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For the benefit of business and people GCS GESTÃO COMPORTAMENTAL PARA A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO Gestão Comportamental para Segurança.

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1 For the benefit of business and people GCS GESTÃO COMPORTAMENTAL PARA A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO Gestão Comportamental para Segurança

2 2 5º SENSE GCS Segurança Comportamental O que se entende por Gestão Comportamental para SST. É processo de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho que leva em conta as variáveis que interferem no comportamento, buscando implementar ações que estímulem o comportamento seguro

3 3 5º SENSE GCS Segurança Comportamental ABC DA GESTÃO COMPORTAMENTAL PARA SST Ex. Elementos Sistema da OHSAS Antecedent Antecedentes A Behaviour Comportamento B Reforço Positivo Reforço Negativo Punição e Extinção Consequence Conseqüências C

4 4 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Antecedentes Deve-se levar em conta que: Os antecedentes estão sempre presentes nos comportamentos. Os antecedentes são entradas intelectuais pré- existentes que influenciam a tomada de decisão. Pode haver conflito entre antecedentes. Os antecedentes influenciam 20% das condutas.

5 5 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Antecedentes Exemplo de antecedentes controláveis pela organização: Programas de segurança; Normas e procedimentos de segurança; Comunicação, treinamento e sinalização; Sistema de Gestão de SST.

6 6 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Conseqüências São os resultados dos comportamentos: São antecedentes de comportamentos futuros (se estou me dando bem assim, para que mudar ?). As conseqüências têm cerca de 80% de influência sobre os comportamentos. Um comportamento inseguro, raramente é um fato isolado, em geral ele se repete muitas vezes até que provoque um acidente (Eu sempre fiz assim e nunca me aconteceu nada!).

7 7 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Os 4 Grupos de Conseqüências Reforço positivo (R+) e reforço negativo (R-), aumentam repetição do comportamento: (R+) associado a recompensa por comportamento desejado; (R-) envolvem as conseqüências desagradáveis por comportamentos indesejáveis; Quanto mais imediato e certo, maior a intensidade do efeito.

8 8 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Os 4 Grupos de Conseqüências Punição (P+) : A Punição (P+) diminui a probabilidade de repetição do comportamento indesejado; A (P+) deve ser acompanhada de comunicação educativa sobre o comportamento desejado, ganhando o efeito de um (R -). Extinção (P -) Retirar os reforços e deixar que o comportamento seja extinto no tempo. Pouco usado.

9 9 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Tempo Intensidade do Comportamento Tipos de Conseqüências. R+ P+ R- P - Fonte: Adaptado de Ferreira, 2000

10 10 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Conseqüências. Os comportamentos desejados devem ter conseqüências positivas para que sejam retroalimentados. As conseqüências devem ser positivas imediatas e certas As conseqüências podem ser direcionadas à pessoa, a grupos ou a processos participantes do comportamento.

11 11 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Conseqüências. Fatores que influenciam a resposta: PIC – Positivo Imediato e Certo PFC, PID e PFD NIC – Negativo Imediato e Certo NFC, NID e NFD O que eu vou ganhar com isso ? ? Se PIC > NIC = Eu faço Se NIC > PIC = Eu não faço

12 12 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Ex. Uso do Óculos de Segurança ConseqüênciasP/NI/FC/D Perda de tempo para buscar óculos NIC Enxerga com dificuldade por estar arranhado. NIC Embaça e tem que parar trabalho para limpar. NIC Incomoda a orelha e nariz NIC O Gambiarra chama besouro chinês NIC Olhos protegidos em caso de acidente PFD Elogio do chefe por usar óculos PFD Não será repreendido por não utilização PFD Eliminar NICs ou Adicionar PICs!!! Fonte: Adaptado de Ferreira, 2000

13 13 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Gerenciamento de Riscos Implementado; Máquinas, equipamentos e ambiente seguros; Sistema de Gestão de SST ; Envolvimento e apoio do nível gerencial ativo e visível. Elementos Chave de Sucesso! Os elementos acima são precedentes essenciais para o sucesso da Gestão Comportamento para SST

14 14 5º SENSE GCS Segurança Comportamental GCS GESTÃO COMPORTAMENTAL PARA A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO Bases do Modelo Bureau Veritas

15 15 5º SENSE GCS Segurança Comportamental 5 Principais Elementos do Sistema de Gestão Integral - 1 Política, Liderança e Comprometimento; Objetivos, Metas e Indicadores de Desempenho; Gerenciamento de Perdas e Desvios; Higiene e Saúde Ocupacional; Gerenciamento de Riscos; Conformidade Legal; Gestão de Competências (Educação, Treinamento, Certificação Profissional, outros).

16 16 5º SENSE GCS Segurança Comportamental 5 Principais Elementos do Sistema de Gestão Integral - 2 Comunicação; Gestão de Documentos e Informações; Gestão de Mudanças; Gestão de Contratadas; Controle de Partes Críticas; Prevenção e Resposta a Emergências; Auditorias; Gestão Comportamental.

17 17 5º SENSE GCS Segurança Comportamental E 2 E 3 C 1 C 4T 2 E 1 C 2 T 3 T 1 T 4 C 3 E 4 Etapas da Gestão Comportamental para Segurança

18 18 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Etapa Zero: Informar a toda força de trabalho.

19 19 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Etapa 1: Identificar os comportamentos críticos para saúde e segurança do trabalho. Toda conduta humana e os efeitos que tenham ou possam ter relevância para SST.

20 20 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Comportamentos Críticos para SST Os comportamentos críticos devem ser identificados por pessoas diferentes das que realizam as ações. Só devem ser considerados os comportamentos que tenham relevância para SST. Deve-se obter uma lista relevante para todos os processos. Considerar: análise de acidentes, comunicação de quase acidentes, gestão de riscos, inspeções de segurança, procedimentos e práticas.

21 21 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Etapa 2: Determinar a Linha de Base a. Conduzir uma primeira medição dos comportamentos, que servirá de base para monitorar a melhoria. Comportamentos Seguros Observados _______________________________ Total de Comportamentos Observados

22 22 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Etapa 2: Formar Equipes de Observadores Os observadores podem ser gerentes, supervisores, equipes de trabalho ou trabalhadores individualmente. Devem ser capacitados para conduzir observações e reconhecer comportamentos seguros e inseguros, assim como outros fatores de risco. Devem ser comprometidos com a SST, receberem delegação para abordar seus superiores e pares, devendo intervir sempre que julgarem

23 23 5º SENSE GCS Segurança Comportamental São potenciais observados: Colaboradores novos ou que tenham sofrido mudanças de posto de trabalho; Aqueles que tenham comportamento maior risco ou que trabalhem em atividades críticas; Aqueles com elevado conceito por sua conduta em relação a SST; Membros de Gerencia e outras lideranças que devem demonstrar seu comprometimento integral com a SST Quem pode ser observado.

24 24 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Etapa 3: Motivar a Mudança Mediante as intervenções realizadas durante as intervenções. Treinamentos periódicos; Supervisão ativa em SST; Forte envolvimento das equipes na solução na melhoria contínua e definição de conseqüências.

25 25 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Sinalizar claramente o comportamento inseguro observado; Assegurar que o envolvido reconheça que o comportamento não é seguro;. Conduzir o diálogo de modo que o colaborador defina qual o comportamento seguro para situação. Fazer com que o colaborador explique o que pode ganhar se agir de forma insegura; Levar o colaborador a entender que os possíveis benefícios não compensam as conseqüências. O que é uma intervenção motivadora ?

26 26 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Etapa 4: Retroalimentar e Reforçar O objetivo é promover a adoção de comportamentos seguros; Existem duas técnicas básicas baseadas no poder das consequências para aumentar os comportamentos seguros.

27 27 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Reforço para os Comportamentos Seguros Reconhecimento verbal. Reconhecimento em público (em reuniões de segurança, DDS, reuniões de trabalho, etc). Recompensas materiais (bônus, prêmios, privilégios, outros).

28 28 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Quando dar um reforço positivo? Imediatamente após observado o comportamento seguro; Durante as reuniões de segurança. Em comentários casuais, a qualquer momento que julgar oportuno. Sempre que forem dadas sugestões para melhoria da SST.

29 29 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Situações onde reforço positivo é importante Sempre que os colaboradores melhorarem, sobretudo após uma intervenção. Quando os novos colaboradores e/ou transferidos, estejam demonstrando aplicação com a SST; Quando os colaboradores estão se esforçando para melhorar o desempenho de SST.

30 30 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Etapa 5: Manutenção Processar as informações, analisar os dados e tomar ações para melhoria. Atualizar periodicamente os comportamentos críticos. Calibrar os observadores e Estar atento ao Burnout de observadores

31 31 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Resultados Esperados com a implementação da GCS A Segurança Comportamental DEVE:

32 32 5º SENSE GCS Segurança Comportamental A U M E N T AR A participação dos colaboradores na SST. A qualidade da comunicação em SST. A quantidade da comunicação de SST. O sentimento de controle pessoal da SST. A aceitação dos colaboradores das práticas de SST. A responsabilidade dos colaboradores pela SST.

33 33 5º SENSE GCS Segurança Comportamental D I M I N U I R A freqüência dos comportamentos de risco. A freqüência e gravidade das lesões. Os custos de indenizações por acidentes. As atitudes e condutas refratárias a SST. O ocultamento ou falta de comunicação de acidentes e incidentes.

34 34 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Fonte: NSC (National Safety Council) Redução da taxa de acidentes pela implementação da GCS nos EUA.

35 35 5º SENSE GCS Segurança Comportamental 4 ETAPA II VALIDAÇÃO DE PREMISSAS ã Construção / revisão da visão de SST (workshops Direção e Gerência de Linha) CONSOLIDAÇÃO DA VISÃO DA VISÃO DE SST/ GCS DE SST/ GCS ã Conhecer a abrangência, a função, a gestão SST e adesão as melhores práticas. ã Entrevistas – Técnicas, operacionais e Alta Direção. ã Diagnóstico de clima com foco em SST ETAPA I DIAGNÓSTICO BASE PARA A PROPOSTA DE UM PROPOSTA DE UM PROGRAMA PARA O CLIENTE ETAPA VI COMUNICAÇÃO ETAPA III PLANEJAMENTO ã Detalhamento das etapas de implementação/ melhoria; ã Treinamento de Equipes de Implantação; ã Validação/ Aprovação da Alta Direção. AÇÕES, RESPONSÁVEIS, PRAZOS E RECURSOS.

36 36 5º SENSE GCS Segurança Comportamental 4 ETAPA V MONITORAMENTO & AVALIAÇÃO ã Monitoramento com base em indicadores Pró-ativo / Reativos; ã Auditorias; ã Analise Crítica /Melhoria Contínua Melhoria Continua / Realimentação do processo ã Implementação/ Melhoria dos Elementos Técnicos e Gerenciais; ã Implementação / Melhoria da Gestão Comportamental. CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO INTEGRAL GERENCIAL, TÉCNICO E COMPORTAMENTAL ETAPA IV DESENVOLVIMENTO/ PROCESSO ETAPA VI COMUNICAÇÃO

37 37 5º SENSE GCS Segurança Comportamental Obrigado ! Waldomiro Ferreira Filho, Ms


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