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Apresentação. Sociedade da informação no Brasil Do que se trata A informática e a indústria eletrônica passaram a ocupar lugar central no processo de.

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1 Apresentação

2 Sociedade da informação no Brasil

3 Do que se trata A informática e a indústria eletrônica passaram a ocupar lugar central no processo de acumulação de capital. A tecnologia aprofunda e estende as habilidades das empresas para transformar em mercadorias os produtos da telemática.

4 Conteúdos Conteúdo é tudo o que é operado na rede. Dados, textos, imagens, sons, software.

5 Os conteúdos são: Conjuntos de conteúdos Metadados

6 Metadados São dados que descrevem outros dados, em uma definição sem maior rigor técnico. O conceito de metadados tem adquirido importância, na medida em que mais conteúdos completos são armazenados em computadores e transmitidos via rede.

7 Identidade cultural As questões de identidade se mantém vivas e se multiplicam sem diferentes bolsões de identidade locais, étnica, comportamental, reanimadas como maneira de resistir à introdução de novos modos culturais uniformizantes.

8 Identidades Identidade primária é representada pela língua natural aqui usada no Brasil. Identidade secundária é representada pelo regionalismo e grupos de preferência de diversas natureza.

9 Multilingüismo na Internet Inglês 84% Alemão4,5% Japonês3,1% Francês1,8% Espanhol1,2% Sueco1,1% Português0,7%

10 Coleta, Processamento e Disponibilização de Conteúdos Intensificar a produção e difusão de conteúdos que espelhem não só nossa identidade cultural, mas também a rica diversidade de aspectos culturais que constróem essa unidade multifacetada. O desenvolvimento de um país depende da capacidade de organizar suas instituições.

11 Três iniciativas:

12 Conteúdos em Arte e História Limitação de conteúdos na internet Projeto Portinari Histórico brasileiro as décadas de 1920 a pinturas, desenhos e gravuras 25 mil documentos sobre a obra, vida e época do pintor 72 depoimentos, totalizando 130 horas gravadas

13 Aspectos de Regionalização Conteúdos produzidos nas grandes cidades e nas corporações localizadas no Centro - Sul do País Incentivo a produção de conteúdos que expressam cultura das diversas regiões áreas de interesse: profissional negócios lazer

14 As Bibliotecas Públicas Captação e processamento de conteúdos de interesse: Museus, escolas, bibliotecas Distribuição das bibliotecas pelo país e perfil de freqüência: Levantamento pela Secretaria do Livro e da leitura do Ministério da cultura em 1997: Dos Municípios do país, 3288 possuem bibliotecas

15 As Bibliotecas Públicas Atualmente funcionam bibliotecas públicas, a maior parte delas administrada e sustentada por municípios, dentre as quais 500 dispõe de Associação de Amigos da Biblioteca Cerca de 349 dispões de computador, destas uma centena tem acesso à Internet Freqüência às bibliotecas, basicamente de estudantes, contabilizando 3 milhões de visitas/mês, resultando uma média de 750/mês

16 As bibliotecas Públicas Bibliotecas de grande circulação atingem visitas/dia; No ano de 1977, adquiriram cerca de livros; Desde 1996, o Ministério da Cultura (MINC) executa programa “ Uma Biblioteca em Cada Município”;

17 As Bibliotecas Públicas Instalação física, conexão telefônica e funcionários, bem como formalizar, por lei, a existência da biblioteca; De 1996 a 1999, implantadas 687 novas bibliotecas, custo unitário médio R$ 30 mil; Comparação-EUA têm bibliotecas públicas, sendo 72% conectadas à Internet; Em 1996 eram apenas 27,8%;

18 As Bibliotecas Públicas A Biblioteca Nacional, uma das dez maiores do mundo; Fundada em 1810, com sede no Rio de Janeiro; Detém a mais rica coleção bibliográfica da América Latina, com mais de 8,5 milhões de peças, divididas em obras gerais; Tipos de Publicações: Seriadas, Referências, iconografia, Manuscritos, Música, obras raras e Cartografia

19 Para Onde Vamos Desenvolvimento através da operação de conteúdos sobre a infra-estrutura Disseminação da Internet, adequando as tecnologias da informação e comunicação ao usuário brasileiro Cabendo ao Governo brasileiro facilitar o exercício dos direitos aos cidadãos

20 Precisa-se Facilitar acesso ao acervos culturais e nacionais; Registrar manifestações culturais em diferentes mídias; Registrar produção científica e tecnológica Criar mecanismos para produção, explorando a diversidade da riqueza cultural; Promover igualdades de oportunidades de acesso as novas tecnologia;

21 Quadro Jurídico Promover regulamentação, direitos autorais; Estabelecimento de normas técnicas; Desenvolver legislação adequada de linhas de fomento para digitalização e disponibilização de conteúdos de interesse cultural, a exemplo da Lei. Rouanet.

22 Outras ações Criar serviços de informação na Internet com conteúdos especializados, nas áreas de ciências e tecnologia; Reunir bases de dados sobre documentos produzidos no país ou sobre o país de atividades cientificas e tecnológicas; Consolidar a rede;

23 Outras ações Levantar dados indicadores da necessidade de produção e difusão de conteúdos-grau de dificuldade; Desenvolver metodologias de organização de conteúdos para: grupos especializados, criação de portal para inserção de biografias de brasileiros notáveis.


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