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Planejamento & Gestão de Performance 3. Diagnóstico Estratégico Visão de Futuro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

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Apresentação em tema: "Planejamento & Gestão de Performance 3. Diagnóstico Estratégico Visão de Futuro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento & Gestão de Performance 3. Diagnóstico Estratégico Visão de Futuro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

2 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 2Planejamento & Gestão de Performance - PGP Diagnóstico Estratégico Comitê de Planejamento & Stakeholders (Visão de Futuro & de Presente) Visão de Presente Análise da Situação Atual Interna Externa Visão de Futuro Análise de Tendências Cenário Mais Provável Objetivos Estratégicos Objetivos Estratégicos Diretrizes

3 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 3Planejamento & Gestão de Performance - PGP Análise de Tendências

4 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 4Planejamento & Gestão de Performance - PGP Tecnologias estratégicas no 1º mundo em 2011  Cloud Computing  Aplicações móveis e tablets PCs  Colaboração e comunicação social  Video  Próxima geração do BI (corporativo e social)  BI social  Computação baseada em contexto  Memória de armazenamento de classe  Computação ubíqua (invisível ao homem, mas lhe permite estar conectado o tempo todo)  Fabricação de PCs e infraestrutura baseada em blocos Fonte:

5 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 5Planejamento & Gestão de Performance - PGP Tendências – Pessoas & Sociedade

6 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 6Planejamento & Gestão de Performance - PGP Pessoas & Sociedade – Sociedade Virtual  A convergência entre físico e virtual criará pessoas super conectadas caracterizadas por: Conectado:  O tempo todo ligado na web Mobilidade:  Só conseguirá trabalhar se estiver conectado em qualquer lugar Comunidades Virtuais:  Se relaciona com o mundo através de suas comunidades virtuais de interesse Assíncrono:  Suas atitudes e tarefas são feitas de forma assíncrona (fora de uma ordem cronológica convencional)

7 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 7Planejamento & Gestão de Performance - PGP Pessoas & Sociedade – Longevidade Expectativa de vida x PaísesOscar Niemeyer 103 anos Fonte: Mapa da Longevidade - Marina Motomura - 06/2010Mapa da Longevidade - Marina Motomura - 06/2010

8 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 8Planejamento & Gestão de Performance - PGP Pessoas & Sociedade – Longevidade  Em 1960 a expectativa de vida no Brasil era de 54,6 anos. Em 2008 as mulheres estavam com 76,8 anos e os homens com 69,3 anos. Na próxima década a expectativa deve passar dos 80 anos  Alguns países da América Latina e da Ásia terão população de idosos duplicada em 10 anos  Alguns países europeus já estão tendo que criar novas faixas etárias, pois muitos idosos estão passando dos 90 anos

9 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 9Planejamento & Gestão de Performance - PGP Pessoas & Sociedade – Mobilidade Total  Em Set/10 o Brasil tinha: 272 microsx 1000 pessoas 924 celularesx 1000 pessoas 365 internetx 1000 pessoas Fonte: Renata - MobilepediaRenata - Mobilepedia  Em 25/5/2011 o Brasil tinha: 1093 celularesx 1000 pessoas 212,6 milhões de celulares Fonte: IDG NowIDG Now  Em Junho/2011 o Brasil tinha: 42,56 milhões de fixos Fonte: TelecoTeleco  Já temos 5 celulares p/ cada fixo  Fixo  Móvel: As pessoas estão trocando massivamente os acessos fixos por celulares com banda larga Criação da cultura da mobilidade total

10 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 10Planejamento & Gestão de Performance - PGP Pessoas & Sociedade – Famílias Menores  O número de pessoas por família vem caindo ao longo das últimas décadas  As principais razões são: Preocupação com qualidade de vida Maior participação das mulheres no mercado de trabalho Maior quantidade de mulheres chefiando famílias Aumento do custo de vida nos centros urbanos Fonte: IBGEIBGE

11 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 11Planejamento & Gestão de Performance - PGP Pessoas & Sociedade Condomínios & Shoppings  A vida em condomínio está sendo impulsionada por: Aumento da violência urbana Necessidade de acesso rápido à áreas de lazer Rateio dos custos (terreno, manutenção, segurança, etc.) Facilidade de financiamento  Os shopping centers devem continuar crescendo também

12 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 12Planejamento & Gestão de Performance - PGP Pessoas & Sociedade – Robôs Domésticos  Os eletrodomésticos devem evoluir para robôs domésticos, executando várias atividades (limpar o chão, cortar grama, etc.), esta evolução está sendo impulsionada por: Robótica Inteligência artificial Miniaturização eletrônica Mecatrônica Redução do custo dos componentes

13 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 13Planejamento & Gestão de Performance - PGP Tendências – Indústria & Economia

14 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 14Planejamento & Gestão de Performance - PGP Indústria & Economia – eCommerce  Em 2015, 25% das transações comerciais devem ser feitas por eCommerce, no Brasil espera-se algo em torno de 10%  Em 2010, segundo a JP Morgan, as transações globais de eCommerce totalizaram Us$680 bilhões. Em 2013 espera-se Us$963 bilhões Fonte: Fonte: Leena Rao - TCLeena Rao - TC

15 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 15Planejamento & Gestão de Performance - PGP Indústria & Economia – Outsourcing  A terceirização de funções não fundamentais ao negócio deve crescer devido há: Aumento da competitividade Busca por produtividade Necessidade de gestão Aumento da complexidade Baixa agregação de valor de algumas atividades Necessidade de atualização constante em tecnologia e processos Viabilização promovida pela TI e Telecomunicações Foque naquilo que é único para o seu negócio. Deixe seus parceiros cuidarem do restante

16 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 16Planejamento & Gestão de Performance - PGP Tendências – Trabalho, Tempo & Lazer

17 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 17Planejamento & Gestão de Performance - PGP Trabalho, Tempo & Lazer – Mobile Office  Existe uma grande tendência de troca dos “desktops” por “notebooks”, “smartphones” e “tablets” dotados de rede sem fio que permitem trabalhar em qualquer lugar  O trabalho deve passar a ocorrer em qualquer lugar e as relações humanas não estarão mais presas aos micros das pessoas Não importa onde você está, só importa o que você faz

18 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 18Planejamento & Gestão de Performance - PGP Trabalho, Tempo & Lazer – 24 horas x 7 dias  Transforme o problema do fuso-horário num aliado e tire proveito do que tem de melhor no mundo numa operação 24 x 7  Isto abre uma grande oportunidade econômica de negócio  A TI e as Telecomunicações estão alavancando a globalização no mundo dos Call Centers e outros Siga o sol

19 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 19Planejamento & Gestão de Performance - PGP Trabalho, Tempo & Lazer Trabalho & Lazer Combinados  Algumas empresas já proporcionam ambientes onde as pessoas podem trabalhar, se divertir e praticar seus hobbies  Algumas pessoas já estão criando uma 2ª carreira à partir de seus hobbies

20 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 20Planejamento & Gestão de Performance - PGP Trabalho, Tempo & Lazer Monitoramento Emocional  O monitoramento móvel de doenças, ferimentos e até o estado emocional (por tom da voz, pulsação, etc.) deve crescer devido: Miniaturização eletrônica Integração com a biomedicina  Os dispositivos poderão ser capazes de: Regular a doze de remédios Alertar médicos e hospitais Recomendar mudanças na hora que elas são realmente úteis

21 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 21Planejamento & Gestão de Performance - PGP Tendências – Consumo & Estilo de Vida

22 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 22Planejamento & Gestão de Performance - PGP Consumo & Estilo de Vida – Redes Sociais  A TI e as Telecomunicações estão proporcionando a aproximação de pessoas com interesses comuns em todo o mundo formando cyber comunidades para: Se divertir e se relacionar Interagir, reclamar, divulgar, compartilhar conhecimento Trabalhar e viver  Alguns dizem que: As redes sociais, aproxima os distantes e distancia os próximos

23 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 23Planejamento & Gestão de Performance - PGP Consumo & Estilo de Vida – Sustentabilidade  A ECO 92 e Al Gore conseguiram sensibilizar as pessoas que se continuarem tratando o planeta como estavam, ele não resistiria muito tempo  As grandes preocupações agora são: Consumo consciente Energia limpa ou renovável Preservar a camada de ozônio Descarte consciente Sustentabilidade

24 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 24Planejamento & Gestão de Performance - PGP Consumo & Estilo de Vida Mercado de Baixa Renda  O volume de negócios para as classes mais baixas vem crescendo no mundo todo  Os programas sociais e os incentivos permitiram a ascensão de milhões de pessoas das classes C, D e E  Apesar da baixa atratividade para a construção civil, outros setores estão focados neste mercado imenso: A P&G gasta 30% dos E$1,9M com P&D para este mercado As classes C, D e E tinham renda mensal de até R$3,5 mil, representavam 87% da população brasileira e detinham 71% do consumo em 2005 (R$517 Bilhões) Mais de 1 milhão deles já fizeram compras pela Internet Fontes: IstoÉ Dinheiro e UnimepIstoÉ DinheiroUnimep

25 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 25Planejamento & Gestão de Performance - PGP Tendências do mercado mundial até 2020 NTendênciaComentário 1Deslocamento econômico e socialO mercado está se redefinindo através da evolução do significado do valor 2O poder dos eventos globaisO mercado está se redefinindo pelo significado de comunidade 3Status e identidadeAs atitudes de status e identidade estão remodelando o mercado 4Consumidor 2.0O mercado está se adaptando à inovação da orientação ao consumidor 5Mudança de geraçãoO mercado está sendo redefinido pelo consumo baseado na tela 6Privacidade e confiançaEstas são condições impostas à sobrevivência das principais marcas 7Informatização x consumoO mercado consumidor está se tornando alvo móvel para as empresas 8Conexão com os consumidoresSerá necessário adaptar-se às mudanças de atitudes para espaços e lugares 9Construindo conexões emocionaisO mercado está evoluindo para novas atitudes de fidelidade à marca 10Consumidores sociaisOs novos pontos de contatos com os consumidores estão refazendo o mercado Fonte:

26 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 26Planejamento & Gestão de Performance - PGP Análise de Cenários “À medida que avançamos para a terra desconhecida do amanhã, é melhor ter um mapa geral e incompleto, sujeito a revisões, do que não ter mapa nenhum.” Alvin Toffler em Powershift

27 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 27Planejamento & Gestão de Performance - PGP O que são cenários?  Herman Kahn: “Sequência hipotética de eventos construídos com o propósito de focalizar processos causais e ponto de decisão”  Michel Godet: “Conjunto formado pela descrição coerente de uma situação futura e pelo encaminhamento dos acontecimentos que permitem passar de uma situação de origem à situação futura”  Michael Porter: “Os cenários devem ser escolhidos para comunicar, instruir e ampliar o pensamento dos gerentes sobre o futuro”  Peter Schwartz: “Os cenários são para ordenar a percepção dos ambientes alternativos futuros nos quais as decisões pessoais podem ser tomadas. Um cenário eficaz quase sempre altera comportamentos”  Paul Schoemaker & Kess Van Der Heijden: “Cenários são ferramentas que têm por objetivo melhorar o processo decisório, com base no estudo de possíveis ambientes futuros“  Raul Grumbach: “Cenários servem para auxiliar na definição das estratégias da empresa”

28 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 28Planejamento & Gestão de Performance - PGP Objetivos & Utilização dos Cenários ObjetivosUtilização  Verificar se as políticas de hoje implicam no futuro  Auxiliar na escolha de políticas e estratégias alternativas  Aprimorar a visão de futuro  Apresentar claramente as possibilidades futuras  Permitir a convivência com as incertezas  Aprofundar a Análise SWOT Tipos de Cenários Variáveis Relevantes (Dimensões/Questões) Define Estratégias Globais Macroeconômicas Sociais e Culturais Políticas Tecnológicas Corporativas Localizado Mercado Concorrência Riscos Tecnológicos Riscos de Investimentos Negócio Regionais Programas & Projetos Análise Custo x Benefício Fontes Riscos Tecnológicos Riscos Mercadológicos Decisões de Investimento

29 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 29Planejamento & Gestão de Performance - PGP Cenários – Dicas & Métodos Dicas  Definir para cada cenário: Título, Objetivo e Horizonte Temporal  Tentações: Otimista e Pessimista Todo cenário traz ameaças e oportunidades, logo não são exclusivamente otimista ou pessimista  Recomendação: Mais provável e Ideal  Variáveis Decisórias: Determine e feche consenso sobre as variáveis decisórias Métodos  Análise SWOT: Se já utilizada no planejamento estratégico, use outro método  Método Delphi: Criado por Olaf Helmer (1959)

30 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 30Planejamento & Gestão de Performance - PGP Método Delphi – Fases 1 e 2 1. Definição do Problema  Fixe o propósito de estudo  Determine a amplitude  Defina o horizonte temporal  O decisor estratégico, com sua assessoria, define o Grupo de Controle e os Peritos: Grupo de Controle:  Analistas da empresa, devem identificar oportunidades/ameaças Peritos:  Especialistas convidados a participar do trabalho  Elabore o cronograma de trabalho 2. Pesquisa  O Grupo de Controle deve fazer ou aprofundar a Análise SWOT  O grupo deve pesquisar o máximo de dimensões possíveis relevantes para o problema em questão: Política, cultural, econômica, social, internacional, técnica, geográfica, demográfica, etc.  Apresente os resultados como: Análise Interna:  Fortalezas e Fraquezas Análise Externa:  Oportunidades e Ameaças

31 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 31Planejamento & Gestão de Performance - PGP Método Delphi – Fases 3 e 4 3. Processamento  Identifique os fatos presentes que são sementes de mudanças futuras  Identifique os eventos (internos ou externos) relevantes que surgirão em decorrência das mudanças (use brainstorming)  Exemplo: Fato: A expectativa de vida dos brasileiros vem subindo Evento: O mercado de pessoas na 3ª idade deve crescer  Envie os fatos e eventos para os Peritos opinarem à respeito 4. Sugestões  Os Peritos e o Grupo de Controle dão sugestões de: Ações presentes que orientam na direção dos cenários desejados Ações que poderão levar ao cenário ideal da organização

32 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 32Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exemplo de cenário: Mais provável IPTV (3 Play) IPTV (3 Play) VoIP Redes Inteligentes Redes Inteligentes Outsourcing Mercado Baixa Renda Mercado Baixa Renda Múltiplos Pagamentos Múltiplos Pagamentos Regulamentação Convergente Regulamentação Convergente Mercado Capitais Mercado Capitais PIB Moderado PIB Moderado Queda de Margens Queda de Margens Wireless Broadband Wireless Broadband Terminais Multiuso Terminais Multiuso Dimensões Consideradas Mercado Tecnologia Política/Regulatório Socioeconômica BaixaProbabilidadeAlta BaixoImpactoAlto Exemplo de Cenário Mais Provável:  Probabilidade  Impacto no Setor Exemplo de Cenário Mais Provável:  Probabilidade  Impacto no Setor

33 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 33Planejamento & Gestão de Performance - PGP Referências SiglaReferência DAO06Darcio Oliveira. Os reis do mercadinho. Editora Abril. Isto É Dinheiro. Ed /10/2006.Os reis do mercadinho ECO11eCommerce.org.br. Evolução da Internet e do e-commerce Evolução da Internet e do e-commercewww.e-commerce.org.br EDA09 Eduardo Arantes. Planejamento Estratégico & Balanced Scorecard de TI. Uberlândia: Pitágoras IDG11 Redação do IDG Now. Brasil atinge 212,6 milhões de celulares em abril, aponta Anatel. IDG Now. 25/5/2011 atualizado em 15/07/2011.Brasil atinge 212,6 milhões de celulares em abril, aponta Anatel JOF09 Joanna Fustaino. O consumo de crédito no mercado de baixa renda: Fatores contribuintes para o aumento das dívidas. Unimep O consumo de crédito no mercado de baixa renda: Fatores contribuintes para o aumento das dívidas LER11 Leena Rao. J.P. Morgan: Global E-Commerce Revenue To Grow By 19 Percent In 2011 To $680B. TechCrunch. 3/1/2011.J.P. Morgan: Global E-Commerce Revenue To Grow By 19 Percent In 2011 To $680B MAM10Marina Motomura. Mapa da Longevidade. Planeta Sustentável: Revista Mundo Estranho. 06/2010.Mapa da Longevidade MAR08Márcio Moreira. Modelos de Gestão & Organização. Uberlândia: Pitágoras Modelos de Gestão & Organização REM10 Renata Muniz do Nascimento. Número de celulares no Brasil deve ser maior do que o de habitantes em Mobilepedia. 2/9/2010.Número de celulares no Brasil deve ser maior do que o de habitantes em 2011 TEL11Teleco. Seção: Telefonia Fixa. Teleco. 7/8/2011.Seção: Telefonia Fixa WHN11What’s Next. Top Trends in Society & culture Top Trends in Society & culturewww.nowandnext.com

34 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 34Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exercício 3

35 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 35Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exercício 3: Análise de Cenários  Considere o mesmo contexto dos Exercícios 1 e 2  Use a planilha anexa  Faça uma Análise de Cenários, considerando: Analise as tendências e escolha no mínimo 1 e no máximo 3 dimensões  Para cada dimensão escolhida: Identifique pelo menos um fato que contém sementes do futuro  Para cada fato escolhido: Identifique pelo menos um evento futuro que demonstra o desdobramento deste fato  Para cada evento escolhido: Avalie a probabilidade de ocorrência do evento (0% a 100%) Avalie o impacto do evento no setor (0% a 100%)

36 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 36Planejamento & Gestão de Performance - PGP Resultado da Análise de Cenários

37 Márcio Moreira3. Diagnóstico Estratégico – Visão de Futuro – slide 37Planejamento & Gestão de Performance - PGP Gráficos dos Cenários


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