A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Inclusão escolar: Uma utopia? Ou uma possibilidade? Cleber Silva da Cunha

2 Objetivo: Através de dados e imagens propiciar uma reflexão sobre os meios de como a inclusão vem sendo feita no Brasil.

3 Introdução: A inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular vem sendo muito discutida entre profissionais da educação e áreas afins e está sendo amplamente divulgada pela mídia, no Brasil.

4 Cabe lembrar que tratar de educação inclusiva é uma tarefa complexa, pois a população de alunos com necessidades especiais tem como principal característica o fato de não formarem um grupo homogêneo no que diz respeito as suas carências quanto a educação, cuidados, comportamentos, etc...

5 Atualmente: Existem muita propaganda de que as escolas estão de portas abertas, porém sem deixar claro se o projeto político pedagógico educacional tem possibilitado a manutenção com qualidade destes alunos no ensino regular.

6 Aí vão surgindo questionamentos:
Qual é o preparo dos profissionais da educação para receber e atender tais alunos? Os alunos com necessidades especiais estão se beneficiando efetivamente da educação inclusiva? Incluir é apenas permitir a entrada?

7 Questões como estas estão sendo amplamente discutidas por pesquisadores da educação e áreas afins na tentativa de obterem um maior conhecimento deste assunto.

8 Mas muitas pesquisas já apontam, na maioria dos casos, a falta de preparo do professor e a falta de infra-estrutura das escolas.

9

10

11

12

13 Mas em contrapartida, quando existe dedicação de todos indivíduos, há casos que dão certo.

14 Grupo solidário: Junior está na 1ª série da Escola Viva, em Cotia (SP)
Grupo solidário: Junior está na 1ª série da Escola Viva, em Cotia (SP). A paralisia cerebral e a cadeira de rodas não impedem que ele esteja com amigos, em uma turma regular

15

16 Se nada for feito para mudar esta situação, se os projetos inclusivos continuarem sendo implantados sem levar em consideração a sua complexidade, a inclusão escolar não passará de uma ilusão (utopia), ou seja, não sairá do plano imaginário.

17 Deve se ter claro que um projeto desta natureza requer muito investimento e comprometimento dos órgãos governamentais e de toda a sociedade...

18 na busca de uma sociedade que saiba lidar com suas diferenças sociais

19

20

21

22 Bibliografia

23 FIM


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google