A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do."— Transcrição da apresentação:

1

2 Uma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

3

4 A produção de energia elétrica ocorre da seguinte forma:

5 A água que sai do reservatório é conduzida com muita pressão através de enormes tubos até a casa de força, onde estão instaladas as turbinas e os geradores que produzem eletricidade. A turbina é formada por uma série de pás ligadas a um eixo, que é ligado ao gerador. A pressão da água sobre essas pás produz um movimento giratório do eixo da turbina.

6 O gerador é um equipamento composto por um imã e um fio bobinado. O movimento do eixo da turbina produz um campo eletromagnético dentro do gerador, produzindo a eletricidade.

7 A eletricidade será transportada até nossas casas, mas primeiro ela passa por um transformador que aumenta sua voltagem, facilitando sua movimentação. Quando ela chega nas cidades um outro transformador reduz a energia de volta ao nível adequado para os aparelhos que usamos.

8 Vantagens: - Não gera diretamente poluição - A maior vantagem das usinas hidrelétricas é a transformação limpa do recurso energético natural. - Não há resíduos poluentes. - Há baixo custo da geração de energia - Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias. - Crescimento do turismo na região. - A água é um recurso renovável e não esgota.

9 Desvantagens: - Inundam áreas extensas de produção de alimentos e florestas; - Alteram fortemente o ambiente e com isso prejudicam muitas espécies de seres vivos, exemplo: interferem na migração e reprodução de peixes; - Alteram o funcionamento dos Rios; - Alteram a paisagem das margens pela indução de atividades humanas ligadas a presença dos reservatórios; - Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos;

10 - Boa parte das florestas inundadas se decompõe produzindo metano, um gás que contribui para o efeito estufa. - O represamento do rio diminui o nível da água abaixo da represa; desabriga pessoas e animais; provoca a salinização da água (no semi-árido); - A inundação danifica sítios arqueológicos; indisponibiliza terras férteis; provoca pequenos tremores de terra, devido ao peso da água e às acomodações do terreno. - A represa interfere na piracema. - Provoca alterações climáticas que irão comprometer a fauna e flora que não se adaptarão a essas mudanças. - Provoca doenças e impede o crescimento da população ribeirinha, atrapalhando a vida das pessoas.

11

12

13

14 Alunas: Anny Nº 02 Bruna Nº 03

15 Maiara Nº 22 Monique Nº 23 Nathália Nº 24


Carregar ppt "Uma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google