A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cérebro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cérebro."— Transcrição da apresentação:

1 O Cérebro

2

3 Córtex Cerebral

4 Sistema Límbico

5 Córtex (HD) :: Capacidade de armazenagem equivalente a 5 mil computadores de última geração; :: Difícil de escrever; :: Memória permanente. Sistema Límbico (RAM) :: Capacidade de armazenagem reduzida e bastante volátil; :: Fácil de escrever; :: Memória de curto prazo.

6 O Sonho

7 Estágio 1: você está quase pegando no sono
Estágio 1: você está quase pegando no sono. Seus olhos se movimentam um pouquinho e não é difícil acordá-lo. É aqui que ocorrem aqueles espamos musculares que chacoalham a gente, vindos aparentemente do nada.

8 Estágio 2: você está inconsciente
Estágio 2: você está inconsciente. Seus olhos não se movimentam e é mais difícil acordá-lo. Começam a acontecer algumas coisas em seu cérebro e é muitíssimo raro sonhar aqui.

9 Estágio 3: Este é um estágio de transição
Estágio 3: Este é um estágio de transição. Trata-se de um momento tão peculiar que só ocorre aqui, eventualmente no estágio 4 e em situações de dano cerebral ou coma. É aqui onde começam a surgir as ondas delta, representadas acima, isoladamente.

10 Estágio 4: você está em um sono leve
Estágio 4: você está em um sono leve. Surge o REM, onde seus olhos se movimentam rapida- mente e é fácil acordá-lo. É aqui onde surgem os “ruídos” criados pelo cérebro para esvaziar o Sistema Límbico: é aqui onde você sonha.

11 O REM, ou Rapid Eye Movement (Movimento rápido dos olhos), é a fase do sono na qual ocorrem a maior parte dos sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral dos neurônios é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado. É a forma mais leve de sono e em que as pessoas acordadas durante o REM, normalmente, sentem-se alertas, com maior índice de atenção e refrescadas, ou mais dispostas e prontas para a atividade normal.

12 O Sono em REM é o mais importante processo vivido por um ser humano ao longo de 24 horas.
É nesse momento em que o cérebro esvazia o Sistema Límbico, enviando grande parte das informações ali armazenadas para o lixo e uma pequena parte delas para as áreas específicas do Córtex. É esse o processo que determinará o que você irá aprender para nunca mais se esquecer na vida e o que você vai deletar para sempre de sua cabeça.

13 1 1234 234

14 Mas quem (ou o que) determina qual informação será gravada no Córtex e qual informação será descartada para sempre da memória?

15 O Aprendizado

16 É importante saber que as decisões a respeito do que será gravado no Córtex e o que será descartado, ocorrem por meio de um processo emocional e não racional. É por esse motivo que é muito mais fácil lembrar-se de uma piada do que como conjugar corretamente o verbo “ser” no futuro do pretérito. E é por isso que o aluno lembra-se muito mais facilmente das piadas contadas pelo professor do que das matérias que ele explica durante as aulas.

17 Mas apenas isso é o suficiente?
Todo professor tenta tornar sua aula o mais agradável possível, pois assim as chances de seus ensinamentos serem convertidos em aprendizado real através de processos emocionais crescem consideravelmente. Mas apenas isso é o suficiente?

18 Não, não é. Para que o aluno dê mais tarde a seu cérebro a chance de escolha, ele deve estar atento às explicações do professor. Por esse motivo, o MP3 atrapalha, o celular atrapalha, as conversas atrapalham e tudo o mais que eventualmente tire sua atenção da aula, também atrapalha.

19 Então basta que o aluno não se distraia e que o professor ministre aulas emocionalmente inesquecíveis? Não. Também não é só isso.

20 Repetitio mater studiorum est. A repetição é a mãe do estudo.
Uma informação só passa a fazer parte da memória de longo prazo se encontrar vínculo com outra informação já armazenada ou através da repetição. Repetitio mater studiorum est. A repetição é a mãe do estudo. Máxima romana com mais de anos

21 Esse é o motivo pelo qual existe algo conhecido como “Lição de Casa”.
A realização dessas tarefas tem como objetivo exercitar a repetição e gerar possibilidades de associação entre a nova informação e outras informações pré-existentes na memória de longo prazo. A realização das Tarefas de Casa é IMPORTANTÍSSIMA.

22 Podemos concluir então que uma aula bem ministrada pelo professor, com o aluno atento e não deixando de fazer as tarefas de casa será o suficiente? Não. Infelizmente você não é tão simples assim. Seu cérebro ainda precisa de mais uma ajudinha sua.

23 Lembra-se da fase de sono REM
Lembra-se da fase de sono REM? Você deve realizar as Tarefas de Casa ANTES de permitir que seu cérebro enfrente esse processo. Isso significa que todo sono que ultrapassar 20 minutos antes de você realizar suas tarefas, fará com seu cérebro jogue no lixo todas as aulas que você assistiu nesse dia. Seu aprendizado, nessa ocasião, será praticamente reduzido a ZERO.

24 Dicas para aprender sem se estressar:
1-) Reviva a aula por cerca de 10 minutos; 2-) Faça todas as Tarefas de Casa das aulas assistidas no dia; 3-) Estude cerca de uma hora e meia por dia e realize atividades físicas regularmente; 4-) Faça suas tarefas em ambiente limpo, iluminado, arejado e tranqüilo. 5-) Durma apenas DEPOIS de ter concluído todas as suas Tarefas;

25 Aula dada, Aula estudada.
HOJE.

26 Se eu ouço, eu esqueço. Se eu vejo, eu entendo.
Se eu faço, eu aprendo. Provérbio chinês


Carregar ppt "O Cérebro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google