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UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem Prof: Ivan Fontainha Aula 6 Site:

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1 UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem Prof: Ivan Fontainha Aula 6 Site:

2 Bibliografia BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. UML: guia do usuário. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, MELO, Ana Cristina. Desenvolvendo aplicações com UML 2.2: do conceitual à implementação. 3.ed. Rio de Janeiro: Brasport, LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. Porto Alegre: Bookman, 2007.

3 UML – Modelo de Elementos Classes:  É uma descrição de um tipo de objeto  Usamos classes para classificar os objetos que identificamos no mundo real  Uma classe pode ser a descrição de um objeto em qualquer tipo de sistema

4 UML – Modelo de Elementos Existem algumas questões que podem nos ajudar a identificar as classes:  Existem informações que devem ser armazenadas ou analisadas? Se existir alguma informação que tenha de ser guardada, transformada ou analisada de alguma forma, então é uma possível candidata para ser uma classe

5 UML – Modelo de Elementos Existem algumas questões que podem nos ajudar a identificar as classes:  Existem sistemas externos ao modelado? Se existir, eles deverão ser vistos como classes pelo sistema para que possa interagir com outros atores externos

6 UML – Modelo de Elementos Existem algumas questões que podem nos ajudar a identificar as classes:  Existem classes de bibliotecas, componentes ou modelos externos a serem utilizados pelo sistema modelado? Se existir, normalmente essas classes, componentes e modelos conterão classes candidatas ao nosso sistema

7 UML – Modelo de Elementos Existem algumas questões que podem nos ajudar a identificar as classes:  Qual o papel dos atores dentro do sistema? Talvez, o papel destes atores possa ser visto como classes, por exemplo, usuário, operador, cliente e daí por diante

8 UML – Classes Em UML as classes são representadas por um retângulo divididos em 3 compartimentos: Nome Atributos Operações

9 UML – Classes Compartimentos: OBS: A sintaxe usada em cada um destes compartimentos é independente de qualquer linguagem de programação Nome: conterá apenas o nome da classe modelada

10 UML – Classes Compartimentos: OBS: A sintaxe usada em cada um destes compartimentos é independente de qualquer linguagem de programação Atributos: possuirá a relação de atributos que a classe possui em sua estrutura interna

11 UML – Classes Compartimentos: OBS: A sintaxe usada em cada um destes compartimentos é independente de qualquer linguagem de programação Operações: serão os métodos de manipulação de dados e de comunicação de uma classe com outras do sistema

12 UML – Classes As normas de estilo da UML determinam que: Nome da classe seja centralizado e negrito Escrever as iniciais dos nomes das classes em maiúsculas, inclusive as primeiras letras de nomes compostos Ex: AlunoUniversitario, PessoaFisica

13 UML – Classes As normas de estilo da UML determinam que: Os atributos e as operações devem ser escritos com formatação normal e alinhados a esquerda Os nomes de atributos e operações devem iniciar com letra minúscula, entretanto as iniciais das palavras compostas devem iniciar com letra maiúscula Ex: nomeCliente reajustarSalario ()

14 UML – Diagrama de Classes O diagrama de classes demonstra a estrutura estática das classes de um sistema onde estas representam as “coisas” que são gerenciadas pela aplicação modelada

15 UML – Diagrama de Classes Classes podem se relacionar com outras através de diversas maneiras:  Associação : conectadas entre si  Dependências: uma classe depende ou usa outra classe  Especialização: uma classe é uma especialização de outra classe  Pacotes: Classes agrupadas por características similares

16 UML – Diagrama de Classes Todos os relacionamentos são mostrados no diagramas de classe juntamente com suas estruturas internas, que são os atributos e operações O diagrama de classes é considerado estático já que a estrutura descrita é sempre válida em qualquer ponto do ciclo de vida do sistema

17 UML – Diagrama de Classes Um sistema normalmente possui alguns diagramas de classe, já que não são todas as classes que estão inseridas em um único diagrama e uma certa classes pode participar de vários diagramas de classes Para se criar um diagrama de classes, as classes tem de estar identificadas, descritas e relacionadas entre si

18 UML – Diagrama de Classes - Parte Classe Cliente, com seus atributos e métodos

19 UML – Diagrama de Classes - Parte Classe ContratoAluguel, com seus atributos e métodos

20 UML – Diagrama de Classes - Parte Relacionamento entre as classes, com sua multiplicidade, isto é, o intervalo numérico permitido de valores que a classe Cliente “possui” com a classe ContratoAluguel

21 UML – Diagrama de Classes

22 UML – Diagramas de Estrutura Composta A UML 2.0 deu uma importância maior à composição, com a inclusão deste novo diagrama O objetivo deste diagrama é permitir que se exiba um pequeno diagrama de classes dentro de uma classe. (agrupamento de estruturas)

23 Esta notação leva uma apresentação menos confusa de um relacionamento de composição Torna-se útil quando temos em um mesmo diagrama de classes relacionamentos entre classes, entre as classes-todo e suas partes e entre as próprias partes UML – Diagramas de Estrutura Composta

24  Exemplo: UML – Diagramas de Estrutura Composta

25 As classes-partes podem ser ligadas por conectores Conectores Assembly permite que uma classe-parte supra serviços que outra classe-parte necessita. Ele conecta duas partes como associação Multiplicidade: Mostra o intervalo numérico permitido de valores que determinados elementos da UML possuem com outro elemento


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