A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caso 6 - Aplicações ambientais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caso 6 - Aplicações ambientais"— Transcrição da apresentação:

1 Caso 6 - Aplicações ambientais
Escola Secundária de Alves Redol Ano Lectivo: 2012/2013 Engenharia Genética Caso 6 - Aplicações ambientais

2 Biotecnologia A Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organitos, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços. Biotecnologia Agentes biológicos Produzir bens Assegurar serviços Conhecimentos

3 Engenharia Genética A Engenharia Genética consiste num conjunto de técnicas e ferramentas que permite identificar, isolar, manipular e multiplicar os genes de organismos vivos. A finalidade é introduzir novas características ou atributos fisiológicos em seres vivos para benefício humano.

4 Organismo Geneticamente Modificado
Um organismo geneticamente modificado é um ser vivo no qual se realizaram alterações ao nível do genoma. Um transgénico é um organismo geneticamente modificado que se caracteriza por possuir um ou mais genes que provêm de um organismo distinto.

5 Biorremediação A Biorremediação é um processo no qual organismos vivos, normalmente plantas ou microrganismos, são utilizados tecnologicamente, de forma a remover ou reduzir poluentes no ambiente.

6 Caracterização do OGM em estudo
Classificação Reino: Eubacteria; Domínio: Bacteria; Filo: Proteobacteria; Classe: Betaproteobacteria; Ordem: Burkholderiales; Família: Burkholderiaceae; Género: Cupriavidus; Espécie: Cupriavidus metallidurans

7 Cupriavidus metallidurans
É uma bactéria que foi modificada geneticamente, de forma a fixar na sua membrana inúmeros metais tóxicos, como chumbo, zinco e cádmio, e, consequentemente, auxiliar na descontaminação de efluentes industriais.

8 Cupriavidus metallidurans
O genoma da bactéria em estudo, C. metallidurans, é constituído por dois cromossomas circulares, bem como por dois megaplasmídeos também eles circulares.

9 Cupriavidus metallidurans
É uma bactéria aeróbia facultativa. O metabolismo desta bactéria permite a sua utilização a nível biotecnológico. Na medida em que as fontes de nutrientes são limitadas e as condições desfavoráveis para a maioria dos organismos, a bactéria em questão apresenta-se como um excelente candidato para a biorremediação.

10 Processo de Extracção de Metais Pesados em Ambientes Aquáticos

11 Curiosidade… Após diversas investigações, concluiu-se que a bactéria C. metallidurans, quando colocada num meio aquoso rico em cloreto de ouro, consegue reduzir o complexo e precipitar nanopartículas de ouro dentro e fora da célula.

12 Técnica de Engenharia Genética utilizada
Ronaldo Biondo produziu em laboratório um gene sintético que codifica uma proteína que tem alta afinidade por metais pesados.

13 Vantagens Produção de medicamentos;
Melhoramento das propriedades nutritivas dos alimentos; Aumento da resistência das novas espécies a pragas e doenças; Descontaminação do meio ambiente.

14 Desvantagens Elevado custo financeiro; Riscos para a saúde;
Diminuição da biodiversidade; Aparecimento de novos vírus e de novas pragas.

15 Aspectos Éticos Actualmente, a produção de OGM é um assunto que levanta inúmeras discussões por parte da comunidade científica. Alguns dos problemas éticos que advêm da produção de OMG são os seguintes: A suposta finalidade solidária e altruísta As novas possibilidades técnicas são postas em prática imediatamente Efeitos sobre o meio ambiente Equidade Vantagens a curto prazo

16 Trabalho realizado por: Inês Casquinha nº 14 Joana Cunha nº 18 João Rebelo nº 21 Ano: 12º Turma: A


Carregar ppt "Caso 6 - Aplicações ambientais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google