A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Maria Inês Fini Slide 1 PROGRAMA “ São Paulo faz escola”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Maria Inês Fini Slide 1 PROGRAMA “ São Paulo faz escola”"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Maria Inês Fini Slide 1 PROGRAMA “ São Paulo faz escola”

2 Profª Maria Inês Fini Slide 2 Apoiar o trabalho realizado nas escolas estaduais e contribuir para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos garantindo uma base comum de conhecimentos e competências para que as escolas funcionem de fato como uma rede. A fim de elaborar os subsídios necessários à implementação do currículo, duas iniciativas complementares foram tomadas: Levantamento do acervo documental e técnico pedagógico existente; Sistematização e divulgação de boas práticas existentes nas escolas de São Paulo. CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

3 Profª Maria Inês Fini Slide 3 CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Todos os referenciais estão apoiados pela LDB, Parâmetros e Diretrizes Nacionais. Cada sistema tem o dever de propor seu currículo e as escolas dentro de cada sistema, sua proposta pedagógica. Anunciar claramente à sociedade quais são as expectativas de aprendizagem desejáveis em cada série, ciclo e disciplina.

4 Profª Maria Inês Fini Slide 4 CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL II (6º AO 9º ANO) E ENSINO MÉDIO ESTRUTURA BÁSICA CURRÍCULO ESTRUTURA BÁSICA CURRÍCULO Currículo - princípios orientadores Caderno do Gestor Caderno do Professor (Como e o que ensinar ) Caderno do Aluno

5 Profª Maria Inês Fini Slide 5 Princípios da organização curricular: Currículo é cultura. Currículo é cultura. Currículo referido a competências. Currículo referido a competências. Currículo que tem como prioridade a competência leitora e escritora. Currículo que tem como prioridade a competência leitora e escritora. Currículo que articula as competências para aprender (dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações problema, construir argumentações e elaborar propostas) Currículo que articula as competências para aprender (dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações problema, construir argumentações e elaborar propostas) Currículo contextualizado no mundo do trabalho. Currículo contextualizado no mundo do trabalho. Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio

6 Profª Maria Inês Fini Slide 6 ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 1 – BASE do Currículo ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 1 – BASE Apresenta os princípios do Currículo Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9 ano) e Ensino Médio

7 Profª Maria Inês Fini Slide 7 ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 2 - CADERNOS DO PROFESSOR Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio Propõe atividades docentes para todas as aulas, em todas as séries e disciplinas. Propõe atividades docentes para todas as aulas, em todas as séries e disciplinas. Organização por bimestre com: Organização por bimestre com: Indicação clara das competências e habilidades a ser desenvolvidas pelos alunos, em cada tema ou tópico dos conteúdos; Indicação clara das competências e habilidades a ser desenvolvidas pelos alunos, em cada tema ou tópico dos conteúdos; Sugestão de aulas; Sugestão de aulas; Sugestões de material complementar; Sugestões de material complementar; Propostas de avaliação; Propostas de avaliação; Propostas de situação de recuperação. Propostas de situação de recuperação.

8 Profª Maria Inês Fini Slide 8 Arte: Foco deslocado da informação para problematização Situações de Aprendizagem com conteúdos não sequenciais para artes visuais, música, teatro e dança organizados didaticamente por meio de territórios cujos conceitos a ser trabalhados são: linguagens artísticas, processo de criação, materialidade, forma-conteúdo, mediação cultural, patrimônio cultural, saberes estéticos e culturais. - Proposição para sondagem (repertório do aluno) - Situações de aprendizagem (proposição desafiadora; difícil, porém possível prevendo ajustes; garantia de circulação de informação por meio de trabalhos em duplas, grupos, coletivas, pesquisas; garantia da função sócio cultural real do conteúdo trabalhado. - Nutrição Estética Concepção da disciplina – Linguagem (meios de comunicação) e conhecimento ( o ser humano conhece o mundo por meio de suas diferentes linguagens) Metodologia – eixos norteadores - COMO ESTÃO ORGANIZADOS OS CADERNOS

9 Profª Maria Inês Fini Slide 9 ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 3 - CADERNOS DO PROFESSOR Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio

10 Profª Maria Inês Fini Slide 10 ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 3 - CADERNOS DO PROFESSOR Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio

11 Profª Maria Inês Fini Slide 11 ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 4 - CADERNOS DO ALUNO Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio Orientação de estudos Orientação de estudos Proposta de atividades: Proposta de atividades: Exercícios em sala de aula. Exercícios em sala de aula. Roteiro para o trabalho individual e em grupo. Roteiro para o trabalho individual e em grupo. Roteiro de experimento/estudo de campo Roteiro de experimento/estudo de campo Lição de casa Lição de casa Textos e imagens de apoio Textos e imagens de apoio Referências: Referências: Remissão a outros materiais Remissão a outros materiais Remissão aos livros didáticos adotados na rede. Remissão aos livros didáticos adotados na rede.

12 Profª Maria Inês Fini Slide 12 ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 4 - CADERNOS DO ALUNO Currículo de Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série) e Ensino Médio

13 Profª Maria Inês Fini Slide 13 SITE Currículo de Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série) e Ensino Médio

14 Profª Maria Inês Fini Slide 14 Modalidades de Educação IntegralETI Todos os alunos participam das Oficinas Curriculares. Todos os alunos participam das Oficinas Curriculares. Atividades desenvolvidas por professor da rede, normalmente dentro da escola. Atividades desenvolvidas por professor da rede, normalmente dentro da escola. Cinco oficinas obrigatórias e optativas. Cinco oficinas obrigatórias e optativas. Mais Educação Só os alunos com mais dificuldades participam. Só os alunos com mais dificuldades participam. Atividades desenvolvidas por um voluntário, também no entorno da escola. Atividades desenvolvidas por um voluntário, também no entorno da escola. A escola escolhe entre 40 atividades, 5 ou 6. A escola escolhe entre 40 atividades, 5 ou 6. O MEC envia recursos para pagamento dos monitores, kits ou recursos para compra O MEC envia recursos para pagamento dos monitores, kits ou recursos para compra

15 Profª Maria Inês Fini Slide 15 Escola de Tempo Integral

16 Profª Maria Inês Fini Slide 16 Oficina de Atividades Artísticas Espera-se que o professor da Oficina de Atividades Artísticas desenvolva projetos em que os alunos tenham a oportunidade de aprofundar-se nos temas estudados no Currículo, experimentando, investigando, apreciando, expondo e propondo conexões com outras áreas do conhecimento.

17 Profª Maria Inês Fini Slide 17 Oficinas Obrigatórias ETI Hora da Leitura Experiências matemáticas Informática Educacional Atividades Artísticas Atividades Esportivas e Motoras

18 Profª Maria Inês Fini Slide 18 OFICINAS OPCIONAIS Língua Estrangeira Moderna (espanhol no ciclo I e inglês no ciclo II), Saúde e Qualidade de Vida Orientação para o Estudo e Pesquisa.

19 Profª Maria Inês Fini Slide 19 Mais Educação 295 – Escolas de ensino fundamental. Fotografia: 16 Dança: 68 H.Q.: 11 Fanfarra: 95 Iniciação Musical: 6 Coral: 56Cineclube: 8 Desenho: 6 Grafite: 42 Escultura: 4 Mosaico: 3 Pintura: 23 Hip hop: 27 Vídeo: 7 Percussão: 17

20 Profª Maria Inês Fini Slide 20 FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE

21 Profª Maria Inês Fini Slide 21


Carregar ppt "Profª Maria Inês Fini Slide 1 PROGRAMA “ São Paulo faz escola”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google