A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012"— Transcrição da apresentação:

1 1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: Gênesis 9,8-15; Salmo 25(24); 1Pedro 3,18-22; Marcos 1,12-15

2

3

4

5

6 No primeiro Domingo do Tempo da Quaresma, a liturgia garante-nos que Deus está interessado em destruir o velho mundo do egoísmo e do pecado e em oferecer aos homens um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.

7 O evangelho apresenta um resumo da pregação inaugural de Jesus na Galileia. Após ser investido da força do Espírito para realizar a obra messiânica, no batismo, Jesus enfrenta o embate com as propostas de satanás, inimigo do plano de Deus. Quarenta dias tem sentido simbólico, lembra a experiência do povo de Israel no deserto (cf. Dt 8,2-5) e abrange toda a vida de Jesus.

8 As propostas diabólicas têm a finalidade de desviar Jesus da fidelidade à vontade do Pai, fazendo-o abandonar a missão de ser o Messias sofredor. Com a oração e a confiança no Pai, Jesus supera as provações e assume o seu ministério a favor das pessoas excluídas.

9 Sua vida será uma luta contínua para vencer as estruturas do mal até a vitória na cruz pela ressurreição. Deus, mediante a salvação realizada com Noé e sua família, renova a criação e sela a aliança com todo o ser humano e com o cosmos, cujo centro é a vida

10 A primeira leitura É extraído da história do dilúvio. Diz-nos que Jahwéh, depois de eliminar o pecado que escraviza o homem e que corrompe o mundo, depõe o seu “arco de guerra”, vem ao encontro do homem, faz com ele uma Aliança incondicional de paz. A ação de Deus destina-se a fazer nascer uma nova humanidade, que percorra os caminhos do amor, da justiça, da vida verdadeira.

11 No salmo O salmista reza a Deus para aprender a ser obediente à sua vontade e ser conduzido no caminho da salvação.

12 Na segunda leitura, O autor da primeira Carta de Pedro recorda que, pelo Batismo, os cristãos aderiram a Cristo e à salvação que Ele veio oferecer. Comprometeram-se, portanto, a seguir Jesus no caminho do amor, do serviço, do dom da vida; e, envolvidos nesse dinamismo de vida e de salvação que brota de Jesus, tornaram-se o princípio de uma nova humanidade.

13 Atualizando Neste tempo quaresmal de preparação para a Páscoa, nos unimos a Cristo para permanecermos na fidelidade à vontade do Pai. A oração e a força de sua palavra nos fortalecem para vencermos as propostas opostas ao plano de Deus e sermos construtores de um mundo novo.

14 PROVÍNCIA PORTUGUESA DOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
A palavra de Deus na celebração A comunidade reunida, conduzida pelo Espírito, sustentada pela Palavra de vida e salvação, renova a aliança com Deus, na partilha do corpo e sangue do Filho amado, vencedor de todo mal e de todo pecado do mundo. Continuando o caminho quaresmal, iniciado na quarta-feira de cinzas, nos preparamos para a páscoa, intensificando a prática da oração, do jejum e da esmola (solidariedade). REVISTA DE LITURGIA( Ir. Veronice Fernandes, Ir. Helena Ghiggi) PROVÍNCIA PORTUGUESA DOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

15 NO TRANSCORRER DESTA SEMANA..
Rezar em cada manhã, lentamente, este Salmo 24. Pode ser meditado, “ruminado”. Esforçar-se também por memorizar um versículo para cada dia (“Tu és o Deus que me salva”; “lembra-te, Senhor, da tua ternura”); repeti-lo várias vezes ao longo do dia, como uma caminhada com o Senhor. Será uma maneira possível de viver a exortação à oração em segredo, a exortação que ouvimos na Quarta-feira de Cinzas. Procurar também recorrer a esta oração quando temos uma decisão a tomar, uma escolha a fazer, cada vez que um discernimento se nos impõe (“guiai-me na verdade”, “ensinai-me”…). Marineves

16 Marineves


Carregar ppt "1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google