A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais."— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais Evocados Auditivos em Indivíduos com Queixas de Leitura e Escrita Profª Drª Maria Silvia Cárnio Drª Ivone Ferreira Neves Fgo. Aparecido J. Couto Soares Fga Juliana de Campos Valino Prof ª Drª Renata Mota Mamede Profª Drª Carla Gentile Matas 2010

2 Objetivo: Verificar as habilidades do processamento auditivo e os potenciais evocados auditivos de curta, média e longa latência em indivíduos com queixas de leitura e escrita. Aprovação Comitê de ética nº0711/09 11 sujeitos/ Queixas de Leitura e Escrita 8 a 16 anos; ambos os sexos Avaliação audiológica normal Avaliação Comportamental do Processamento Auditivo PEATE PEAML P300 Método:

3 Resultados: Conclusão: 27% aumento da latência das ondas
As habilidades auditivas de figura-fundo para sons lingüísticos e de ordenação temporal foram as mais alteradas nos testes do PAC, corroborando a literatura. Quanto aos potenciais evocados auditivos, não foram encontradas alterações significativas provavelmente devido à grande variabilidade intersujeitos nos valores de normalidade destes testes, principalmente para os potenciais de longa latência Os indivíduos com queixas de dificuldades escolares apresentam pior desempenho em testes de processamento auditivo em função do atraso na maturação das habilidades auditivas. 90,9% alteração nos testes do PAC 27% aumento da latência das ondas III e V P300 sem alterações nos valores de latência Conclusão: Indivíduos com queixas de leitura e escrita podem apresentar alterações em uma ou mais habilidades auditivas. Quanto aos potenciais evocados, acredita-se que a aplicação em um número maior de indivíduos e uma comparação intrasujeito, após período de procedimentos terapêuticos, apresente resultados mais eficazes.


Carregar ppt "Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google