A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realizado por: Florbela Neto 8ºD nº10

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realizado por: Florbela Neto 8ºD nº10"— Transcrição da apresentação:

1 Realizado por: Florbela Neto 8ºD nº10
Água e sociedade Realizado por: Florbela Neto 8ºD nº10

2 A água serve para muitas actividades, como por exemplo: Na cozinha, na agricultura, nas casas, etc. Podemos usar a água para várias coisas. Como por exemplo o Brasil, tem o seu consumo distribuído da seguinte maneira: Agricultura: 70% Abastecimento urbano: 16% Industrias: 14 %

3 Estima-se que o volume total da água disponível em todo o planeta seja de aproximadamente um quintilhão e quatrocentos quartilhões de metros cúbicos, o que á primeira vista parece-nos um número “próximo” do infinito, ou, em outras palavras, um volume inesgotável.

4 Poluição das águas O que é poluição ?
A poluição é uma camada de resíduos superior á que o ambiente consegue absorver, por exemplo: Se três ou quatro pessoas deitarem um copo normal com petróleo na água o ambiente irá conseguir absorver, se um barco de petróleo cair na água e despejar o petróleo o ambiente aí não vai conseguir absorver.

5 O que são poluentes ? São resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, originando: Pelo desenvolvimento urbano; Pela actividade industrial; Pela actividade agrícola; Pelos transportes.

6 O armazenamento da água:
É importante usar bons métodos para a colecta, o transporte e o armazenamento de água para beber. Há um alto risco de a água ficar contaminada entre a fonte e o lar. Isto é porque ela pode ser exposta a bactérias ou germes nocivos, quando for transferida de um recipiente para outro ou quando pessoas diferentes tiverem contacto com ela.

7 A água potável pode ser colectada em diferentes tipos de fontes: de fontes na superfície (rios ou nascentes) ou subterrâneas (poços com corda e balde ou bombas manuais). Geralmente a água subterrânea é a de melhor qualidade, porque é protegida contra a contaminação. Podem ser usados vários métodos fáceis para manter a qualidade da água durante a coleta, o transporte e o armazenamento.

8 Coleta : A água frequentemente se contamina durante a coleta, porque as pessoas mergulham um balde sujo na fonte de água. Uma vez que a fonte de água está contaminada, as outras pessoas que a compartilham provavelmente ficarão doentes.

9 Armazenamento: Armazene a água em casa, num lugar fresco, bem longe da gasolina, do querosene e de produtos químicos agrícolas. Se forem usados diferentes recipientes para o transporte e o armazenamento da água, assegure-se de que ela seja derramada de um recipiente para outro. Siga as mesmas regras: derrame a água do recipiente de armazenamento para uma vasilha para beber. Se o recipiente para armazenamento for pesado demais para levantar, use uma concha limpa para transferir a água. Se estes passos forem seguidos, a chance de contaminação da água entre a fonte e o lar será pequena.

10 Como apanhar água sem a deixar suja ?
Use mais de um recipiente para coletar água. Use uma concha ou um balde limpo para transferir a água para o recipiente. Assegure-se de que a água seja derramada da concha ou do balde para o recipiente para transporte, de maneira que os dois recipientes não entrem em contato. As bombas manuais são a melhor maneira de se coletar água, porque a água é, na verdade, derramada diretamente da fonte para dentro do recipiente.

11 Use apenas uma concha ou um balde para isto
Use apenas uma concha ou um balde para isto. Muitos povoados (aldeias) possuem uma concha ou um balde que todos usam para coletar a água da fonte. Isto diminui as chances de contaminação, porque há apenas uma concha ou um balde entrando em contacto com a água, ao invés de muitos. Um comitê comunitário pode ajudar a assegurar que a concha não seja roubada e seja guardada num lugar limpo.

12 Conclusão: Espero que tenham gostado do trabalho. Este trabalho diz-nos o cuidado que temos de ter com a água, pois ela é nos muito importante. Como já foi dito, com a água nós podemos fazer várias actividades. FIM


Carregar ppt "Realizado por: Florbela Neto 8ºD nº10"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google