A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Drupal Apresentação para usuários Keynes Masayoshi Kanno Analista de Tecnologia da Informação da DIRPD 18/02/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Drupal Apresentação para usuários Keynes Masayoshi Kanno Analista de Tecnologia da Informação da DIRPD 18/02/2010."— Transcrição da apresentação:

1 Drupal Apresentação para usuários Keynes Masayoshi Kanno Analista de Tecnologia da Informação da DIRPD 18/02/2010

2 O que é Drupal? Sistema de gerenciamento de conteúdo para Websites; O sistema de gerenciamento de conteúdo permite inserir, editar e deletar conteúdos em tempo real com facilidade (sem utilização de programação de códigos)

3 Revolução Páginas html (Limitação + desorganização); Páginas html + linguagem dinâmica + banco de dados (Complexidade + difícil manutenção); Gerenciador de conteúdos em tempo real (Simplicidade + agilidade);

4 Por que o nome Drupal? Drupal (em holandês) significa “cair” da chuva, gotas; O nome original era para ser “Dorp” que significa vila ou comunidade, fazendo referência a comunidade de usuários que utilizam o sistema.

5 Drupal - Concorrentes Wordpress (2003) Joomla (2005)

6 Potencialidades do Drupal Blog Comércio Eletrônico; Wikis; Fóruns; Portais; Websites;

7 Drupal - Vantagens Open Source (código livre) Ampla comunidade internacional Bom rendimento Estável Seguro Empresas, governos e universidades de renome mundial utilizam o sistema

8 Drupal – Exemplos de websites Michael Jackson’s website Casa branca – EUA Universidade de Stanford Nike Unicamp, MTV, Fox, Green Peace, Universidade de Harvard, Britney Spears, Nasa, Avril Lavigne, Sony, Hillary Clinton, Discovery Channel.

9

10

11

12

13 Inserir, alterar ou deletar conteúdos com textos, estilo (negrito, itálico, sublinhado) e cor de textos, Inserir ou deletar imagens, vídeos, documentos.doc,.pdf,.rar,.zip,.mp3, etc; Inserir, alterar ou deletar nomes de menus e submenus; O que é possível editar no drupal a nível de usuário?

14 Alterar o tema do website, tal como o posicionamento do menu, a sequência do menu; Alterar o logotipo do website. Alterar cores do layout e texto, caso o tema permitir. O que é possível editar no drupal a nível de usuário?

15 Obs: É possível alterar somente através do código fonte. Alterar cores de temas que não foram previamente definidas pelo tema, tais como cores de fundo, forma de apresentação do menu; O que não é possível alterar no website?

16 Como logar no sistema? Acesse o website: Insira o usuário e a senha

17 Acesse o conteúdo que deseja editar; Clique na aba “Editar”; Utilize o editor de texto do Drupal; Clique em pré-visualizar; Clique em salvar. Como alterar um conteúdo?

18 Como inserir um conteúdo? Utilize o menu do Administrador; Clique em “Organizar Conteúdo e criar conteúdo”; A titulo de exemplo escolha o tipo de conteúdo book page; Insira o título, insira o título do link e o corpo do conteúdo; Clique em pré visualizar e em seguida em salvar.

19 Como deletar um conteúdo? Acesse o conteúdo que deseja deletar; Clique na aba “Editar”; Clique no botão “Apagar”; Confirme que deseja realmente apagar.

20 Como configurar o tema? Alterar cores; Logotipo; Ícone do website;

21 Para que serve o backup? Recuperar dados importantes que foram removidos precipitadamente. Ex: Conteúdo de uma página; Recuperar configurações anteriores que foram alterados inconscientemente. Ex: Mudança do tema do website;

22 Como funciona o backup? Diariamente é feito o backup do banco de dados do website; O backup é armazenado durante uma semana. Portanto, avise com antecedência;

23 O que o backup não salva? Arquivos. Ex:.pdf,.doc,.rtf; Imagens. Ex:.jpeg, png,.bmp;

24 Dicas Pré visualize o conteúdo antes de salvar; Deleta informações com consciência; Caso deseje alterar temas do website, pré visualize antes de salvar; Somente solicite a ordem de serviço de backup se realmente não houver outra forma de recuperar os dados;

25 Segundo treinamento Inserir comunicados, notícias, equipe; Alterar temas; Trabalhar com o editor de textos do drupal: Inserir links no conteúdo; Inserir imagens; Inserir vídeos; Inserir âncoras;

26 Segundo treinamento Blocos – São estruturas de visualização; Módulos – São recursos do Drupal. Ex: álbum de fotos, enquetes; Views – São filtros de exibição de conteúdos. Ex: exibição do corpo docente, notícias;

27 Mais informações Acesse o menu “Treinamentos/Drupal básico” para fazer o download da apostila; Acesse o menu “Treinamentos/Sites UFU” para visualizar as vídeo-aulas.

28 Dúvidas? Denis Almeida – Analista de TI da DIRPD – Fabrício Hayashi – Analista de TI da DIRPD – Keynes Kanno – Analista de TI da DIRPD - Tiago Peres – Analista de TI da Original Tech -


Carregar ppt "Drupal Apresentação para usuários Keynes Masayoshi Kanno Analista de Tecnologia da Informação da DIRPD 18/02/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google