A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fontes de recursos Os recursos podem ser:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fontes de recursos Os recursos podem ser:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Próprios – reservas (depreciação, exaustão e amortização) e lucros retidos; Terceiros – Ações (ordinárias e preferenciais) e empréstimos (bancos e debêntures). Os tipos de financiamento: Bancos comerciais; Bancos de desenvolvimento; Bancos de desenvolvimento e bancos múltiplos; Financeiras; Arrendamento mercantil – leasing; Factoring; Fundos de pensão Fundos de investimento. LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

3 Bancos de fomento http://www.bndes.gov.br/ http://www.brde.com.br/

4 Fontes de recursos de curto prazo
Muitas vezes, as empresas precisam buscar empréstimos de curto prazo para financiar os ativos circulantes. Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

5 Capitais próprios Capitais próprios
São originados do Patrimônio Líquido por meio da: Autogeração de recursos e reinvestimento (uso dos lucros retidos) Subscrição e integralização de capital social (chamada de capital, lançamento de ações ou outros títulos) Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

6 Capitais de terceiros Capitais de terceiros
Representam o endividamento da empresa. Demandam pagamento de encargos financeiros (juros). Servem para financiar o capital de giro das empresas. Crédito comercial Crédito bancário Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

7 Crédito comercial Crédito comercial
É resultado das negociações entre a empresa e seus fornecedores de bens e serviços. São chamadas de fontes espontâneas de financiamento. Algumas têm custos financeiros (juros) outras não. Resultam das operações comerciais da empresa. Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

8 Crédito de fornecedores
É a fonte mais importante do crédito comercial. Serve para financiar o capital de giro. É o prazo de pagamento que o fornecedor cede ao comprador. A prática de comprar a prazo é bastante comum e faz parte das negociações. Vantagens: Adequação: Quanto mais a empresa compra, mais crédito consegue dos seus fornecedores. Fonte de crédito: Os fornecedores oferecem o crédito como forma de atrair negócios. Geralmente é fácil conseguir prazo. Agilidade: É mais fácil obter crédito de fornecedores do que de instituições bancárias. Custos financeiros atrativos: Os juros e as multas por atraso são mais baixos do que os dos bancos. Quando não há indicação de juros ou descontos, os custos financeiros já estão embutidos nos valores de compra. Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

9 Crédito de impostos e obrigações sociais
A empresa pode aproveitar os prazos de pagamento de tributos para utilizar o montante como capital de giro. Os bancos podem negociar os prazos, cobrando juros menores do que os pagos pelo atraso no pagamento. Os tributos mais comuns são: ICMS, IPI, COFINS, INSS, IR, IR na Fonte e FGTS. Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

10 Outros créditos operacionais
A pagamentos de salários também pode se caracterizar como um crédito operacional. As empresas têm até o quinto dia útil do mês para pagar os salários. Muitas vezes, referentes à produção de bens e serviços que já foram comercializados pela empresa. As empresas podem cobrar adiantado por algum serviço, ou receber parte do pagamento antes da entrega do bem, quando feito sob encomenda. Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

11 Crédito bancário Crédito bancário
É uma operação de empréstimo. Feito em bancos comerciais, sociedades de crédito para financiamento e investimentos (financeiras), bancos de investimento e empresas de factoring (instituições não financeiras). Desconto de títulos Créditos rotativos Operação de vendor Factoring Os contratos de crédito envolvem: Valor da operação Custos da operação Encargos tributários Prazos da operação Garantias Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

12 Desconto de títulos Desconto de títulos
As empresas geralmente precisam descontar seus títulos para financiar o capital de giro. Isso acontece, na maior parte dos casos, em bancos comerciais. É a troca, antes do prazo, de um valor a ser recebido. A empresa cede ao banco seus direitos de receber o dinheiro. As modalidades são: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

13 Desconto de duplicatas
Uma duplicata é um documento emitido no ato da venda de um produto. Serve para cobrar esta venda. Podem ser feitas várias duplicatas da fatura, com datas e valores diferentes, para recebimentos parcelados. Uma empresa pode negociar suas duplicatas como forma de obter dinheiro antecipado. Isso gera alguns custos financeiros. Chama-se sacado o devedor da duplicata, que pagará ao banco. Se o sacado não pagar, a empresa emissora assume a dívida. Quando o dinheiro é liberado para a empresa, já há o desconto dos encargos financeiros. N = Valor da duplicata I = Taxa de desconto n = tempo de antecipação da duplicata Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

14 Desconto de nota promissória
A nota promissória é emitida pela empresa junto ao banco como forma de tomar dinheiro emprestado. O banco pode exigir que avalistas assinem o documento. É uma forma fácil e rápida de pegar dinheiro emprestado de um banco para as empresas. Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

15 Empréstimo por contrato
As empresas podem pegar dinheiro emprestado dos bancos e apresentar notas promissórias ou duplicatas como garantia. Também é necessário haver avalista para a operação. Quando a necessidade de dinheiro é momentânea, as empresas apelam para o hot money, de curtíssimo prazo. Mas se houver certa freqüência nas necessidades, é melhor optar pelo crédito rotativo. Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

16 Créditos rotativos Créditos rotativos
É uma forma de empréstimo em que o banco coloca um limite de crédito à disposição da empresa. É como uma conta corrente em que é possível sacar a descoberto. O banco cobra taxas somente sobre os períodos de saldo negativo. Por isso as taxas são altas. Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

17 Operação de vendor Operação de vendor
O banco antecipa o valor da venda para o vendedor. É uma forma de financiar as vendas, de garantir crédito para o comprador. Se o comprador não pagar, o vendedor assume a dívida. O fornecedor vende a prazo e transfere o crédito ao banco, mantendo a garantia de pagamento se o comprador falhar. O comprador recebe o produto e fica devendo ao banco. O banco paga à vista para o vendedor e cobra do comprador. Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

18 Factoring Factoring Também chamado fomento mercantil. O vendedor troca seus títulos na empresa de factoring, que assume os riscos pelo não recebimento do devedor. Vantagens: Maior flexibilidade de financiamento Redução de custos financeiros disfarçados Eliminação do risco Capitais próprios Capitais de terceiros: Crédito comercial: Crédito de fornecedores Créditos de impostos e obrigações sociais Outros créditos operacionais Crédito bancário: Desconto de títulos: Desconto de duplicatas Desconto de notas promissórias Empréstimos por contrato Créditos rotativos Operação de vendor Factoring LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

19 Decisões de longo prazo
A decisão de investimento de longo prazo é a decisão mais importante que o administrador financeiro pode tomar, devido a uma série de fatores: O impacto da decisão é de longo prazo; Risco envolvido; Dificuldade de conhecer o momento adequado; O orçamento de capital é uma processo que proporciona a melhoria da decisão; O orçamento de capital pode melhorar a decisão de financiamento. Esta decisão envolve a empresa em algumas questões: O projeto maximizará a riqueza dos acionistas? O projeto se pagará? Ele traz riscos adicionais à empresa? A empresa só aceita projetos que maximizem a riqueza dos acionistas. LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.

20 Decisões de investimento de longo prazo
As decisões de longo prazo são decisões estratégicas para a empresa e implicam a alocação de recursos financeiros por prazo superior a um ano. Orçamento de capital é o processo de ordenamento das premissas e informações que visam à montagem do fluxo de caixa projetado para a tomada de decisão de investimento de longo prazo. Objetivos empresariais estratégicos atendidos pelo orçamento: Maximizar a riqueza dos acionistas mediante investimentos nos projetos mais rentáveis; Criar sinergia entre os diversos projetos; Substituis ativos obsoletos, desgastados e antieconômicos; Proteger mercado; Conhecer e dominar novas tecnologias; Dominar novos mercados; Inibir concorrentes; Aproveitar recursos existentes e potencial de crédito e de novas captações; Reduzir custos e deficiências; Aproveitar novas oportunidades. LEMES JÚNIOR, RIGO e CHEROBIM. Administração financeira.


Carregar ppt "Fontes de recursos Os recursos podem ser:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google