A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores,"— Transcrição da apresentação:

1 O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores, pesquisadores e instituições acadêmicas em todo o Brasil e também no exterior. Foi assim constituído: Museu da Escola de Minas Gerais - Guardião da memória e das práticas de ensino de Minas Gerais desde o final do Século XIX, é um Museu que seduz e emociona. Teve o seu tombamento dentro do antigo prédio da Secretaria de Estado de Educação. Ocupando um espaço de aproximadamente 500m², este museu é fruto de longa pesquisa que começou em 1992, com a finalidade de resgatar a memória da educação, desenvolvendo política de sistematização do acervo museológico, documental – arquivístico, bibliográfico e iconográfico referente à Historia da Educação em Minas Gerais. Iniciativa pioneira no país, sendo o único museu da escola do Brasil. Laboratório de Currículos – Tem como objetivo principal oferecer oportunidade de qualificação contínua aos professores da rede pública, bem como elaboração e publicação do informativo Dialogo e Caderno do Professor, além da realização do concurso Premio Lúcia Casasanta, que premia experiência bem sucedida de professores na área de alfabetização da rede pública de ensino de Minas Gerais. Centro de Documentação - Abriga a Biblioteca do Professor e foi concebido por orientação do Sr. Pierre Trincal, documentalista europeu. Constitui um espaço de consulta e estudo no que se refere a Historia da Educação. Esse espaço é uma resposta ao um problema enfrentado pelos pesquisadores e professores - a dificuldade de acesso a fontes documentais, condição indispensável à reconstituição do nosso passado vêm sendo apontado pelos especialistas como um dos sérios entraves ao avanço da historiografia nacional. Contem um acervo de aproximadamente títulos, entre livros, banco de teses, videoteca, hemeroteca, hinários e outros materiais especiais, em um espaço de aproximadamente m². Preserva e guarda o acervo da Biblioteca do Instituto de Recursos Humanos João Pinheiro, do extinto Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais. Por tudo que foi mencionado fica evidente que o centro de referencia do professor é uma instituição de educação e cultura perfeitamente afinada com os propósitos do “Circuito Cultural Praça da Liberdade”, não justificando sua extinção ou saída do mencionado espaço, pois educação e cultura são indissociáveis. Pedimos que encaminhem ao Governador de Minas Gerais, na tentativa de sensibilizá-lo a este respeito.

2 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

3 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR

4 CÚPULA DA FACHADA PRINCIPAL

5 ÁTRIO

6 DETALHE DO ÁTRIO PORTÃO EM FERRO FUNDIDO, TRABALHADO EM ARABESCO ONDE SOBRESSAEM AS INICIAIS DO ESTADO

7 HALL DA ESCADARIA

8 HALL DA ESCADARIA - EM DETALHE O ELEVADOR

9 GALERIA DE FOTOS DOS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

10 ENTRADA DO MUSEU DA ESCOLA DE MINAS GERAIS

11 SALA DE AULA TRADICIONAL

12 SALA DE AULA - ESCOLA NOVA

13 ACERVO DO MUSEU DA ESCOLA

14

15

16

17

18 As idéias e o material contidos neste documento foram fornecidos por mim, são de minha autoria, exceto as imagens da Praça da liberdade que fotografei no Restaurante Tip Top (fotografias antigas). As imagens externas do prédio foram feitas também por mim, exceto a da cúpula que é de um livro intitulado Arte e Arquitetura no Palácio da Educação - Espaços da Memória, fotos de Juninho Motta e Paulo Schmidt. Atenciosamente, Norma Lelis.


Carregar ppt "O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google