A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Este trabalho foi nos proposto pela professora de Arquitectura de Computadores, com este trabalho pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Este trabalho foi nos proposto pela professora de Arquitectura de Computadores, com este trabalho pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução Este trabalho foi nos proposto pela professora de Arquitectura de Computadores, com este trabalho pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre as principais avarias nos computadores. Vamos falar sobre os problemas no arranque, problemas na placa de vídeo, na placa principal, no teclado, CMOS, memória, disco rígido, porta da impressora, código de beeps, Configuração do Setup, o POST e o arranque, Substituição de componentes.

3 Problemas no Arranque O monitor apresenta o menu da BIOS, mas não arranca Isto pode ser normal. Entrar na BIOS e repor definições da BIOS; Se o PC não reconhece rato e/ou teclado USB substituir por PS2; Verificar definições da BIOS; Se não há acesso à BIOS, desligar sistema, desconectar todas as drives (cabos) e reiniciar o sistema. Depois ligar o computador e se o sistema mostrar o erro: Hard Drive Failure, ou Boot Device Error, então é porque é um cabo defeituoso; Motherboard defeituosa, substituir. O computador arranca normalmente, mas subitamente desliga Verificar fonte de alimentação; Isto pode ser normal. Pressionar alguns segundos o botão ON e reiniciar; Problema de fonte de alimentação, substituir; Substituir motherboard.

4 Problemas de Vídeo Problemas de Vídeo Gerais Mensagem de erro "Freelancer Detected an Unsupported 3D Video Card...": Freelancer detected an unsupported 3D video card. Freelancer may have trouble running. Would you like to continue? Para contornar este problema, clique em Yes para continuar. No entanto, poderá detectar falhas nos gráficos ou outros problemas. Para resolver este problema, tem de adquirir e instalar uma placa gráfica suportada pelo Freelancer. Para obter ajuda para adquirir ou instalar uma placa gráfica, contacte o fabricante do computador.

5 Soluções gerais para estes problemas: Método 1: Verificar se a placa cumpre os requisitos mínimos de sistema Clique em Iniciar e clique em Executar. Na caixa do executar, escreva dxdiag e clique em OK. No separador Visualizar, certifique-se de que Total aproximado de memória é 16,0 megabytes (MB) ou mais. A placa gráfica tem de ter 16,0 MB para que o Freelancer funcione correctamente. Caso contrário, actualize o hardware da placa gráfica. Método 2: Transferir e Instalar os Controladores Mais Recentes para a Placa Gráfica Contacte o fabricante da placa gráfica para obter informações sobre como transferir e instalar os controladores mais recentes para a placa gráfica. Método 3: Activar o Direct3D Clique em Iniciar e clique em Executar. Na caixa Abrir, escreva dxdiag e clique em OK. Na caixa de diálogo Ferramenta de diagnóstico do DirectX, clique no separador Visualizar ou Visualizar 1. Clique em Activar junto de Aceleração do Direct3D e clique em Sair.

6 Problemas na Motherboard A motherboard pode originar toda uma série de problemas, é a motherboard que interliga todos os componentes do computador, logo uma falha na motherboard pode originar uma falha em qualquer componente. Infelizmente não é tão difícil de acontecer como se possa imaginar. Por vezes, na montagem não é dada a devida atenção aos encaixes e deixa-se áreas relativamente grandes da placa sem placa sem qualquer apoio de base. Devemos ter especial atenção aos cantos e ter cuidado de colocar os pinos de suporte nos buracos respectivos. Devemos ter cuidado especialmente a colocar placas nos slots de expansão, pois ao pressionarmos as placas de expansão (os componentes) podemos inadvertidamente estalar a placa principal. Caso isso aconteça, é quase impossível conseguir repará-la, isto porque as placas são compostas por várias camadas de circuito impresso e, partindo as pistas de uma das camadas intermédias, não há nada a fazer. As falhas mais comuns são relacionadas com o desgaste dos componentes e um curto-circuito nos circuitos internos. Para quaisquer problemas na motherboard só existe uma solução: substituir a motherboard.

7 Problemas no CMOS CMOS é a abreviação de "Complementary Metal Oxide Semiconductor". O CMOS é uma pequena área de memória volátil, alimentada por uma bateria, que é usada para gravar as configurações do Setup da motherboard. O sistema perde a hora, as informações ou dá erro de bateria Quando o sistema perde a hora ou as informações de setup ou dá erros de bateria, isso quer dizer que a bateria está morta. Nas placas actuais as são facilmente substituíveis, bastando retirar e colocar outra, mas em placas mais antigas utilizam-se por vezes baterias recarregáveis de níquel-cádmio e nesse caso teremos que nos socorrer do ferro de soldar para substituir a bateria.

8 Problemas com o Disco Rígido O disco rígido não funciona Temos de verificar as ligações da alimentação do disco e, se tiver outra ficha de alimentação livre, temos que experimentar ligá-la ao disco. Temos que verificar as ligações do flat cable do disco. Verificar os jumpers do disco, pois pode dar-se o caso de estar a instalar um disco como slave e ele ter os jumpers configurados para master ou vice-versa. O disco rígido trabalhava bem, mas deixou de funcionar quando mudei a motherboard Primeiro verificar todas as configurações, assim como as ligações. Caso esteja tudo bem, temos que verificar a configuração do disco no BIOS. Por vezes existem incompatibilidades entre dois BIOS e o disco duro, em particular no que diz respeito ao modo de tradução e isso afecta o modo como o sistema lê os dados nos diferentes sectores. Verificar também se o BIOS está configurado convenientemente.

9 Problemas com a memória Crashes sucessivos, paragens e erros comuns são o melhor sinal de problemas de memória. Cada vez mais usamos memorias de grande densidade e muitas vezes os problemas são disfarçados em higher memory addresses que nem sempre são utilizados, o que perfaz em componentes que começam do nada a dar erros onde antes pareciam estar bem. Daí ser muito importante testar a RAM quando se compram módulos novos. Mais normal do que a própria memória estar com problemas são os timming que muitas vezes as tornam instáveis. Cada caso é um caso, mas quando tal acontece o melhor mesmo é colocar as memórias em default ou setting do SPD e testar.

10 Problemas com a porta de impressora Quando imprime para uma porta ECP (Enhanced capacidade Port), poderá detectar um dos seguintes sintomas: A porta está ocupada,erro ao escrever em LPT1. A impressão pode estar incorrecta. Saída incorrecta pode incluir gráficos impressos incorrectamente ou páginas incompletas. A impressora poderá ficar offline quando tentar imprimir. Poderá não receber nenhuma impressão. A tarefa de impressão poderá deixar de responder o spooler de impressão. Tem de reiniciar o computador para limpar a tarefa de impressão parada.

11 Resolução : Altere a porta ECP para uma porta padrão. Para o fazer, siga estes passos: No painel de controlo, faça duplo clique em sistema. No separador Gestor de dispositivos, faça duplo clique na porta da impressora. No separador controlador, clique em Alterar controlador. Clique em Mostrar todos os dispositivos. Na caixa fabricantes, clique em tipos de porta padrão. Na caixa modelos, clique em porta de impressora e, em seguida, clique em OK. Quando for pedido o CD-ROM do Windows 95, introduza o CD- ROM na unidade de. Alterar o caminho para o ficheiro Lpt.vxd para o seguinte caminho e, em seguida, clique em OK.

12 Código de beeps 0 Beeps: Supostamente nós devemos ouvir algum Beep se não o ouvirmos quer dizer que algo está errado. Hipóteses: Alto-Falante, CPU, Fonte de Alimentação ou Motherboard 1 Beep: Apenas um Beep é um bom sinal, significa que está tudo bem se tivermos a imagem no monitor, caso contrário devemos verificar o cabo de alimentação e o cabo de sinal de vídeo. 2 Beeps: Com dois Beeps o computador está com problemas nas memórias, primeiro devemos verificar o vídeo, no caso de estar bom, aparecerá uma mensagem no ecrã caso não apareça nada, devemos de ter um erro de paridade nos primeiros 64KB de memória. Devemos verificar as SIMM e fazer reboot (reiniciar o computador). Caso o erro se mantenha, devemos trocar a ordem das SIMM do primeiro para o segundo banco de memória.

13 3 Beeps: Exactamente o mesmo diagnóstico que os dois beeps. 4 Beeps: Exactamente o mesmo diagnóstico que os dois beeps mas porem também pode ser Bad Timer isto é, um erro no timer do sistema. 5 Beeps: Erro na Motherboard que provavelmente tem que ser substituída por uma nova ou então temos problemas do processador. 6 Beeps: O controlador do teclado da Motherboard não está a funcionar correctamente, primeiro podemos substituir o teclado e, se isso não resultar, teremos de substituis o circuito integrado no controlador de teclado. Por vezes ele está colocado em socket, nesse caso podemos tentar arranjar um igual doutra Motherboard avariada e substituir, se não resultar é necessário substituir a Motherboard.

14 7 Beeps: Neste caso temos uma avaria no processador, necessária a substituição. 8 Beeps: A placa gráfica ou de vídeo não está a funcionar. Devemos verificar se está bem colocada/encaixada na slot da Motherboard, no caso de continuar será necessária a substituição da placa gráfica ou de vídeo. 9 Beeps: Avaria no BIOS. Substitui-lo se possível, caso contrário, substituir a Motherboard 10 Beeps: Bem com este número de Beeps temos problemas no CMOS. Temos de substituir a Motherboard. 11 Beeps: E finalmente os 11 Beeps significam que temos problemas na Cache e o computador desactivou-a, podemos tentar activá-la premindo CTRL>ALT>SHIFT>+, mas o mais provável é termos de substituir a memória de Cache.

15 Configuração do Setup do BIOS O que é BIOS ? Bios (Basic Input/Output System) nada mais é que um programa que localiza e identifica os componentes básicos para o funcionamento do computador e para que o sistema possa ser carregado. O Setup: Já o Setup é um software gravado na bios que contém todas as informações para que o sistema reconheça os componentes instalados no computador: se qualquer dispositivo não for identificado ou localizado pelo BIOS, nós teremos problemas para fazê-lo funcionar no sistema operacional (do Windows 95 ao Windows 7) As informações da identificação e localização dos componentes ficam gravadas no CMOS (Complementay Metal Oxide Semicondutor).

16 Conclusão Com este trabalho concluímos que os inúmeros constituintes de um computador podem ter avarias e soluções na maioria dos casos sejam elas graves ou não a solução muitas vezes é trocar o componente com a avaria, e, ainda aprendemos as configurações do arranque de um computador.


Carregar ppt "Introdução Este trabalho foi nos proposto pela professora de Arquitectura de Computadores, com este trabalho pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google