, etc.) ou mesmo as taxas de registro da empresa. Vamos exercitar? Pratique na páginas 52/54

46 Plano Financeiro Investimento Total (Resumo) Vamos exercitar? Pratique na página 55

47 Plano Financeiro Estimativa do Faturamento Mensal da Empresa Esta talvez, é uma das tarefas mais difíceis para quem ainda não iniciou as atividades. Uma forma de estimar o quanto a empresa irá faturar por mês é multiplicar a quantidade de produtos/serviços a serem oferecidos pelo seu preço de venda, que deve ser baseado em informações de mercado. Para isso, considere: o preço praticado pelos concorrentes diretos; e o quanto seus potenciais clientes estão dispostos a pagar. Vamos exercitar? Pratique na página 57

48 Plano Financeiro Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações Aqui, será calculado o custo com materiais (matéria-prima + embalagem) para cada unidade fabricada (apenas para o setor industrial). Exemplo: Dê uma olhada na página 58

49 Plano Financeiro Estimativa dos custos de comercialização Aqui, serão registrados os gastos com impostos e comissões de vendedores ou representantes. Esse tipo de despesa incide diretamente sobre as vendas e, assim como o custo com materiais diretos ou mercadorias vendidas, é classificado como um custo variável. Para calculá-los, basta aplicar, sobre o total das vendas previstas, o percentual dos impostos e de comissões. Deve-se observar que: As empresas optantes pelo SIMPLES devem desconsiderar o recolhimento dos seguintes impostos: IRPJ, PIS, COFINS, Contribuição Social e IPI; O ICMS é um imposto de abrangência estadual e estão obrigadas a recolhê-lo as empresas que trabalhem com a venda de produtos ou com serviços de transporte intermunicipal e interestadual. O ISS é devido à prefeitura pelas empresas prestadoras de serviços. Vamos exercitar? Pratique na página 61

50 Plano Financeiro Apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas Nesta etapa, você deverá apurar o CMD – Custos com Materiais Diretos (para a indústria) – ou o CMV – Custo das Mercadorias Vendidas (para o comércio). O custo dos materiais diretos ou das mercadorias vendidas representa o valor que deverá ser baixado dos estoques pela sua venda efetiva. Para calculá-lo, basta multiplicar a quantidade estimada de vendas pelo seu custo de fabricação ou aquisição. O custo com materiais diretos e ou mercadorias vendidas é classificado como um custo variável, aumentando ou diminuindo em função do volume de produção ou de vendas. Vamos exercitar? Pratique na página 61

51 Plano Financeiro Apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas Vamos exercitar? Pratique na página 62

52 Plano Financeiro Estimativa dos custos com mão-de-obra Vamos exercitar? Pratique na página 63

53 Plano Financeiro Estimativa do custo com depreciação As máquinas, equipamentos e ferramentas desgastam-se ou tornam-se ultrapassados com o passar dos anos, sendo necessária sua reposição. O reconhecimento da perda do valor dos bens pelo uso é chamado de depreciação. Para calcular a depreciação dos investimentos fixos, é necessário seguir os passos descritos abaixo: relacione as máquinas, equipamentos, ferramentas, utensílios, veículos, etc. utilizados. determine o tempo médio de vida útil (em anos) desses bens; divida o valor do bem pela sua vida útil em anos para saber o valor anual da depreciação; divida o custo anual com depreciação por 12, para calcular a depreciação mensal.

54 Plano Financeiro Estimativa do custo com depreciação Vamos exercitar? Pratique na página 65

55 Plano Financeiro Estimativa dos custos fixos operacionais mensais Os custos fixos são todos os gastos que não se alteram em função do volume de produção ou da quantidade vendida em um determinado período. Por exemplo, imagine que, em um determinado mês, uma empresa sofra uma queda em suas vendas. Ainda assim, pagará despesas com aluguel, energia, salários, etc. Esses valores são custos fixos porque são pagos, normalmente, independente do nível de faturamento do negócio. Vamos exercitar? Pratique na página 66

56 Plano Financeiro Demonstrativo de Resultados Após reunir as informações sobre as estimativas de faturamento e os custos totais (fixos e variáveis), é possível prever o resultado da empresa, verificando se ela possivelmente irá operar com lucro ou prejuízo. Vamos exercitar? Pratique na página 67

57 Plano Financeiro Indicadores de viabilidade - Ponto de equilíbrio O ponto de equilíbrio representa o quanto sua empresa precisa faturar para pagar todos os seus custos em um determinado período. Utilizando as fórmulas a seguir, você pode calcular o ponto de equilíbrio em faturamento.

58 Plano Financeiro Indicadores de viabilidade - Ponto de equilíbrio Vamos exercitar? Calcule o Ponto de Equilíbrio do seu negócio (pág.69)

59 Plano Financeiro Indicadores de viabilidade - Lucratividade É um indicador que mede o lucro líquido em relação às vendas. É um dos principais indicadores econômicos, pois está relacionado à competitividade. Se sua empresa possui uma boa lucratividade, ela apresentará maior capacidade de competir, isso porque poderá investir mais em divulgação, na diversificação dos produtos e serviços, na aquisição de novos equipamentos, etc. Exemplo: Vamos exercitar? Calcule a Lucratividade do seu negócio (pág.70)

60 Plano Financeiro Indicadores de viabilidade - Rentabilidade É um indicador de atratividade dos negócios, pois mede o retorno do capital investido aos sócios. É obtido sob a forma de percentual por unidade de tempo (mês ou ano). É calculada por meio da divisão do lucro líquido pelo investimento total. A rentabilidade deve ser comparada com índices praticados no mercado financeiro. Vamos exercitar? Calcule a Rentabilidade do seu negócio (pág.71)

61 Plano Financeiro Indicadores de viabilidade - Prazo de retorno do investimento Assim como a rentabilidade, também é um indicador de atratividade. Indica o tempo necessário para que o empreendedor recupere o que investiu. Vamos exercitar? Calcule o Prazo de Retorno do Investimento do seu negócio (pág.72)

62 Construção de Cenários Após a finalização do seu plano de negócio, simule valores e situações diversas para a empresa. Prepare cenários onde o negócio obtenha resultados pessimistas (queda nas vendas e/ou aumento dos custos) ou otimistas (crescimento do faturamento e diminuição das despesas). A partir daí, pense em ações para evitar e prevenir-se frente às adversidades ou então para potencializar situações favoráveis. Faça quantas simulações julgar necessário e tenha sempre alternativas (plano B). Na construção de cenários é fundamental considerar algumas possibilidades: Nos primeiros meses, as vendas serem menores que o previsto; O início das atividades ser um pouco mais demorado que o programado; Estratégias de marketing podem não surtir os efeitos esperados no curto prazo; Necessidade de obter mais recursos financeiros que o previamente planejado; Possíveis reações de concorrentes. Vamos exercitar? Veja o quadro das páginas 74 e 75.

63 Avaliação Estratégica Análise da matriz F.O.F.A. (SWOT) A matriz F.O.F.A. é um instrumento de análise simples e valioso. Seu objetivo é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências. Vamos exercitar? Veja o quadro das páginas 74 e 75.

64 Avaliação Estratégica Análise da matriz F.O.F.A. (SWOT) Vamos exercitar? Veja o quadro da páginas 78.

65 Sumário Executivo O sumário executivo é um resumo do PLANO DE NEGÓCIO. Não se trata de uma introdução ou justificativa e, sim, de um sumário contendo seus pontos mais importantes. Nele irá constar: Resumo dos principais pontos do plano de negócio; Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; Dados do empreendimento; Missão da empresa; Setores de atividades; Forma jurídica; Enquadramento tributário; Capital social; Fonte de recursos.

66 Sumário Executivo Resumo dos principais pontos do PN Ao descrever o plano, faça um breve relato com suas principais características. Procure mencionar: o que é o negócio; quais os principais produtos e/ou serviços; quem serão seus principais clientes; onde será localizada a empresa; o montante de capital a ser investido; qual será o faturamento mensal; que lucro espera obter do negócio; em quanto tempo espera que o capital investido retorne. Vamos exercitar? Veja a página 12.

67 Sumário Executivo Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições Aqui você irá informar os dados dos responsáveis pela administração do negócio. Faça também uma breve apresentação de seu perfil, destacando seus conhecimentos, habilidades e experiências anteriores. Pense em como será possível utilizar isso a favor do seu empreendimento. Vamos exercitar? Veja as páginas 14 e 15.

68 Sumário Executivo Dados do empreendimento Nesta etapa, você irá informar o nome da empresa e o número de inscrição no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – se a mesma já estiver registrada. Caso contrário, indique o número do seu CPF. Vamos exercitar? Veja a página 16.

69 Sumário Executivo Missão da empresa A missão da empresa é o papel que ela desempenha em sua área de atuação. É a razão de sua existência hoje e representa o seu ponto de partida, pois identifica e dá rumo ao negócio. Para definir a missão, procure responder às seguintes perguntas: Qual é o seu negócio? Quem é o consumidor? O que é valor para o consumidor? O que é importante para os empregados, fornecedores, sócios, comunidade, etc. Veja alguns exemplos de missão: Empresa de alimentos. Servir alimentos saborosos e de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável. Locadora de veículos. Oferecer soluções em transporte, por meio do aluguel de carros, buscando a excelência. Hospital. Promover a melhoria da qualidade de vida e satisfação das pessoas, praticando a melhor medicina, por meio de uma organização hospitalar autossustentável. Vamos exercitar? Veja a página 17.

70 Sumário Executivo Setores de atividade Defina qual é o negócio de sua empresa e, em seguida, assinale em qual(is) setor(es) sua empresa pretende atuar.

71 Sumário Executivo Forma jurídica O primeiro passo para que uma empresa exista é a sua CONSTITUIÇÃO formal. Para tanto, é necessário definir sua forma jurídica. A forma jurídica determina a maneira pela qual ela será tratada pela lei, assim como o seu relacionamento jurídico com terceiros. As formas jurídicas mais comuns para micro e pequenas empresas: Sociedade Limitada; Empresário; Outros. Vamos exercitar? Veja a página 17.

72 Sumário Executivo Enquadramento tributário Basicamente, a pequena empresa pode adotar três formas diferentes para o cálculo e o recolhimento dos impostos junto ao Governo Federal: o EMPREENDEDOR INDIVIDUAL, o REGIME NORMAL ou o SIMPLES NACIONAL. O Empreendedor Individual é o empresário individual com receita bruta ano de até R$36.000,00, que tenha um empregado que ganhe salário mínimo ou o salário mínimo da respectiva categoria profissional e não possua mais de um estabelecimento nem participe de outra empresa como titular, sócio ou administrador. Nessa modalidade, o recolhimento dos impostos e contribuições é feito em valores fixos mensais.

73 Sumário Executivo Enquadramento tributário O SIMPLES é destinado às empresas que – com possibilidade de enquadramento – se beneficiarão da redução e simplificação de tributos, além do recolhimento de um imposto único. O enquadramento no SIMPLES está sujeito à aprovação da Receita Federal e leva em consideração a atividade e a estimativa de faturamento. No Regime Normal as empresas recolhem os impostos da forma convencional, cumprindo todos os requisitos previstos em lei para cada imposto. Além dos tributos federais, no Regime Normal podem ser devidos impostos e contribuições para o Governo Estadual (ICMS) e Municipal (ISS). Vamos exercitar? Veja a página 17.

74 Sumário Executivo Capital Social O capital social é representado por todos os recursos (dinheiro, equipamentos, ferramentas, etc.) colocado(s) pelo(s) proprietário(s) para a montagem do negócio. Mais adiante, ao elaborar o plano financeiro do seu empreendimento, você saberá o total do capital a ser aplicado. Caso você escolha ter uma sociedade, será preciso determinar o valor do capital que cada sócio irá investir e o seu percentual. Vamos exercitar? Veja a página 21.

75 Sumário Executivo Fonte de recursos Aqui você irá determinar de que maneira serão obtidos os recursos para a implantação da empresa. Para o início das atividades, você pode contar com recursos próprios, de terceiros ou com ambos. Recursos próprios envolvem a aplicação por parte do(s) proprietário(s) do capital necessário para a abertura da empresa, já a utilização de recursos de terceiros compreende a busca de investidores ou de empréstimos junto a instituições financeiras. Vamos exercitar? Veja a página 21.


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