A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Líderes Internacionais 2013 Relato Parcial da Experiência Profº Jorge Wilson da Conceição Diretoria Guarulhos Região Norte EE Maria Leoni.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Líderes Internacionais 2013 Relato Parcial da Experiência Profº Jorge Wilson da Conceição Diretoria Guarulhos Região Norte EE Maria Leoni."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Líderes Internacionais 2013 Relato Parcial da Experiência Profº Jorge Wilson da Conceição Diretoria Guarulhos Região Norte EE Maria Leoni

2 Programa fruto de parceria entre a Embaixada dos Estados Unidos e Secretarias de Estado de Educação Cinco meses de estudos nos Estados Unidos da America; cinco universidades. 75 participantes: Brasil (7), Kenia, Phiplina, Egito, Uganda, Marrocos, Bangladesh, Malásia, Líbano. Onde estou: University of Kent State em Ohio.

3

4 ALL about me… in the United States! Olá, meus amigos e amigas de trabalho! O ano está começando para vocês agora, com o início das aulas e resolvi aparecer para dar um oi e dizer que tenho toda a certeza de que poderia ser um de vocês a viver essa experiência no meu lugar. Somos feitos da mesma matéria: escola pública (rsrs) Quero partilhar um pouco do que tenho feito aqui nos Estados Unidos. Vem comigo!

5 About my scholarship… Quatro cursos:  Special Education Seminar;  Computer & Technology in the classroom;  Reading and Writing in adolescence/Adulthood;  Theory and Practice in Teaching Reading. (O que tem demandado muito tempo para leitura e análise crítica.) Outras atividades: eventos culturais e convivência com a nossa “host family” (família anfitriã). A ideia é passar algum tempo com uma família americana para conhecer de pertoç desmistificar o que só sabemos pela Tv ou internet.

6 Natural Museum of American History White House Washington Monument The Capitol Rock&Roll Hall of Fame& Museum Science Museum Etc Tantos lugares interessan tes..

7 MultiCultural Experience Conhecer tantos professores (75 no total) de tantos países diferentes é uma das coisas incríveis do programa

8 Sharing Cultural Values…

9 Vendo neve pela primeira vez! KKK

10 Housing Dividindo apartmento com dois novos amigos: Daniel Kitivo do Kênia (na foto em frente ao nosso prédio) & Nazar da Indonesia. A gente tem se dado super bem, por enquanto… rsrs

11 Família Anfitriã, comigo e meu “irmão” Jamleck (kenya) Entre as situações de convivência que participamos até agora, estão: Cinema; Igreja; e Jantar Domingo recusei um convite para descer morro abaixo na neve com prancha... Para estudar... Que pena, não?

12 O que mais tenho feito…?

13 Tenho estudado bastante... e

14 Teoria e atividades sobre Liderança & Trabalho em equipe

15 INTERNISHIP Stow-Munroe High School

16 Interniship/estágio Stow-Munroe High School é a escola na qual estou estagiando e aprendendo bastante sobre a escola americana, estratégias de ensino, uso de tecnologia, entre outras coisas. O pessoal é super bacana.

17 Debate estudantil – ensino e competição Aqui na Stow High posso presenciar alunos de ensino médio participando de debates (individuais ou em duplas) atuando como gente grande (rsrs) com conhecimento de causa. Fruto de estudo e treino. Assista ao vídeo

18 Mas... Não quero só mostrar coisas. Quero dizer que penso bastante em vocês, no nosso contexto social e educacional e que queria estar presente neste encontro de alguma forma e achei que falar um pouco da viagem seria uma forma disso acontecer. Somos líderes na educação: na sala de aula e na sociedade. Mais uma vez vocês vão retomar um ano letivo e precisam se lembrar disso: O professor é o líder emocional e cognitivo dos seus alunos. Eles não precisam de amigos, já tem centenas no Face/ Orkut/, precisam de líderes, mestres que guiam com amor e sabedoria, mesmo que não saibam disso.

19 Tenho me preocupado muito com o ensinar a ler e a produzir textos. Os dois curso que faço estão ampliando meu modo de pensar isso. E quero dividir com vocês. Ontem revi a colocação do Brasil no PISA de 2012: 39º (de 40 países). Precisamos abraçar essa causa, mas com sabedoria. Todos os professores podem fazer isso, pensando estratégias para colocaro pessoal para escrever; valorizando o processo e não o resultado; escrevendo junto, como modelo; mostrando-se aprendiz e não dono da verdade, para gerar proximidade; apontando possibilidades; valorizando a produção; orientando sobre organização do texto, pontuação, ortografia...

20 Todos sabemos escrever, mas nossa expectativa como professores sobre a produção ideal que queremos dos nossos alunos nos fazem às vezes, formatar o processo, impor modelos e seguir fórmulas, treinar os alunos a fazer exercícios para nota... Precisamos estimulá-los a escrever de forma livre e verdadeira. Não é fácil, digo essas coisas apenas para vocês terem isso em mente nessa retomada. Vocês já estão fazendo um ótimo trabalho.

21 Quero me despedir desejando sorte, paciência e um excelente início de ano. Logo estarei com vocês. Fica um depoimento para saborear... “As crianças do primário aprendem a escrever através do exercício das opções que os autores de verdade têm, incluindo tempo diário para escrever, conversar com professores e amigos durante os rascunhos, o tempo de cada um e oportunidades para publicar. Eles decidem o que querem escrever e criam listas de temas. Se preocupam com o conteúdo e com a correção; e seus professores sairam de trás da mesa para sentar, ouvir, escrever e aprender com eles.” (Pesquisa realizada por Susan Sower com crianças participantes de um projeto de escrita nos Estados Unidos, 1980)

22 Estou contando minhas histórias no Facebook. Me adicione como amigo e veja fotos e discussões que estou postando por lá. Facebook: Jorge.will1 e-mail: jwilson1_gst@kent.edu Abraços a tod@s amig@s !


Carregar ppt "Programa Líderes Internacionais 2013 Relato Parcial da Experiência Profº Jorge Wilson da Conceição Diretoria Guarulhos Região Norte EE Maria Leoni."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google