A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desafios para a indústria de moldes e matrizes no Brasil Paulo E. Récchia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desafios para a indústria de moldes e matrizes no Brasil Paulo E. Récchia."— Transcrição da apresentação:

1 Desafios para a indústria de moldes e matrizes no Brasil Paulo E. Récchia

2 Panorama das empresas que fabricam moldes e matrizes: Produtos com ciclo de vida curtos Moldes e matrizes com geometria complexa: requerem precisão dimensional, geométrica e qualidade de acabamento. Busca pela competitividade: redução de prazos de entrega; redução de custos de fabricação, através de redução de tempos de fabricação (máquina / processo); com minimização do tempo de polimento manual.

3 Máquinas para processos HSM (high speed machining) Capacidade de usinar materiais com altas velocidades de corte (altas rotações do eixo-árvore e altos avanços dos eixos) e menores profundidades de corte, executando uma usinagem em menor tempo se comparado a processos convencionais. Realizar a usinagem de desbaste e acabamento em materiais endurecidos, peças de paredes delgadas, com maior qualidade de acabamento superficial, se comparado a processos convencionais. Usinagem de peças com formas geométricas complexas: versatilidade de formas.

4 Importância do segmento de usinagem de moldes e matrizes para o fabricante de máquinas O projeto e a fabricação de equipamentos voltados para a usinagem de M&M permite a integração de tecnologias de ponta desenvolvidas nos grandes centros de pesquisa: Estruturas mecânicas dimensionadas para: alta rigidez, estabilidade térmica e geométrica da máquina e altas acelerações. Motores Lineares Cartuchos de spindle para altas rotações (motor built in, mancais de rolamentos de cerâmica, sist. de lubrificação, sist. de refrigeração, etc.)

5 CNCs de alta performance: conjunto de hardware e software adequados para o processamento rápido de blocos de programa e execução de operações, e que possibilitem a usinagem de perfis complexos. Sistema de acionamento dos eixos adequado para altas velocidades e altas acelerações. Ferramentas de corte de alta performance Sistemas CAM de última geração para elaboração de programas e estratégias de corte. A alta tecnologia empregada nas máquinas possibilita uma medição direta de resultados e benefícios no processo de usinagem !

6 O Mercado Brasileiro Potencial latente para aplicação de máquinas HSM. Fabricantes brasileiros de máquinas estão atentos para esse mercado de M&M. Necessidade de busca de soluções customizadas para atendimento da fabricação de produtos específicos. Os fabricantes de máquinas necessitam oferecer aos usuários equipamentos adequados, dosando custo benefício.

7 Fabricação de equipamentos para usinagem com altas velocidades; como por exemplo para usinagem de material endurecido. Projeto mecânico: estabilidade térmica e geométrica da estrutura e outros componentes da máquina, spindle de alta tecnologia, etc. Configuração eletrônica adequada (CNC) - conjunto de hardware e software para proporcionar a máquina altas acelerações, suavidade de movimentos dos eixos, rápido processamento e execução de dados de programa, outros. Impactos das necessidades das empresas fabricantes de M&M para os Fabricantes de Máquinas

8 Fabricantes de CNC Fornecem pacotes de software e hardware que agregam características para usinagem de M&M nas máquinas de concepção de projeto para uso geral. Pacotes eletro-eletrônicos para M&M + Estratégias de corte orientadas ao conceito HSM = Bom desempenho da máquina Altas Taxas de Avanço; Precisão de Posicionamento; Excelente Acabamento de Superfície.

9 A Teoria de Salomon Definição original de HSM: A uma determinada velocidade de corte (de 5 a 10 vezes mais elevada que na usinagem convencional), a temperatura de remoção de cavacos começará a diminuir..." Da qual se conclui: "... haver uma chance para melhorar a produtividade na usinagem com ferramentas convencionais a altas velocidades..." Evolução tecnológica

10 Processos de Fabricação de Moldes & Matrizes Molde Acabado Ferramentas Sistemas CAM Sistemas de Medição de Ferramentas Sistemas de Medição de Ferramentas Processos Intermediários: Medição Polimento etc... Processos Intermediários: Medição Polimento etc... Tratamento Térmico Matéria Prima Sistemas de Fixação Sistemas de Fixação

11 Desafios para a indústria de moldes e matrizes no Brasil Paulo E. Récchia


Carregar ppt "Desafios para a indústria de moldes e matrizes no Brasil Paulo E. Récchia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google