A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia Genética Caso 6 - Aplicações ambientais Escola Secundária de Alves Redol Ano Lectivo: 2012/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia Genética Caso 6 - Aplicações ambientais Escola Secundária de Alves Redol Ano Lectivo: 2012/2013."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia Genética Caso 6 - Aplicações ambientais Escola Secundária de Alves Redol Ano Lectivo: 2012/2013

2 Biotecnologia A Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organitos, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços. Biotecnologia Agentes biológicos Produzir bens Assegurar serviços Conhecimentos

3 Engenharia Genética A Engenharia Genética consiste num conjunto de técnicas e ferramentas que permite identificar, isolar, manipular e multiplicar os genes de organismos vivos. A finalidade é introduzir novas características ou atributos fisiológicos em seres vivos para benefício humano.

4 Organismo Geneticamente Modificado Um organismo geneticamente modificado é um ser vivo no qual se realizaram alterações ao nível do genoma. Um transgénico é um organismo geneticamente modificado que se caracteriza por possuir um ou mais genes que provêm de um organismo distinto.

5 Biorremediação A Biorremediação é um processo no qual organismos vivos, normalmente plantas ou microrganismos, são utilizados tecnologicamente, de forma a remover ou reduzir poluentes no ambiente.

6 Caracterização do OGM em estudo Classificação Reino: Eubacteria; Domínio: Bacteria; Filo: Proteobacteria; Classe: Betaproteobacteria; Ordem: Burkholderiales; Família: Burkholderiaceae; Género: Cupriavidus; Espécie: Cupriavidus metallidurans

7 Cupriavidus metallidurans É uma bactéria que foi modificada geneticamente, de forma a fixar na sua membrana inúmeros metais tóxicos, como chumbo, zinco e cádmio, e, consequentemente, auxiliar na descontaminação de efluentes industriais.

8 Cupriavidus metallidurans O genoma da bactéria em estudo, C. metallidurans, é constituído por dois cromossomas circulares, bem como por dois megaplasmídeos também eles circulares.

9 Cupriavidus metallidurans É uma bactéria aeróbia facultativa. O metabolismo desta bactéria permite a sua utilização a nível biotecnológico. Na medida em que as fontes de nutrientes são limitadas e as condições desfavoráveis para a maioria dos organismos, a bactéria em questão apresenta-se como um excelente candidato para a biorremediação.

10 Processo de Extracção de Metais Pesados em Ambientes Aquáticos

11 Curiosidade… Após diversas investigações, concluiu-se que a bactéria C. metallidurans, quando colocada num meio aquoso rico em cloreto de ouro, consegue reduzir o complexo e precipitar nanopartículas de ouro dentro e fora da célula.

12 Técnica de Engenharia Genética utilizada Ronaldo Biondo produziu em laboratório um gene sintético que codifica uma proteína que tem alta afinidade por metais pesados.

13 Vantagens  Produção de medicamentos;  Melhoramento das propriedades nutritivas dos alimentos;  Aumento da resistência das novas espécies a pragas e doenças;  Descontaminação do meio ambiente.

14 Desvantagens  Elevado custo financeiro;  Riscos para a saúde;  Diminuição da biodiversidade;  Aparecimento de novos vírus e de novas pragas.

15 Aspectos Éticos Actualmente, a produção de OGM é um assunto que levanta inúmeras discussões por parte da comunidade científica. Alguns dos problemas éticos que advêm da produção de OMG são os seguintes: A suposta finalidade solidária e altruísta As novas possibilidades técnicas são postas em prática imediatamente Efeitos sobre o meio ambiente Equidade Vantagens a curto prazo

16 Trabalho realizado por: Inês Casquinha nº 14 Joana Cunha nº 18 João Rebelo nº 21 Ano: 12º Turma: A


Carregar ppt "Engenharia Genética Caso 6 - Aplicações ambientais Escola Secundária de Alves Redol Ano Lectivo: 2012/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google