A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

L INGUAGEM E SENTIDO E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05 1º ano 02 Profª Adriana T. H. Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "L INGUAGEM E SENTIDO E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05 1º ano 02 Profª Adriana T. H. Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 L INGUAGEM E SENTIDO E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05 1º ano 02 Profª Adriana T. H. Ramos

2 C ONTEXTO E SENTIDO

3 A construção do sentido Contexto é o conjunto das circunstâncias associadas a um texto. De acordo com esse conjunto de circunstâncias,diferentes tipos de contexto são estabelecidos: social, cultural, político, religioso, ideológico. A identificação do contexto é essencial para que se compreenda o sentido do texto.

4 A importância do contexto Mesmo sem perceber, todo leitor sempre analisa o contexto criado por um texto, pois é com base nessa informação que é possível atribuir sentido ao texto.

5 Contexto e conhecimento de mundo

6 Sentido literal e sentido figurado Sentido literal (ou denotativo) significado real Sentido figurado (ou conotativo) significado modificado

7

8 Conotação e denotação: relações com o texto

9 A VÓ MODERNA

10 A VÓ DEMOCRÁTICA RajwoZmc1U&NR=1www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=e RajwoZmc1U&NR=1

11 Relações lexicais Polissemia é a multiplicidade de sentidos de uma palavra.

12 MANUAL DO PEGADOR 1- Nada de pegar namorada do amigo. No máximo, pegue uma carona com ela. 2 -Já pegou uma ou duas ou três cervejas? Então pegue um taxi. 3 -Pegar carona com a gatinha que não bebeu pega muito bem. 4- Pegou o copo, não pegue na direção. 5- Pega muito mal exagerar na bebida. 6- Pro bicho não pegar, pegue um taxi, ônibus ou carona. Só não pegue no volante depois de beber.

13 Relações de sentido entre as palavras Sinonímia (sinônimo) é a semelhança de sentido entre as palavras e expressões da língua. Sinônimos? Esses que pensam que existem sinônimos, desconfio que não sabem distinguir as diferentes nuanças de uma cor. (Mário Quintana. Caderno H. São Paulo: Globo.) Antonímia (antônimo) é a relação de oposição de sentido entre as palavras e expressões da língua. Quando, ao escrever um texto, você procurar um sinônimo para retomar alguma ideia e evitar repetições, deve garantir que a nova palavra seja adequada ao contexto do texto. O mesmo vale para os antônimos. Nem sempre dois termos têm sentidos exatamente opostos, mas podem estabelecer relações semântica.

14 Hiperonímia (heperônimo) termo de significado mais abrangente em relação a outros. Hiponímia (hipônimo) termo de significado mais específico em relação a outro. trem ônibus motocarroçavassoura veículo

15 D UPLO SENTIDO Interpretação de duas maneiras diferentes

16 A MBIGUIDADE Indeterminação de sentido que dificulta a compreensão do texto. Ambiguidade pode ser Estrutural - em fusão do posicionamento de alguma palavra ou Lexical - quando o uso de uma palavra não permite identificação.

17 I RONIA Em um contexto específico, ganha sentido oposto ou diverso daquele com que costuma ser utilizada.

18 Humor O humor está presente modo como a linguagem é utilizada ou no que é tematizado.


Carregar ppt "L INGUAGEM E SENTIDO E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05 1º ano 02 Profª Adriana T. H. Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google